A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação1 31/10/13 OS MEIOS DITIGAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação1 31/10/13 OS MEIOS DITIGAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer."— Transcrição da apresentação:

1 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação1 31/10/13 OS MEIOS DITIGAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação)

2 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação2 31/10/13 OS MEIOS ELEtRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação)

3 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação3 31/10/13 TÓPICOS 1. Introdução 2. Problemas comuns a todos os meios eletrônicos 3. Problemas da TV 4. Problemas dos video games 5. Problemas dos computadores 6. Problemas da Internet 7. Conclusões

4 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação4 31/10/13 4

5 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação5 31/10/13 1. Introdução

6 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação6 31/10/13 1. Introdução (cont.) Pergunta: estão todos de acordo que estamos destruindo a natureza? Exs.: Aumento do CO 2 na atmosfera Acidificação dos mares, com desaparecimento de corais, fitoplancton etc. Possível efeito estufa (mais o metano etc.) Envenenamento do solo, da água, do ar, de plantas, e animais Por agrotóxicos, adubos químicos, transgênicos, hormônios, restos de medicamentos, hidrocarbonetos dos combustíveis, pneus, medicação forçada etc. Desaparecimento de várias espécies vegetais e animais

7 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação7 31/10/13 1. Introdução (cont.) Provavelmente todos concordaram que estamos destruindo a natureza. Mas pouquíssima gente está percebendo que estamos destruindo os seres humanos pela poluição física; pela poluição psicológica feita pelos meios digitais!!! A destruição mais eficiente da humanidade: a de crianças e adolescentes

8 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação8 31/10/13 1. Introdução (cont.) Antigamente, para se usar TV, ou computador/Internet era necessário ir para casa ou para o trabalho. Hoje, com smartphones e tablets, eles estão disponíveis: a qualquer momento; em qualquer lugar. Isto é, o ataque tornou- se total!

9 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação9 31/10/13 1. Introdução (cont.) Em 2004, crianças inglesas de 11 a 15 anos passaram 53 h/sem, 55% do seu tempo acordadas, usando aparelhos com tela, aumento de 40% em uma década (British Market Research Bureau) No Brasil, crianças de 10 a 14 anos que usam a Internet (PNAD 2011, IBGE): 2005: 24,3% 2011: 63,6% Instituto Alana: as crianças no Brasil são as que mais veem TV.

10 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação10 31/10/13 2. Problemas de todos os meios eletr. Vamos começar por entender (um pouco...) o que são os meios eletrônicos e o que eles fazem com seus usuários O que todos os meios digitais têm em comum? Uma TELA! Manfred Spitzer (2005): Vorsicht, Bildschirm!

11 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação11 31/10/13 2. Problemas de todos os meios eletr. Quais os problemas produzidos pelas telas? Imagens virtuais, e não a realidade como se a vê, ouve, cheira, toca; sente o gosto, o peso, a forma tridimensional Mas, com movimento da imagem, querem fingir que transmitem a realidade O contrário de uma pintura, de uma escultura Crianças de até 8 anos não distinguem fantasia de realidade

12 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação12 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Ao ver-se imagens em movimento em uma tela (filme, animação) é impossível criar imagens interiores Ex. de pessoa andando Prejudica a capacidade de imaginar! e, portanto, a criatividade Criatividade = imaginação + concretividade (Domenico di Masi) Concretividade bom senso e habilidade em relação à realidade também é prejudicada pela virtualidade

13 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação13 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Com crianças NADA de brinquedos eletrônicos Matam a fantasia Brinquedos devem ser simples e artísticos Exemplo: bonecas Waldorf (usadas na pedag. Waldorf)

14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação14 31/10/13 14 Ver meu artigo Barbie: uma barbieridade que se comete com as crianças Exemplo de um péssimo brinquedo:

15 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação15 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Telas produzem inatividade física Aumento de peso Nos EUA: 1/3 obesas (IMC > 40) (Sc. American, 9/13, p. 52) Dobrou nos últimos 40 anos 1/3 com excesso de peso (25 < IMC 40) 1/3 pessoas normais IMC 25 daí um monte de doenças diabetes, cardiovasculares, depressão etc.

