A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA Escola Bíblica Dominical

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA Escola Bíblica Dominical"— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA Escola Bíblica Dominical
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS FILIPENSES Andrey Fernandes

2 Informações iniciais Paulo escreve a carta da prisão, porém o local da prisão ainda é muito discutido: Provavelmente em Roma, segundo Atos 28, por volta de 61d.C. Outros argumentos afirmam sua prisão em Éfeso, ou Cesareia, mas sem base muito consistente. Evidências de Paulo em Roma são notórias quando Paulo faz referências à “guarda pretoriana” (1.13), “à casa de César” (4.22) e a linguagem, que sugere procedimentos legais do mais alto nível. (1.7-26)

3 Informações iniciais A cidade de Filipos foi assim denominada em honra a Filipe da Macedônia, o pai de Alexandre, O Grande. Antes chamava-se Krenides (s. fontes e ribeiros + solo fértil). Foi fundada e fortificada com o objetivo de proteger as minas de ouro das regiões vizinhas. Importância da cidade: Situava-se na estrada principal entre as províncias orientais e Roma. (ver mapa) Paulo fundou a primeira igreja em solo europeu na cidade de Filipos!

4

5 Informações iniciais A ausência de citações do Antigo Testamento e de nomes judeus na carta indica que a igreja de Filipos era, em sua maior parte, gentílica. Os habitantes da cidade de Filipos, em sua maioria, desfrutavam de privilégios, inclusive o da cidadania romana. Eram frequentes os cultos às divindades romanas, como Júpiter, Juno e Marte, e à antigos deuses italianos.

6 deuses romanos cultuados em Filipos
Marte (deus da guerra) Júpiter (deus do dia) Juno (deusa da Família)

7 Vale lembrar que... Filipos ganhou muita importância após uma grande batalha conhecida depois como Batalha de Filipos em 42 d.C., entre as forças do triunvirato governante de Roma e as forças republicanas lideradas por Brutus e Cassius, principais envolvidos no assassinato de Julio César. As tropas de Brutos e Cassius perderam essa batalha, e os dois perderam a vida.

8 Conteúdo da Carta Filipenses está cheia de alegria e gratidão pela maneira como Deus está levando à frente a sua obra de salvação entre eles; Também, pelo laço especial que existe entre Paulo e seus leitores. Ao mesmo tempo existe um grande temor pela perseguição a qual os filipenses estão enfrentando. ( ), além da pressão pelos falsos ensinamentos (3.2-21)

9 Motivos da carta Ele escreve à igreja por quatro razões:
1) Ele agradece a oferta recebida (4.14,18); II) Ele dá notícias à igreja sobre o estado de saúde de Epafrodito, originário de Filipos, e que tinha adoecido gravemente ( ); III) Ele compartilha com a igreja como está a sua situação na prisão (2.19); IV) Ele toma posição em relação a alguns conflitos que havia na igreja: contenda (1.27—2.18; 4.2) e heresia (3.1-18).

10 Características da carta
1. Afeição de Paulo pelos seus leitores: Esta epístola atesta amplamente o laço especial de amor que havia entre Paulo e os filipenses (1.3-8; ); A igreja de Filipos havia apoiado o ministério de Paulo fielmente, e a sua disposição em sofrer com ele por Cristo era uma fonte de encorajamento para Paulo.

11 Citação 1 Filipenses 1:8 “Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.”

12 Características da carta
2. Alegria: Ainda que estivesse na cadeia, a carta de Paulo ressoa com o tema “alegria”. Diferentes formas da palavra “alegria” ocorrem 16 vezes na carta! A alegria de Paulo está fundamentada na Paz de Deus, o antídoto a toda ansiedade. (4.4-7)

13 Citação 2 Filipenses 4:4 “Regozijai-vos (alegrem-se) sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”

14 Características da carta
3. O Deus triúno: Paulo apresenta sua concepção teológica trinitariana; Ele usa a palavra Deus para se referir ao Pai (1.2;2.11;4.20); Designação favorita usada por Paulo para referir-se a Jesus é “Senhor” (Kyrios – 3.8,20;4.23); O Espirito Santo está unido com Deus Pai (3.3) e com Jesus Cristo (1.19) Ao fazer isto, Paulo mostra que existe uma distinção pessoas dentro da divindade, mas que ambos são divinos e a adoração é devida aos dois. (2.6-11)

