A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012 O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012 O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012 O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação sociocultural FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

2 Módulo Didático Assunto geral: Eletricidade Tema do Módulo: Eletricidade Número de aulas previstas: 4 horas-aula

3 Objetivos Criar uma atividade que fizesse com que alunos das séries iniciais desenvolvessem, de maneira mais precoce, interesse em aprender conteúdos de Física. Identificar o significado das inscrições em pilhas, lâmpadas e baterias; Debater com os estudantes sobre o funcionamento dos brinquedos que utilizam pilhas e baterias; Demonstrar o funcionamento da instalação elétrica nas residências. Utilizar um objeto de aprendizagem para estudar como funciona um circuito elétrico.

4 Fundamentação Teórica -Aprendizagem Significativa de Ausubel. -Teoria construtivista de Vygotsky. -Três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov. -Halliday, Resnick, Walker.

5 1 a Aula Apresentação do Questionário Inicial e desenvolvimento da leitura das Histórias em Quadrinhos Aplicar o questionário inicial. Entregar as histórias em quadrinhos para os alunos organizados em grupos e deixar que leiam e comentem com os colegas. Apresentação dos grupos contando as suas próprias histórias. Entrega do questionário para os pais.

6 Questionário inicial 1) Explique com as suas palavras o que é eletricidade? Você pode utilizar um desenho para deixar mais clara a sua explicação. 2) Onde você utiliza a eletricidade no seu dia a dia? Cite alguns exemplos. 3) Você costuma utilizar o computador com frequência? Se sim, o que você costuma fazer nele?

7 Histórias em quadrinhos

8

9 Questionário para os pais

10 2 a Aula Manusear os objetos trazidos de casa (em grupo de até 5 alunos) como pilhas, baterias, brinquedos, lâmpadas e outros objetos com o intuito de identificar constantes como resistência elétrica, voltagem, corrente elétrica e potência elétrica e deverão preencher a tabela 1.

11 Tabela 1 Preencha a tabela abaixo, utilizando os dados encontrados nas lâmpadas, pilhas, baterias e brinquedos utilizados em sala de aula.

12 3 a Aula 1)Demonstração de um circuito elétrico montado em série e outro em paralelo para os alunos perceberem qual a relação com os circuitos elétricos de suas residências. 2)Solicitar aos alunos que produzam a sua própria história em quadrinhos sobre o tema eletricidade. 3)Retomar as questões da problematização inicial.

13 Quadrinhos Utilizando os conceitos estudados nos encontros anteriores, escreva você mesmo, uma história em quadrinhos nos espaços abaixo

14 4 a Aula 1)Realizar a atividade proposta utilizando um Objeto de Aprendizagem do tipo simulação. Disponível em cuit-construction-kit-ac-virtual-lab. 2)Retomar as questões da problematização inicial.

15 Atividade inicial

16 Atividade livre

17 Referências bibliográficas ANDRÉ, M. E. D. A.; LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva, Tradução de Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, BRASIL (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n o 9394, de 20 de dezembro de Brasília, MEC, BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasilia: Ministério da Educação Média e Tecnológica, p. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza Matemática e suas Tecnologias. Vol 2. Brasilia: Minitério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006, 135p. BULEGON, A. M. Potencialidade dos experimentos na aprendizagem significativa dos conceitos físicos de hidrostática. Dissertação de Mestrado. Santa Maria, RS/BRA: Curso de mestrado profissionalizando em Ensino de Física, Centro Universitário Franciscano. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção magistério. 2º grau. Série geral. São Paulo: Cortez, 1991.

18 DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; Pernambuco, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, HALLIDAY. RESNICK. WALKER. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo. Vol 3. 4 a ed. Livros técnicos e científicos S.A LDB - Lei de Diretrizes e Base, Lei Federal nº , 20 de dezembro de MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília:Editora Universidade de Brasília, 1999a. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais & diagramas V. Porto Alegre: Ed. do autor, REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 20 a ed. Editora Vozes, VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6 a ed. Martins Fontes, 1998.


Carregar ppt "Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012 O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google