A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo de Ciências Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo de Ciências Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo de Ciências Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira de Carvalho PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira de Carvalho

2 Documentos: Organizados em disciplinas CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP

3 Currículo em Espiral... CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP

4 Princípio do Currículo em Espiral Os alunos veem o mesmo assunto em diferentes níveis de profundidade e modos de representação (J.Bruner). Diversificam-se e tornam-se mais complexas as habilidades ao longo das séries. CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP

5

6 TEMAS /ANOS VIDA E AMBIENTE CIÊNCIA e TECNOLOGIA SER HUMANO E SAÚDE TERRA E UNIVERSO 6º -Meio Ambiente 1B (B) -Materiais do cotidiano e sistema produtivo 2B (Q) -Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental 3B (B) -Planeta Terra: características e estrutura 4B (F) 7º -Os seres vivos 2B (B) -A tecnologia e os seres vivos 3B (B,Q) -Saúde: um direito da cidadania 4B (B) -Olhando para o céu 1B (F) 8º -Manutenção de espécies 2B (B) -Energia do cotidiano e no sistema produtivo 4B (B,Q,F) -Manutenção do organismo 1B (B) -Planeta Terra e sua vizinhança cósmica 3B (F) 9º -Relações com o ambiente 3B (B,F) -Constituição, interações e transformações dos materiais - Usos tecnológicos das radiações 1B (Q,F) -Coordenação das funções orgânicas - Preservando o organismo 2B (B) TEMA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE 4B (Q,F) Currículo de Ciências

7 Currículo de Ciências da Natureza

8 CiênciasBiologiaFísicaQuímica Currículo de Ciências da Natureza

9 Concepção do Ensino cultura e vida em sociedade técnicas (setores de produção e serviços) dimensão filosófica CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA

10 Ciência TecnologiaSociedade Ambiente Concepção do Ensino Alfabetização Científica: CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Processo contínuo de construção do conhecimento Uma condição de cidadania

11 CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º e 7º ano Realidade imediata do aluno Vivências e percepções pessoais 8º e 9º ano Temáticas mais abrangentes Interpretações Ensino Médio Aprofundamento conceitual nas três disciplinas Promover conhecimento científico e tecnológico Concepção do Ensino

12 Atividades com participação ativa dos alunos; Temáticas contextualizadas; Complexidade dos conteúdos compatíveis com a faixa etária; Observações que envolvam percepções do mundo real, com participações e registros relevantes. CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Concepção do Ensino Para isso é preciso garantir em todas as etapas e em cada momento do processo de aprendizagem: Concepção do Ensino Para isso é preciso garantir em todas as etapas e em cada momento do processo de aprendizagem:

13 : Principais etapas do processo de aprendizagem : Representações sociais e as pré-concepçõesProblematização (desafio)Contextualização Busca de dados de forma diversificadaAprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito)Sistematização do conhecimentoAplicação do conhecimento em situações novas

14 São ideias ou imagens que concebemos mundo ou de alguma coisa; São ideias ou imagens que concebemos mundo ou de alguma coisa; Levantamento dos conhecimentos prévios. Levantamento dos conhecimentos prévios. Representações sociais e as pré-concepções Orientam as ações; Para o educador não falar sozinho. Importantes:

15 Ato de criar um determinado problema, uma situação. Problematização Desenvolver a capacidade de pensar do aluno.

16 É uma forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no tempo e no espaço, no universo em que está envolvido. Contextualização Envolver o aluno com situações úteis do cotidiano.

17 Pesquisas em internet, livro didático, dicionário; Experimentos, demonstrações. Pesquisas em internet, livro didático, dicionário; Experimentos, demonstrações. Pensando em outras estratégias... Busca de dados de forma diversificada

18 - Quando uma nova informação adquire significado (sentido): Ancoragem conceitos, idéias já existentes Em conceitos, idéias já existentes -Interação entre o novo conhecimento e o já existente Ambos se modificam Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito)

19 Sistematizar: ordenar, organizar. Fonte: Sistematizar: ordenar, organizar. Fonte: Sistematização do conhecimento

20 Aplicação do conhecimento em situações novas

21 Currículo de Ciências

22 Fundamentos para o ensino de Ciências Currículo de Ciências

23 4 Eixos temáticos: - Vida e ambiente - Ciência e Tecnologia - Ser humano e saúde - Terra e Universo Currículo de Ciências * Os mesmos temas básicos sugeridos pelos PCNS : Ciência e Tecnologia X Tecnologia e Sociedade Subtemas

24 Currículo de Ciências Eixos temáticos Subtemas Vida e ambiente Meio ambiente (5a série/6o ano) Os seres vivos (6a série/7o ano) Manutenção de espécies (7a série/8o ano) Relações com o ambiente (8a série/9o ano) Ciência e tecnologia Materiais do cotidiano e sistema produtivo (5a série/6o ano) A tecnologia e os seres vivos (6a série/7o ano) Energia no cotidiano e no sistema produtivo (7a série/8o ano) Constituição, interações e transformações dos materiais (8a série/9o ano) Usos tecnológicos das radiações (8a série/9o ano) Ser humano e saúde Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental (5a série/6o ano) Saúde: um direito da cidadania (6a série/7o ano) Manutenção do organismo (7a série/8o ano) Coordenação das funções orgânicas (8a série/9o ano) Preservando o organismo (8a série/9o ano) Terra e Universo Planeta Terra: características e estrutura (5a série/6o ano) Olhando para o céu (6a série/7o ano) Planeta Terra e sua vizinhança cósmica (7a série/8o ano) Sobre a organização dos conteúdos básicos:

25 Ao longo dos quatro anos propõem-se que sejam tratados os principais conceitos, de acordo com a prioridade dos assuntos e sua relevância quanto à serem: InteressantesFundamentaisPré-requisitosAtuais Currículo de Ciências Sobre a abrangência do conteúdo:

26 Orientações sobre os materiais de apoio – CP e CA: -As atividades do CA: O que eu aprendi Você aprendeu? Aprendendo a aprender Lição de casa Ampliando seus conhecimentos Para saber mais Currículo de Ciências Podem ter outro título no CP: é importante identificá-las e desenvolvê-las no momento adequado, inclusive ao compor a avaliação formativa;

27 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001 SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Currículo de Biologia. São Paulo: SE, REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001 SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Currículo de Biologia. São Paulo: SE, 2010.


Carregar ppt "Currículo de Ciências Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google