15 Citação 3 Filipenses 1:1-2 “PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do SENHOR Jesus Cristo.”

16 Características da carta
4. O exemplo da humildade cristã: O majestoso “hino a Cristo” (2.6-11) proporciona um modelo para os crentes. Antes de ser encarnado (“se fez carne”, Jo 1.14), Cristo Jesus era verdadeiramente Deus. Não obstante, se ESVAZIOU e tomou a forma de SERVO, abandonando seus PRIVILÉGIOS DIVINOS e assumindo a natureza humana. Ainda assim, não deixou de ser DEUS! Tinha caráter divino, mas tornou-se humano.

17 Citação 4 Filipenses 2:6-8 “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas ESVAZIOU-SE a si mesmo, tomando a forma de SERVO, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, HUMILHOU-SE a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”

18 Características da carta
Justificação pela graça através da fé: Contra aqueles que acreditavam que cumprindo rigorosamente a lei do Antigo Testamento receberia a salvação, Paulo ressalta a vontade de Deus de que seu povo seja salvo pela aceitação da sua justiça como um dom e não lutando para estabelecer a sua própria. O mais importante é depositar sua total confiança em Cristo (3.3-9)

19 Citação 5 Filipenses 3:7 - “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.” Filipenses 3:9 – “ (...) E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;”

20 Confissão de fé de Westminster Cap.XI
DA JUSTIFICAÇÃO - Capítulo XI “Os que Deus chama eficazmente, também livremente justifica. Esta justificação não consiste em Deus infundir nos justificados a justiça, mas em perdoar os seus pecados e em considerar e aceitar as suas pessoas como justas. Deus não os justifica em razão de qualquer coisa neles operada ou por eles feita, mas somente em consideração da obra de Cristo; não lhes imputando como justiça a própria fé, o ato de crer ou qualquer outro ato de obediência evangélica, mas imputando-lhes a obediência e a satisfação de Cristo,quando eles o recebem e se firmam nele pela fé,que não têm em si mesmos, mas é dom de Deus.”

21 Características da carta
6. A vida cristã: A carta está repleta de instruções sobre o cristianismo prático; Como Cristo se tornou servo, os cristãos devem ser servos dEle. (1.1) Somente um servo de Cristo está livre para amar e servir aos outros (2.3-5)

22 Características da carta
Paulo ressalta a importância na identificação com Cristo na sua morte e ressurreição. Assim como era para Cristo, o sofrimento para o crente é um prelúdio à ressurreição ( ) Por enquanto, é em meio a lutas contínuas que o cristão experimenta alegria e poder (3.10;4.13)

23 Características da carta
A importância do esforço que busca o desenvolvimento pleno da salvação é destacada. Certo do chamado de Deus, Paulo segue para o prêmio celestial. ( ). À medida que os cristãos trabalham, se dão conta de que Deus está operando neles ( ). O esforço humano é exatamente a área onde o poder de Deus é manifestado.

24 Citação 6 Filipenses 2:13-15 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;”

25 Conclusão “Em muitos aspectos, a carta aos filipenses è a mais bela carta de Paulo. Repleta de ternura, gratidão, calor e afeição. Seu estilo é espontâneo, pessoal e informal. Filipenses apresenta-nos um diário íntimo das próprias experiências de Paulo. (...) Recomendo a leitura deste livro, pois ele será útil para a maturidade cristã de todos os que lerem, com conseqüências maravilhosas para a vida das igrejas.” Prefácio do livro Filipenses, Hernandes Dias Lopes, pelo Pb. Haroldo Peyneau, Secretário Geral do Trabalho Masculino da Igreja Presbiteriana do Brasil.

26 Aplicação O que podemos fazer para, mesmo em meio às lutas cotidianas, viver em alegria? Qual a importância do esforço pessoal para uma vida cristã íntegra? O que vou fazer diante da possibilidade de participar dos estudos na escola bíblica dominical?

27 Que estejamos juntos nessa caminhada!


Carregar ppt "IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA Escola Bíblica Dominical"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google