16 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação16 31/10/13

17 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação17 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Telas produzem inatividade física (cont.) Em crianças, a passividade prejudica desenvolvimento motor coordenação motora desenvolvimento dos sentidos interesse e curiosidade pelo mundo real interação social

18 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação18 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Telas produzem distúrbios no sono Pela luminosidade à noite Bedrosian, T.A. et al. Chronic dim light at night provokes reversible depression-like phenotype. Molecular Psychiatry (2012) 1:7. (Influência de luz artificial [5 lumens vs. 150 do dia] no hipocampo de cobaias.) Pelo conteúdo Esses distúrbios aumentam enormemente a chance de doenças

19 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação19 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) TODOS os meios aceleram indevidamente o desenvolvimento intelectual e emotivo de crianças e adolescentes Talvez o pior de todos os efeitos negativos

20 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação20 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) TODOS os meios eletrônicos exigem muito 1. Conhecimento Para saber o que, como e quando usar, e para criticar 2. Discernimento Junto com o conhecimento, para distinguir o que é bom, belo e verdadeiro do que é mau, feio e falso 3. Autoconsciência Para observar-se a si próprio quanto ao uso 4. Autocontrole Para não usar mal (tempo, frequência, não usar)

21 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação21 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Mas crianças e adolescentes estão desenvolvendo conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole Ainda não os têm! Ex.: criança com menos de 3 anos normalmente não fala Eu para si própria Isto, é, quase não tem autoconsciência Primeiro choque da autoconsciência: ~9 anos Daí muitos problemas dessa idade (revolta etc.) Se são forçados a terem essas capacidades acelera-se indevidamente o seu desenvolvimento

22 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação22 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Ensinar crianças e adolescentes a usar bem esses meios é forçá-los a se comportarem como adultos Mas os adultos não estão se controlando! Falácia total: crianças e adolescentes precisam aprender a usar

23 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação23 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Diminuem a consciência Viciam Pode-se parar de ler um livro a qualquer momento, mas os meios eletrônicos prendem o usuário Ex.: Estadão 8/7/12, p. C1: Pesquisa [IBOPE] feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasileiras mostra que 59% deles digitam na direção [guiando um carro]. São torpedos, posts no Facebook, conversas em chats.... Perguntados se acham o hábito arriscado, 80% disseram que sim e um em cada três reconheceu que não faz nada para mudar.

24 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação24 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Viciam (cont.) Smith, Darling e Searles, Perfusion 26(5), 2011, pp [Of a total of 430 responders] The use of a cell phone during the performance of cardiopulmonary bypass (CPB) was reported by 55.6% of perfusionists. Sending text messages while performing CPB was aknowledged by 49.2%... For smart phone features, perfusionists report having accessed (21%), used the internet (15.1%), or have checked/posted on social networking sites (3.1%) while performing CPB. Safety concerns were expressed by 78.3% who believe that cell phones can introduce a potentially significant safety risks to patients.

25 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação25 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Produzem um bombardeio de imagens, sons e informações Comparar com a calma de ler um livro São massificantes Prejudicam o desenvolvimento da individualidade Bom professor: Dirige-se a cada aluno em uma classe de 35 Como na pedagogia Waldorf Não têm contexto em relação ao usuário Comparar com um bom professor Dá aula hoje baseado nas aulas anteriores Dá aulas interessantes e diferentes para cada classe

26 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação26 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Produzem isolamento social Uso solitário Contato virtual é diferente do que o contato real Prejudica a capacidade de se ter contato real Leitura solitária: não está havendo um contato virtual! Induzem o exercício de multitarefas (Nicholas Carr, A Geração Superficial, Agir 2011, cap. 7) Cada tarefa é prejudicada Prejudicam a capacidade de se concentrar em uma só tarefa

27 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação27 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Multitarefas (cont.) Eyal Ofir (2009), Stanford Univ. Viciados em multitarefas são ávidos por coisas irrelevantes; qualquer coisa os distrai Michael Merzenich (o descobridor da plasticidade do cérebro, N.Carr, cap. 7) Ao realizar multitarefas, estamos treinando nossos cérebros para prestar atenção em lixo As consequências para nossa vida intelectual podem ser mortais

