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Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores

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Apresentação em tema: "Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira de Carvalho

2 CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP
Documentos: Organizados em disciplinas

3 CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP
Currículo em Espiral ...

4 CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP
Princípio do Currículo em Espiral Os alunos veem o mesmo assunto em diferentes níveis de profundidade e modos de representação (J.Bruner). Diversificam-se e tornam-se mais complexas as habilidades ao longo das séries.

5

6 TEMA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Currículo de Ciências TEMAS /ANOS VIDA E AMBIENTE CIÊNCIA e TECNOLOGIA SER HUMANO E SAÚDE TERRA E UNIVERSO Meio Ambiente 1B (B) Materiais do cotidiano e sistema produtivo 2B (Q) Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental 3B (B) Planeta Terra: características e estrutura 4B (F) Os seres vivos 2B (B) A tecnologia e os seres vivos 3B (B,Q) Saúde: um direito da cidadania 4B (B) Olhando para o céu 1B (F) Manutenção de espécies Energia do cotidiano e no sistema produtivo 4B (B,Q,F) Manutenção do organismo 1B (B) Planeta Terra e sua vizinhança cósmica 3B (F) Relações com o ambiente 3B (B,F) Constituição, interações e transformações dos materiais Usos tecnológicos das radiações 1B (Q,F) Coordenação das funções orgânicas Preservando o organismo 2B (B) TEMA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE 4B (Q,F)

7 Currículo de Ciências da Natureza

8 Currículo de Ciências da Natureza
Biologia Física Química

9 CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA
Concepção do Ensino cultura e vida em sociedade técnicas (setores de produção e serviços) dimensão filosófica

10 CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA
Concepção do Ensino Alfabetização Científica: Ciência Tecnologia Sociedade Ambiente Processo contínuo de construção do conhecimento Uma condição de cidadania

11 CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA
Concepção do Ensino 6º e 7º ano Realidade imediata do aluno Vivências e percepções pessoais 8º e 9º ano Temáticas mais abrangentes Interpretações Ensino Médio Aprofundamento conceitual nas três disciplinas Promover conhecimento científico e tecnológico

12 CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA
Concepção do Ensino Para isso é preciso garantir em todas as etapas e em cada momento do processo de aprendizagem: Atividades com participação ativa dos alunos; Temáticas contextualizadas; Complexidade dos conteúdos compatíveis com a faixa etária; Observações que envolvam percepções do mundo real, com participações e registros relevantes.

13 Principais etapas do processo de aprendizagem:
Representações sociais e as pré-concepções Problematização (desafio) Contextualização Busca de dados de forma diversificada Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito) Sistematização do conhecimento Aplicação do conhecimento em situações novas

14 Representações sociais e as pré-concepções
São ideias ou imagens que concebemos mundo ou de alguma coisa; Levantamento dos conhecimentos prévios. Importantes: Orientam as ações; Para o educador não falar sozinho.

15 Desenvolver a capacidade de pensar do aluno.
Problematização Ato de criar um determinado problema, uma situação. Desenvolver a capacidade de pensar do aluno.

16 Envolver o aluno com situações úteis do cotidiano.
Contextualização É uma forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no tempo e no espaço, no universo em que está envolvido. Envolver o aluno com situações úteis do cotidiano.

17 Pesquisas em internet, livro didático, dicionário;
Busca de dados de forma diversificada Pesquisas em internet, livro didático, dicionário; Experimentos, demonstrações. Pensando em outras estratégias...

18 Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito)
- Quando uma nova informação adquire significado (sentido): Ancoragem Em conceitos, idéias já existentes Interação entre o novo conhecimento e o já existente Ambos se modificam

19 Sistematizar: ordenar, organizar.
Sistematização do conhecimento Sistematizar: ordenar, organizar. Fonte:

20 Aplicação do conhecimento em situações novas

21 Currículo de Ciências

22 Fundamentos para o ensino de Ciências
Currículo de Ciências Fundamentos para o ensino de Ciências

23 Currículo de Ciências 4 Eixos temáticos: - Vida e ambiente
Ciência e Tecnologia Ser humano e saúde Terra e Universo Subtemas * Os mesmos temas básicos sugeridos pelos PCNS : Ciência e Tecnologia X Tecnologia e Sociedade

24 Currículo de Ciências Sobre a organização dos conteúdos básicos: Eixos
temáticos Subtemas Vida e ambiente Meio ambiente (5a série/6o ano) Os seres vivos (6a série/7o ano) Manutenção de espécies (7a série/8o ano) Relações com o ambiente (8a série/9o ano) Ciência e tecnologia Materiais do cotidiano e sistema produtivo (5a série/6o ano) A tecnologia e os seres vivos (6a série/7o ano) Energia no cotidiano e no sistema produtivo (7a série/8o ano) Constituição, interações e transformações dos materiais (8a série/9o ano) Usos tecnológicos das radiações (8a série/9o ano) Ser humano e saúde Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental (5a série/6o ano) Saúde: um direito da cidadania (6a série/7o ano) Manutenção do organismo (7a série/8o ano) Coordenação das funções orgânicas (8a série/9o ano) Preservando o organismo (8a série/9o ano) Terra e Universo Planeta Terra: características e estrutura (5a série/6o ano) Olhando para o céu (6a série/7o ano) Planeta Terra e sua vizinhança cósmica (7a série/8o ano)

25 Currículo de Ciências Sobre a abrangência do conteúdo:
Ao longo dos quatro anos propõem-se que sejam tratados os principais conceitos, de acordo com a prioridade dos assuntos e sua relevância quanto à serem: Interessantes Fundamentais Pré-requisitos Atuais

26 Currículo de Ciências Orientações sobre os materiais de apoio – CP e CA: As atividades do CA: “O que eu aprendi” “Você aprendeu?” “Aprendendo a aprender” “Lição de casa” “Ampliando seus conhecimentos” “Para saber mais” Podem ter outro título no CP: é importante identificá-las e desenvolvê-las no momento adequado, inclusive ao compor a avaliação formativa;

27 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001 SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Currículo de Biologia. São Paulo: SE, 2010.


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