A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Necessidade e curiosidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Necessidade e curiosidade"— Transcrição da apresentação:

1

2 Necessidade e curiosidade
Na Europa do século XV e XVI era tempo de explorar o mercado, ampliar negócios e favorecer o capitalismo. As especiarias haviam chego na Europa, o sabor agora era outro. A busca por esses novos condimentos era algo rentável e cobiçado nesse momento, todos queriam uma pitadinha de pimenta, nós moscada e cravo, ou canela.

3 O valor das especiarias

4 Rota monopolizada As rotas das especiarias pelo mediterrâneo era o que rendia maior lucro naquela época, mas esse caminho estava monopolizado pelos árabes e italianos (Gênova e Veneza). Os europeus compravam e pagavam caro pelo sabor requintado das especiarias. Era necessário então buscar um novo caminho para as Índias, mas por onde?

5 Monopólio Comercial

6 Vencendo o medo do desconhecido
Outras rotas foram pensadas, outros caminhos foram sendo traçados por cartógrafos. A curiosidade era muita, a busca pelo lucro também era algo que instigava. Mas era preciso vencer o medo do desconhecido,vencer o lendário Mar Tenebroso (Oceano Atlântico).

7 Mas onde fica as Índias?

8 O mar tenebroso e suas lendas

9 Aventureiros e corajosos
Os primeiros a vencerem o medo pelo desconhecido foram os espanhóis e os portugueses. Considerados aventureiros, os ibéricos foram os pioneiros nessa aventura. Desafiaram o medo e enfrentaram o temível mar tenebroso, tendo como recompensa novas conquistas e descobertas.

10 Tecnologia marítima moderna
Naquela época muito havia se avançado em questão de tecnologia marítima. Os Ibéricos haviam aprendido muito com os árabes depois da famosa invasão dos mouros. Cartógrafos e viajantes se empenhavam em relatos e bons desenhos que ajudassem e guiassem os aventureiros.

11

12

13 Uso do quadrante

14 Os pioneiros da navegação
Os primeiros a enfrentar o Oceano Atlântico foram os portugueses. Mas Por quê? -Boa Localização Geográfica. -Escola de preparação marítima:escola de SAGRES -Bons investidores, burgueses afim de patrocinar as viagens visando lucro -Boa organização política, Portugal foi um dos primeiros países a se formar como nação.

15 Formação de Portugal Portugal foi a 1ª nação a se formar na Europa.
Seu território foi um presente do rei da península Ibérica(D. Afonso VI) à Henrique de Borgonha, pois ele havia lutado e conseguido retirar os mouros(árabes) da região. Iniciou-se assim a Dinastia de Borgonha. A região presenteada era pequena e conquistou sua independência no ano de 1139.

16 Portugal e sua História
Outra Dinastia importante de Portugal foi a de Avis que iniciou com D. João I. A Dinastia de Avis foi significativa pois ela incentivou a navegação e as atividades mercantis.

17 Os navegadores e suas viagens

18 Navegadores e suas viagens
Vasco da Gama: é o navegador mais reconhecido em Portugal. Em homenagem à ele o escritor Camões escreveu o livro “Os Lusíadas”, onde conta a grandiosa viagem que fez até as Índias com sucesso.

19 Grandes navegadores novas rotas
Outro navegador que se sobressaiu em Portugal foi Pedro Álvares Cabral. Mas esse não ganhou tantas homenagens pois os portugueses dizem que essa viagem não foi tão gloriosa assim!!! Muitas dúvidas ainda nos restam diante dessa viagem.Será que ele errou a rota ou já desconfiava de terras ao sul do novo continente.

20

21

22 Desavenças e acordos Portugal e Espanha muitas vezes entraram em desavenças e oi necessário acordos.Dentre eles temos: A bula Intercoentera O Tratado de Tordesilhas Observe o que ficou decidido:

23

24 Conclusão Depois de tantas viagens, tantas dificuldades e algumas conquistas, fica a pergunta de Fernando Pessoa: Valeu a pena?


Carregar ppt "Necessidade e curiosidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google