28 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação28 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Para os pais que têm uma concepção religiosa ou espiritualista do mundo: Os meios eletrônicos induzem uma mentalidade materialista, fisicalista Violam a natureza de religiosidade que é inerente a TODAS as crianças

29 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação29 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Livros, brinquedos, são idealmente escolhidos pelos pais e professores Nos meios eletrônicos, há praticamente livre escolha por parte de crianças e adolescentes Educação libertária O que crianças e adolescentes precisam é de Orientação Liberdade com limites Ex: livros e brinquedos adequados à idade e ao contexto 2. Problemas de todos os meios (cont.)

30 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação30 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Há mais de artigos científicos mostrando as os problemas causados pela TV Há centenas de artigos (mais recentes) mostrando isso para video games, computadores e Internet

31 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação31 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Exemplos de citações de artigos contra o uso: Setzer, V.W. Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes (no meu site) Atualmente cita literalmente 113 artigos e livros Sigman, A. (2013) The impact of screen media on children: a erusovision for parliament Cita 102 artigos científicos, todos sobre efeitos negativos Sptizer, M. (2012) Digitale Demenz Cita 362 artigos científicos, idem

32 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação32 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Quem é a favor do uso de meios eletrônicos por crianças e adolescentes simplesmente ou não conhece a literatura científica a respeito, ou é vendedor de software e de hardware, ou é mercenário da educação. QUALQUER BENEFÍCIO TRAZIDO PELOS MEIOS ELETRÔNICOS É INFINITAMENTE SUPLANTADO PELOS PREJUÍZOS QUE ELES CAUSAM

33 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação33 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) O QUE FAZER? Com crianças é possível exercer controle Não dar-lhes os aparelhos Pior de tudo: ter no dormitório Não deixar usá-los Não dar a senha de computadores, smartphones Na casa de amiguinhos serão muito menos usados do que em casa ou tendo um smartphone ou tablet Pedir aos pais deles para não deixarem usar os meios durante a visita Professores não devem incentivar o uso, pelo contrário Se incentivam, cometem um CRIME pedagógico

34 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação34 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) O QUE FAZER? (cont.) Mas e com adolescentes? Como controlar??? A juventude está perdida??? Minha sugestão trágica: deixar cair fundo para que os jovens percebam que não consegue controlar-se e precisam de ajuda

35 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação35 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) Mas não tenho esperança de que a maioria dos pais vá eliminar ou mesmo restringir o uso de video games, computadores e Internet pois não fizeram isso com a TV!!! Comodidade: babá eletrônica Até para adolescentes Por exemplo, ficam em casa

36 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação36 31/10/13 2. Problemas de todos os meios (cont.) TALVEZ A MANEIRA MAIS EFICAZ DE SE DESTRUIR A HUMANIDADE É DESTRUIR AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES É ISSO QUE OS MEIOS ELETRÔNICOS ESTÃO FAZENDO Prevejo um futuro NEGRO para a humanidade Luta de todos contra todos? Já está ocorrendo no Oriente Médio e na África!

37 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação37 31/10/13 3. Problemas da TV Pior efeito: Produz um estado mental de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico Já comprovado por vários estudos neurofisio- lógicos (o 1º foi o de Krugman, 1971) Mas que cada um pode observar em si próprio Tente-se pensar em cada imagem e fala: Em cerca de 1 min sente-se um esgotamento mental Percebe-se a tendência a relaxar mentalmente

38 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação38 31/10/13 3. Problemas da TV (cont.) Efeito mais importante Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi- hipnótico Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição)

39 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação39 31/10/13 3. Problemas da TV (cont.)

