A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI."— Transcrição da apresentação:

1 A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI

2 A expansão ultramarina Europeia deu início ao processo da Revolução Comercial, que caracterizou os séculos XV, XVI e XVII. Através das Grandes Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria totalmente interligado. Somente então é possível falar-se em uma história em escala mundial A expansão ultramarina Europeia deu início ao processo da Revolução Comercial, que caracterizou os séculos XV, XVI e XVII. Através das Grandes Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria totalmente interligado. Somente então é possível falar-se em uma história em escala mundial.

3

4 Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idéias e uma evolução técnica; O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idéias e uma evolução técnica; Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; Expandir a fé cristã. Expandir a fé cristã.

5 Metais; Metais; Mercados; Mercados; Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) Terras; Terras; Fiéis; Fiéis;

6 Precoce centralização Política; Precoce centralização Política; Domínio das Técnicas de Navegação (Escola de Sagres) Domínio das Técnicas de Navegação (Escola de Sagres) Participação da Rota de Comércio que ligava o mediterrâneo ao norte da Europa; Participação da Rota de Comércio que ligava o mediterrâneo ao norte da Europa; Posição Geográfica Favorável; Posição Geográfica Favorável;

7 Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, o qual manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II ( ) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua provável Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias.

8 Bússola Quadrante Astrolábio

9 1415 -tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África; tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África; ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico; ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico; chegada ao Cabo Bojador; chegada ao Cabo Bojador; chegada ao Cabo Verde; chegada ao Cabo Verde; Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas; Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas; Vasco da Gama atinge as Índias ( Calicute ); Vasco da Gama atinge as Índias ( Calicute ); viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

10

11 A Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista. No ano de 1492 o último reduto mouro - Granada -foi conquistado pelos cristãos; neste mesmo ano, Cristovão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha. Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente: a América.

12 chegada de Colombo a um novo continente, a América; chegada de Colombo a um novo continente, a América; Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente; Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente; 1519 a Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo a Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo.

13

14 Portugal e Espanha, buscando evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir, resolveram assinar um acordo - proposto pelo papa Alexandre VI - em 1493: um meridiano passando 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras entre Portugal e Espanha. Portugal não aceitou o acordo e no ano de 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que não foi reconhecido pelas demais nações européias.

15 O Tratado de Tordesilhas estabeleceu que seriam de propriedade de Portugal as terras descobertas e a descobrir situadas a leste de um meridiano, traçado de pólo a pólo, a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde, enquanto as terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha

16

17

18

19

20

21 Cristóvão Colombo tomando posse da Ilha de São Domingos.

22

23

24 Mapa Múndi – Martin Waldseemüller, 1507-Séc XVI

25

26

27

28

29

30 Túmulo de Cristóvão Colombo, na Catedral de Sevilha


Carregar ppt "A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google