A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS Parceiros da Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS Parceiros da Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS Parceiros da Saúde

2 Karla Gerloff nutricionista Karla Gerloff nutricionista Secretaria de Saúde e Educação Tuparendi

3 INTRODUÇÃO O presente estudo trata da importância do trabalho interdiciplinar e intersetorial iniciado nas escolas realizado no município de Tuparendi – RS, após pesquisas constatando o número crescente de patologias como obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial e desnutrição.

4 OBJETIVO O objetivo é resgatar a visão / atenção integral do processo saúde / doença, tendo como foco principal a nutrição na escola, capacitando e valorizando as merendeiras, levando em consideração todos os fatores deterinantes e condicionantes da saúde para melhorar a qualidade de vida da população.

5 METODOLOGIA O trabalho é realizado inicialmente com a participação das merendeiras, das escolas e a partir destas é realizada a interação com profissionais da área da saúde, educação, assistência social e agricultura onde num processo de interlocução e complementaridade se planeja políticas e ações voltadas à qualidade de vida da população.

6 CONCLUSÃO E RESULTADOS Desta parceria já resultaram ações práticas como o pedágio nutricional, teatro, curso para elaboração de horta caseira, encontro regional da merenda escolar, livro de receitas, cursos de aproveitamento integral de alimentos e atividades recreativas, divulgação na televisão e rádio. Temos resultados positivos em relaçãoa pesquisas realizadas desde o início em 2004 até o momento. A experiência reforça que somente com um trabalho conjunto resgata-se a visão integral e se avança rumo a melhoria da qualidade de vida.

7 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL COM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS. ANO 2004: Peso / Idade: Idade / Altura Normal: 65,4% Normal:95,5% Sobrepeso / Obesidade: 30% Desnutrição:4,5% ANO 2008: Peso / Idade: Idade / Altura Normal: 80% Normal: 90% Acima da Média: 20% Acima da Média: 10%

8 AVALIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 7 A 14 ANOS. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL 57,48% - Eutrofia (Normal) 28,34% - Sobrepeso / Obesidade 11,81% - Deficiência de Peso e/ou Estatura AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANO ,15% - Eutrofia (Normal) 21,35% - Sobrepeso / Obesidade 8,50% - Deficiência de Peso e/ou Estatura

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS Parceiros da Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google