40 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação40 31/10/13 3. Problemas da TV (cont.) Pensar e querer (ação física) inoperantes: Sobram os sentimentos Alvo principal de todos os programas Programas que não excitam as emoções são considerados monótonos Ou se desliga a TV ou muda-se de canal ou passa-se da sonolência para o sono profundo Fórmula garantida para excitar emoções: Conflitos, violência Suspense Erotismo

41 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação41 31/10/13 3. Problemas da TV (cont.) A TV não tem efeito educativo Condiciona Casamento perfeito com a propaganda Induz ações e atitudes Por isso a propaganda de cigarros na TV foi proibida Cinismo: continua propaganda de bebidas alcoólicas Por isso os partidos políticos lutam por cada minuto na TV Propaganda política deveria ser proibida na TV! Por não ter efeito educativo, jamais funcionou na escola Em extensão, a MAIOR tragédia que já ocorreu na humanidade Pelo menos metade da humanidade é bestificada todos os dias e noites por ela

42 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação42 31/10/13 3. Problemas da TV (cont.) O que fazer? No lar: O mais fácil de tudo: NÃO TER! Não há nenhuma necessidade de se ver TV Eu não vejo – leio o jornal todos os dias. Se é para ter Ver apenas programas muuuuito especiais Não instalar em lugar facilmente disponível Na escola: Usar apenas para ilustrações muito breves com DVD Repetindo e discutindo A partir da 8ª série atual (13-14 anos)

43 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação43 31/10/13 4. Problemas dos video games Vamos tratar dos mais jogados, os do tipo mata mata, ou ego shooter De longe os mais jogados Violentíssimos Muuuuito piores do que a TV Eliminam totalmente o pensamento consciente, que é lento Condicionam pela ação, não só pela imagem Ação de violência

44 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação44 31/10/13 4. Problemas dos video games (cont.) Induzem ações (vontade) automáticas, mecânicas É preciso ter um pensamento muito simplista e ingênuo para achar que a violência dos VGs não induz agressividade Já provado por dezenas de trabalhos científicos, no laboratório e na vida real

45 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação45 31/10/13 4. Problemas dos video games (cont.) Agressividade induzida pelos VGs já foi comprovada em inúmeros trabalhos científicos. Exs.: Koepp, M.J. et al. Evidence for striatal dopamine release during a video game. Nature, (1998). Anderson, C.A e B.J. Bushman, Effects of violent video games on aggressive behavior, aggressive cognition, aggressive affect, physiological arousal, and prosocial behavior: a meta-analytic review of the scientific literature., Psychological Science, 2001 Anderson, C.A. e C.R. Murphy. Violent Video Games and Aggressive Behavior in Young Women. Aggressive Behavior, (2003). Uhlmann, E. e J. Swanson, Exposure to violent video games increases automatic agressiveness. Journal of Adolescence, Gentile, D.A. et al. The effects of violent video game habits on adolescent hostility, aggressive behaviors, and school performance. Journal of Adolescence,

46 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação46 31/10/13 4. Problemas dos video games (cont.) Funk, J.B. et al. Violence exposure in real-life, video games, television, movies, and the internet: is there desensitization? Journal of Adolescence (2004). Nicoll, J. e K.M. Kieffer. Violence in Video Games: A Review of the Empirical Research. American Psychological Association Conference (2005). American Psychology Association. Violent Video Games – Psychologists Help Protect Children from Harmful Effects. Psychology matters, APA On-line (2006). Carnagey, N.L., C.A. Anderson e B. Bushman. The effect of video game violence on physiological desensitization to real-life violence. Journal of Experimental Psychology (2007). Bushman, B.J. e C.A. Anderson. Comfortably numb: Desensitizing effects of violent media on helping others. Psychological Science (2009). (Caso do laboratório com simulação de briga) DeLisi, M. et al. Violent Video Games, Delinquency, and Youth Violence: New Evidence.Youth Violence and Juvenile Justice (2013). 46

47 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação47 31/10/13 4. Problemas dos video games (cont.) Agressividade induzida pelos VGs (cont.) Comportamento agressivo vem da falta de sensibilidade social e de compaixão Origem dos video games violentos: Dave Grossman, em Stop Teaching our Kids to Kill: Dessensibilização de soldados do exército americano

48 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação48 31/10/13 4. Problemas dos video games (cont.) Agressividade induzida pelos VGs (cont.) Agressividade aparece em momentos de semiconsciência, como raiva, stress, falta de sono, emergência, medo O que fazer? No lar e na escola: não ter Não dar para crianças e adolescentes

