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2. Experiência vivida Pessoal: Vera Cruz-RS (ex-vila Teresa)

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Apresentação em tema: "2. Experiência vivida Pessoal: Vera Cruz-RS (ex-vila Teresa)"— Transcrição da apresentação:

1 2. Experiência vivida Pessoal: Vera Cruz-RS (ex-vila Teresa)
Formação: Elementar, profissionalizante (Vera Cruz, Santa Cruz) Médio (POA – colégio público) Superior (POA – UFRGS – Engenharia Mecânica) Pós 3º nível (Brasil e exterior) Atividade: Inicial (informal, Aliança dos Varejistas, Texaco) Profissional / executivo (Marcopolo) Executivo / acionista (Randon) 68 anos / 52 anos de atividade formal Randon: Participante de uma “construção” ao longo dos últimos 35 anos, hoje, segundo maior grupo industrial de origem e controle gaúchos, baseada em Caxias do Sul – RS

2 EMPRESAS RANDON SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Serviços Financeiros
As Empresas Randon são provedoras de soluções para o transporte e logística em três segmentos de negócios: Veículos e Implementos Serviços Financeiros Autopeças

3 EMPRESAS RANDON – PRINCIPAIS INDICADORES 2010 Receita Bruta Total
Realizado 2010 Previsto 2011 Receita Bruta Total R$ 5,6 bi R$ 5,9 bi Receita Líquida Consolidada R$ 3,7 bi R$ 3,9 bi Exportações US$ 240 mi US$ 250 mi Importações US$ 94 mi US$ 100 mi Investimentos R$ 191 mi R$ 270 mi

4 EMPRESAS RANDON – FUNCIONÁRIOS EM DEZ/2010 Randon S.A. 4.227
Randon São Paulo 881 Randon Argentina 138 Randon Veículos 108 Randon Consórcios 114 Master 1.087 Jost Brasil 409 Fras-le 2.693 Suspensys 1.681 Castertech 134 Banco Randon 21 Total Geral 11.493

5 EMPRESAS RANDON – PARTICIPAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO
Reboques e semi-reboques 32,20% Caminhões fora-de-estrada (até 35 t) 87,00% Freios a ar 53,40% Lonas para veículos pesados 51,00% 5ª Roda 84,00% Eixos e suspensões 54,00% Realizado 2010

6 17,9% O desafio de continuar crescendo CAGR
RECEITA BRUTA TOTAL - Bilhões de Reais Sem eliminação das vendas entre empresas CAGR 17,9% 15 anos

7 3. Randon Fatores de sucesso
DNA empreendedor dos pioneiros, disposição para oportunidades / riscos Capital humano (gente preparada, comprometida, adequadamente recompensada) Fé em qualidade, tecnologia e inovação Sempre priorizar e surpreender o cliente Meios de manutenção de uma trajetória de sucesso: conjugar, harmonicamente: Capital humano Recursos para desenvolvimento e expansão Investimentos em P & D (Qualidade, tecnologia, inovação) Alianças estratégicas na expansão dos negócios

8 Retrospectiva histórica
4. Indústria no Brasil Retrospectiva histórica Até anos 40 – agrário / commodities Anos – Migração de agrário para industrial Insumos (aço, petróleo, energia, infraestrutura) Forte apoio do Estado (incentivos, capital, crédito) Diversificação, internacionalização. Exportação incentivada, mercado interno “fechado”, protegido Anos 90 e adiante Processo de abertura – globalização e inserção global Benefícios da globalização

9 CENÁRIO MUNDIAL OS BENEFÍCIOS DO AUMENTO DA GLOBALIZAÇÃO
As exportações mundiais passaram de US$ 7,6 trilhões para US$ 17 trilhões. 2007 2001 O volume de carga transportada cresceu 5,3% ao ano  um adicional de 1,4 milhões de ton./dia. Economia mundial cresceu 4,1% ao ano Efeitos positivos sobre a globalização O investimento em países emergentes passou de US$ 170 bi para US$ 412 bilhões. A produção mundial de aço aumentou 58%  82 milhões de ton./ano. A oferta mundial de energia aumentou 2% ao ano  na China foi 9% ao ano. 290 milhões de pessoas entraram no mercado de trabalho. Cerca de 193 mil/dia, dos quais 180 mil nos países emergentes. O valor da produção agrícola nos países da OCDE aumentou 8% ao ano. Fonte: FMI, UNCTAD, OCDE, USDA

10 4. Indústria no Brasil Realidade atual
PIB BRASIL – PARTICIPAÇÃO SETORIAL (%) 1950 1960 1980 1990 2000 2010 Agropecuária Indústria Serviços Fonte: IBGE

