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Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

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Apresentação em tema: "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
PROF DENYS SALES

2 Introdução Atualização curricular em Física
Conferência sobre o ensino de Física Moderna – Lab. Fermi /USA – 1986 segundo Ostermann (2000), provavelmente, é quando começa ou intensifica-se a preocupação a nível internacional. III Conferência Interamericana sobre Educação em Física – 1987 – México elencaram-se razões para a inclusão de FMC no ensino médio LDB (BRASIL, 1996) XII SNEF – BH/MG – 1997 PCNs (BRASIL, 1999 e 2002) no lugar de conteúdos gradeados, propõem temas estruturadores, Distorção da mídia: “Como dizia Einstein: Tudo é relativo”

3 XVI SNEF 2005 Áreas Temática
Física moderna e contemporânea e atualização curricular Mini-simpósio: Física Moderna no Ensino Médio( coord. Dra Fernanda Osrtermann UFRGS) Mini-cursos, palestras, mesa redonda,etc Prof Vanderley/IFCE

4 “Somos professores do século XX, trabalhando conteúdos do século XIX e ensinando a alunos do século XXI”. José Carlos Libâneo

5 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 1996 – É assinada a LDB
A Escola, como espaço de transformação e formação integral de um ser crítico e contemporâneo, deve garantir o acesso aos saberes, bem como conduzir o aluno ao “domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” e ao “conhecimento das formas contemporâneas de linguagem” (LDB-Art 36 § 1º).

6 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PCN/MEC 1999 Competências Gerais
PCNs+/MEC 2002: Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais são enfáticos ao lidarem com a ciência contemporânea e reforçam que o educando deve: reconhecer, acompanhar e avaliar o desenvolvimento tecnológico e contemporâneo. Compreender a evolução dos modelos físicos sem dogmatismos ou certezas definitivas.

7 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PCNs+/MEC 2002 6 TEMAS ESTRUTURADORES:
Movimentos: variações e conservações Calor, ambiente e usos de energia Som, imagem e informação Equipamentos elétricos e telecomunicações MATÉRIA E RADIAÇÃO UNIVERSO, TERRA E VIDA

8 PCNs+/MEC 2002 Unidades Temáticas
MATÉRIA E RADIAÇÃO Matéria e suas propriedades Radiações e suas interações Energia Nuclear e radioatividade Eletrônica e informática

9 PCNs+/MEC 2002 Unidades Temáticas
UNIVERSO, TERRA E VIDA Terra e Sistema Solar O Universo e sua origem Compreensão humana do Universo

10 LIVROS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS DE FMC
Física Moderna: experimental e aplicada. –Chesman et Al.Editora da Física, 2004. BRAZ JUNIOR, Dulcidio; MARTINS, Roberto de Andrade. Física Moderna: Tópicos para ensino médio. – Campinas: Companhia da Escola, 2002 SOUZA, André Maurício Conceição de. Tópicos de Física Contemporânea para o Ensino Médio: incluindo teoria da relatividade, mecânica quântica e teoria do caos. Sergipe: M. C. de Souza, 2002. TAVOLARO, Cristiane R. C.; CAVALCANTE, Marisa A. Física Moderna Experimental. Barueri, São Paulo: Manole, 2003.

11 LIVROS DIDÁTICOS FÍSICA GERAL
Alvarenga (2000) Biscuola (2000) Gaspar (2000) Torres (2001) Sampaio (2001) Carron (2002) Cabral (2002) Ferraro (2003) Ramalho Jr (2003) Sampaio (2003)

12 LIVROS DIDÁTICOS NÃO TRAZEM FMC
Chiquetto (2000) Guimarães (2004) Paraná (2003) Luz (2003)

13 MATÉRIA E RADIAÇÃO Relatividade Restrita Radiação do Corpo Negro
Alvarenga (2000) Gaspar(2000) Biscuola (2000) Torres(2001) Chesman (2001) Carron(2002) Braz Junior(2002) Cabral(2002) Ferraro(2003) Sampaio(2003) Ramalho Jr(2003) Souza(2002) Tavolaro e Cavalcante(2003) Relatividade Restrita Radiação do Corpo Negro A Hipótese de Planck Efeito Fotoelétrico Átomo de Bohr Dualidade Onda-partícula Princípio da Incerteza Física Nuclear Física das Partículas. A Equação De Schrödinger

14 UNIVERSO, TERRA E VIDA Alvarenga (2000) Torres (2001) Carron (2002)
Cabral (2002) Ramalho Jr (2003) Braz Junior e Martins (2002) Souza (2002) Agora, neste capítulo de física moderna, vamos partir do nosso sistema planetário e tentar ampliar nossos horizontes, respondendo questões do tipo: “Como o universo está organizado?”; “O universo é igual em todos os lugares?”; “O universo é finito ou infinito?”; “As galáxias se movem ou estão paradas?”; “Quantas estrelas há numa galáxia?” (BRAZ JUNIOR; MARTINS, 2002, p. 72).

15 Tópicos de FMC Atualização Curricular Métodos Teses Dissertações
Livros LDB PCNs Periódicos RBEF CBPF FnE AVA Softwares Applets OAs Origens da Teoria Quântica Relatividade Restrita Tópicos de Física Quântica Tópicos de Física Nuclear Tópicos de Física de Partículas e Cosmologia Materiais Alternativos Anais de Eventos (SNEF, EPEF, etc.) AMF 2005 Impressos (livros, textos de revistas, etc.)

16 Tópicos de FMC Origens da Teoria Quântica:
Radiação do corpo negro e a constante de Planck; Efeito fotoelétrico; Raios X; Espalhamento Compton; Espectros atômicos; Modelo atômico de Bohr; Comprimento de ondas de de Broglie e ondas de matéria. Relatividade Restrita: Experiência de Michelson-Morley; Postulados da relatividade restrita; Transformações de Lorentz; Sincronismo e simultaneidade; Dilatação temporal; Contração espacial; Efeito Doppler; Paradoxo dos gêmeos; Dinâmica Relativística;. Tópicos de Física Quântica: Função de onda; Pacotes de onda; Princípio da incerteza; Dualidade onda-partícula; Equação de Schrödinger; Partícula num poço de potencial infinito Reflexão e transmissão de ondas; Penetração de barreiras (qualitativo). Física Nuclear: O núcleo atômico - modelos, propriedades, isótopos, energia de ligação; As quatro interações fundamentais, Reações nucleares, Radioatividade, Riscos e proteção radiológica. Tópicos de Física de Partículas e Cosmologia: Quarks; Hádrons; Léptons; Matéria e anti matéria; Big Bang, Teoria das cordas, evolução das estrelas.

17 O ENEM não tá nem aí! Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

18 ENEM Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
• Conhecimentos básicos e fundamentais • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas • Energia, trabalho e potência • A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. • Fenômenos Elétricos e Magnéticos • Oscilações, ondas, óptica e radiação • O calor e os fenômenos térmicos

19 REFERÊNCIAS Sales, Gilvandenys Leite.Quantum: um software para aprendizagem dos conceitos da física moderna e contemporânea. Dissertação (Universidade estadual do Ceará. - Mestrado Integrado Profissional em Computação). Fortaleza/CE p.


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