49 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação49 31/10/13 5. Problemas dos computadores Computadores forçam, em qualquer uso, um pensamento lógico-simbólico, algorítmico Pensamento maquinal, que pode ser introduzido na máquina Qualquer programa, para ser atraente, deve ser apresentado como se fosse um video game Induzem o vício por multitarefa

50 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação50 31/10/13 5. Problemas dos computadores (cont.) O que fazer? Controlar o próprio uso Usar apenas em casa ou no trabalho Usar redes sociais apenas para o absolutamente necessário Em casa, deve ficar em ambiente comum Para que se possa ver o que os filhos estão fazendo com eles Idealmente, ficar ao lado das crianças quando elas usam mas esse uso não é necessário

51 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação51 31/10/13 6. Problemas da Internet Apresenta um ambiente libertário Mas crianças e adolescentes necessitam de orientação Produz distração Páginas com dezenas de caixas Links prejudicam a compreensão e a memorização Prejudica a capacidade de concentração e a leitura profunda (N. Carr) Prejudica a sociabilidade Vício em contatos virtuais

52 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação52 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Dúzias de pesquisas mostram que pessoas conectadas na rede Têm pensamentos apressados e distraídos Têm aprendizado superficial Não conseguem pensar profundamente É impossível pensar superficialmente quando se lê um livro Com exceção do alfabeto e dos números, a Internet talvez seja a tecnologia mais poderosa para alterar a mente (N. Carr)

53 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação53 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Helene Hembrooke (2003): numa classe da Cornell University Um grupo de estudantes sem laptops Outro grupo com laptops com acesso à Internet Esse grupo teve rendimento significativamente mais fraco nas medidas imediatas de memória Independente de o aluno ter navegado em conteúdos que diziam respeito à aula ou não

54 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação54 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Nielsen Co. (2008), celulares nos EEUU Enviam/recebem em média 400 textos/mês Aumento de 4 vezes desde 2006 Adolescente (teen) médio americano textos/mês [76/dia, parece impossível]

55 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação55 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Outras pesquisas, ex.: Morrisson e Gore (2010): The Relationship between Excessive Internet Use and Depression. Psychopathology 43:2 H. Krasnova (2013): Envy on Facebook: A Hidden Threat to Users Life Satisfaction? 11 th Intnl Conference on Wirtschaftspolitik, Leipzig, Germany

56 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação56 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Redes sociais Dão uma falsa impressão de sociabilidade Prejudicam a sociabilidade olho no olho Diminuem o contato pessoal Pessoas comunicam em geral o que gostariam de ser H. Krasnova (2012) Maior razão para depressão: inveja Em geral, comunicação de trivialidades inúteis Excitação pela curiosidade do imediatismo E saber se alguém se importou com o que foi postado

57 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação57 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) Eliminação da privacidade e uso indevido de dados O caso Google Deseja apossar-se de todos os dados do mundo Construção do perfil dos usuários Gmail: inclusive dos não registrados nele

58 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação58 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) O que fazer? Adultos Usar apenas no trabalho ou em casa Senão será uma luta permanente consigo mesmo Ver recomendações em meu artigo O que a Internet está fazendo com nossas mentes?

59 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação59 31/10/13 6. Problemas da Internet (cont.) O que fazer? (cont.) Crianças Não deixar usar, NUNCA Adolescentes Dar apenas um celular como telefone, sem acesso à Internet Fazer um contrato de uso da Internet, em casa e fora dela como recomendado por Gregory Smith, Como Proteger seus Filhos na Internet, Ed. Novo Conceito, 2009 Com proibições e penalidades Local do computador em casa: em local visível por toda família

60 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação60 31/10/13 7. Conclusões ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade forçada força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Resumo

61 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação61 31/10/13 7. Conclusões (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza, condiciona elimina, condiciona Querer (ações) abafa, desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza ativa, irreal, banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, mecaniza elimina abafa, condiciona Pensar Computador Jogo eletrônico TV Resumo (cont.)

62 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação62 31/10/13 F I M

63 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação63 31/10/13 OS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação)

64 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação64 31/10/13 OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação)


Carregar ppt "Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos na educação1 31/10/13 OS MEIOS DITIGAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google