11 4. Indústria no Brasil Realidade atual
BRASIL – CONSUMO versus PRODUÇÃO INDUSTRIAL Consumo X Produção (número índice – base fixa jan./2000=100) Taxas de crescimento médio anual Produção Consumo  - 0,9  8,0  4,9  2,2  3,6  3,0 Fonte: IBGE

12 4. Indústria no Brasil Realidade atual
RS – CONSUMO versus PRODUÇÃO INDUSTRIAL Consumo X Produção (número índice – base fixa jan./2000=100) Taxas de crescimento médio anual Produção Consumo  -1,4  4,7  2,6  0,2  1,3  0,9 Fonte: IBGE

13 4. Indústria no Brasil Realidade atual
EXPORTAÇÕES, IMPORTAÇÕES E SALDO COMERCIAL Brasil (Total – em US$ milhões) Rio Grande do Sul (Total – em US$ milhões) Fonte: FUNCEX. SECEX.

14 4. Indústria no Brasil Realidade atual
EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO Brasil – Exportações da indústria de transformação em relação ao total (em US$ milhões) RS – Exportações da indústria de transformação em relação ao total (em US$ milhões) Fonte: FUNCEX. SECEX.

15 4. Indústria no Brasil Realidade atual EXPORTAÇÃO DE ALTA TECNOLOGIA
Brasil – Exportação de alta tecnologia em relação ao total da indústria (em US$ milhões) RS – Exportação de alta tecnologia em relação ao total da indústria (em US$ milhões) Fonte: FUNCEX. SECEX.

16 5. Oportunidades da indústria
PAÍSES EMERGENTES DITAM RUMO DO CRESCIMENTO 2009 2015 O mundo terá 7,2 bilhões de habitantes, sendo 6,1 bilhões nos países emergentes. Cerca de 225 mil pessoas/dia Economia mundial deve crescer 4,3% ao ano E criar diversas oportunidades... 264 milhões devem entrar no mercado de trabalho  176 mil/dia. 256 milhões nos emergentes. O consumo mundial de grãos deve crescer 2,7 milhões/ton por ano. As exportações mundiais devem atingir os US$ 28 trilhões. Um adicional de US$ 2 trilhões/ano Os países emergentes devem investir US$ 83 bilhões/ano para atender à maior demanda por alimentos. Fonte: FMI, UNCTAD, OCDE, USDA

17 5. Oportunidades da indústria
OPORTUNIDADE ÍMPAR: BÔNUS DEMOGRÁFICO Razão de dependência Haverá mais pessoas em idade produtiva que idosos, crianças e estudantes População Economicamente Ativa (14-64) Grau de Dependência (jovens+idosos)/total A evolução demográfica é um forte indicativo de que o mercado interno pode continuar “puxando” o crescimento na próxima década; 2022 Porém, o envelhecimento da população será rápido, e demandará desafios, como a reforma na previdência. Gerando empregos de qualidade e aumentando a capacidade produtiva Como aproveitar o Bônus Demográfico? Investimento em educação e infraestrutura. Fonte: IBGE

18 5. Oportunidades da indústria
Mercado externo, olhar o mundo com mais foco e eficiência

19 6. Desafios e inquietudes
Perda de espaço da indústria no mercado interno Consumo cresce mais que produção – desindustrialização, desnacionalização, migração para outros setores Desafios estruturais Educação, qualificação P & D – Tecnologia, inovação Custo Brasil – Infraestrutura, logística, energia Reforma do estado e sua eficiência (política, previdência, tributos...) custeio X investimento Redução das barreiras ao comércio mundial Redução da dependência ao capital externo

20 6. Desafios e inquietudes
Desafios emergenciais Instrumentos que permitam condições de conter a “invasão” do nosso mercado interno e ampliar minimamente nossa parcela e presença no mercado externo Desoneração de exportações Restituição de créditos fiscais por exportações  Fortaleceria estrutura de capital da indústria “Dosar” o processo de abertura, visando preservar o mercado interno e setores industriais estratégicos Barreiras tarifárias mais ousadas Barreiras não tarifárias Contrabando, informalidade, triangulação Cotas Política de contrapartidas Sobretaxas (ex. calçados, pneus)

21 6. Desafios e inquietudes
Desafios emergenciais Custo de capital – juros Cambio Taxação mais ousada para capital externo, sobretudo especulativo Equiparação tributária para ganhos de capital externo e interno (IR) “Quarentena” para investimento externo Outras alternativas na mesma direção

22 7. Conclusão País emergente, continental, auge do bônus demográfico. Indústria implementada, diversificada. Processo de abertura consolidado, irreversível. Mercado global crescente. Consciência das oportunidades, desafios. Acreditemos! Sigamos em frente!


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