A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMÉRCIO INTERNACIONAL Obstáculos e soluções para atenuar as desigualdades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMÉRCIO INTERNACIONAL Obstáculos e soluções para atenuar as desigualdades."— Transcrição da apresentação:

1 O COMÉRCIO INTERNACIONAL Obstáculos e soluções para atenuar as desigualdades.

2 O que é o comércio internacional? > É a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. Qual é a diferença entre exportações e importações? > Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. > Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Pode considerar-se directa ou indirecta..

3 produtos manufacturados países em desenvolvimento > Atualmente, são os produtos manufacturados que representam cerca de 70% do valor das exportações dos países em desenvolvimento. [O que se deve á industrialização da Asia Oriental e Meridional. ]. América latina e Caraíbas, África Médio Oriente produtos primários, agrícola ou mineral. > No entanto, a maioria dos países da América latina e Caraíbas, África e Médio Oriente ainda continuam muito dependentes da exportação de produtos primários, de origem agrícola ou mineral.

4 descida generalizada de preços entre 1974 e 2004 degradação dos termos de troca. > A evolução dos preços dos produtos primários tem sido bastante irregular, destacando- se, um descida generalizada de preços entre 1974 e Como consequência, a economia de muitos países foi efetada pela degradação dos termos de troca.

5 Subida do preço das importações Degradação dos termos de troca Descida do preço das exportações Exportar mais não é solução. África Subsariana >Apesar da quota da agricultura estar a diminuir, muitos países pobres como na África Subsariana, dependem de uma pequena gama de produtos agrículas. Por isso a descida de preços até 2004 fez com que duplicassem as exportações. Com o objetivo de manter os niveis de rendimentos constantes e contrariar a degradação dos termos de troca. > No entanto, mais oferta acabou por significar novas descidas de preços agravando ainda mais os termos de troca.

6 Café, se faz favor. o preço do café desceu nos mercados mundiais. > No final da década de 1980, os países exportadores de café receberam cerca de 12 mil milhões de dólares pelas suas exportações. Em 2003 exportaram mais café, mas receberam apenas 5,5 mil milhões de dólares. A explicação é simples: o preço do café desceu nos mercados mundiais. desregulamentação do mercadoexcesso de produção. > Os motivos para esta crise foram a desregulamentação do mercado e o excesso de produção. > Os principais problemas económicos e sociais daí resultantes foram: > Os principais problemas económicos e sociais daí resultantes foram: Aumento da pobreza. Aumento da pobreza. Distúrbios sociais. Distúrbios sociais. Cultivo ilícito de plantas para a produção de droga. Cultivo ilícito de plantas para a produção de droga. Desemprego rural. Desemprego rural. Migrações da população. Migrações da população.

7 > A participação dos países em desenvolvimento mais pobres no comércio internacional também tem sido prejudicada pela: Atribuição de subsídios agrícolas, que contribuíram para uma descida de preços de alguns produtos. Atribuição de subsídios agrícolas, que contribuíram para uma descida de preços de alguns produtos. Cobrança de direitos aduaneiros. Cobrança de direitos aduaneiros. O Direito Aduaneiro possui autonomia e legislativa inegável, caracterizando-se como um conjunto de normas legais criadas com o intuito de regular e controlar as operações de comércio exterior, ou seja, uma atividade econômica. O Direito Aduaneiro possui autonomia jurídica e legislativa inegável, caracterizando-se como um conjunto de normas legais criadas com o intuito de regular e controlar as operações de comércio exterior, ou seja, uma atividade econômica. O Subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria. O Subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria..

8 Pagar mais por exportar menos. 2/3 das receitas de direitos aduaneiros. > Os países em desenvolvimento respondem por menos de 1/3 das importações feitas pelos países desenvolvidos, mas pagam 2/3 das receitas de direitos aduaneiros. > Por exemplo, em 2003, o Vietname pagou cerca de 500 milhões de dólares de impostos sobre os 4,7 milhões de dólares de exportações para os EUA, enquanto o Reino Unido pagou praticamente metade dessa quantia sobre exportações de 50 mil milhões de dólares. > Por exemplo, em 2003, o Vietname pagou cerca de 500 milhões de dólares de impostos sobre os 4,7 milhões de dólares de exportações para os EUA, enquanto o Reino Unido pagou praticamente metade dessa quantia sobre exportações de 50 mil milhões de dólares.

9 A partir de 2004, subida de preços da maioria dos produtos primários. > A partir de 2004, o aumento da procura mundial de produtos primários desencadeou uma subida de preços da maioria dos produtos primários. Se esta tendência se manter, alguns dos países em desenvolvimento mais dependentes da exportação de produtos primários terão uma oportunidade para melhorar a sua situação económica.

10 CURIOSIDADES

11

12 FIM M Mariana Lopes ; n º 24 N Nádia Almeida ; nº 26,


Carregar ppt "O COMÉRCIO INTERNACIONAL Obstáculos e soluções para atenuar as desigualdades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google