A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação sociocultural Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012

2 Módulo Didático Assunto geral: Eletricidade Tema do Módulo: Eletricidade Número de aulas previstas: 4 horas-aula

3 Objetivos Criar uma atividade que fizesse com que alunos das séries iniciais desenvolvessem, de maneira mais precoce, interesse em aprender conteúdos de Física. Identificar o significado das inscrições em pilhas, lâmpadas e baterias; Debater com os estudantes sobre o funcionamento dos brinquedos que utilizam pilhas e baterias; Demonstrar o funcionamento da instalação elétrica nas residências. Utilizar um objeto de aprendizagem para estudar como funciona um circuito elétrico.

4 Fundamentação Teórica
Aprendizagem Significativa de Ausubel. Teoria construtivista de Vygotsky. Três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov. Halliday, Resnick, Walker.

5 1a Aula Apresentação do Questionário Inicial e desenvolvimento da leitura das Histórias em Quadrinhos Aplicar o questionário inicial. Entregar as histórias em quadrinhos para os alunos organizados em grupos e deixar que leiam e comentem com os colegas. Apresentação dos grupos contando as suas próprias histórias. Entrega do questionário para os pais.

6 Questionário inicial 1) Explique com as suas palavras o que é eletricidade? Você pode utilizar um desenho para deixar mais clara a sua explicação. 2) Onde você utiliza a eletricidade no seu dia a dia? Cite alguns exemplos. 3) Você costuma utilizar o computador com frequência? Se sim, o que você costuma fazer nele?

7 Histórias em quadrinhos

8

9 Questionário para os pais

10 2a Aula Manusear os objetos trazidos de casa (em grupo de até 5 alunos) como pilhas, baterias, brinquedos, lâmpadas e outros objetos com o intuito de identificar constantes como resistência elétrica, voltagem, corrente elétrica e potência elétrica e deverão preencher a tabela 1.

11 Tabela 1 Preencha a tabela abaixo, utilizando os dados encontrados nas lâmpadas, pilhas, baterias e brinquedos utilizados em sala de aula.

12 3a Aula Demonstração de um circuito elétrico montado em série e outro em paralelo para os alunos perceberem qual a relação com os circuitos elétricos de suas residências. Solicitar aos alunos que produzam a sua própria história em quadrinhos sobre o tema eletricidade. Retomar as questões da problematização inicial.

13 Quadrinhos Utilizando os conceitos estudados nos encontros anteriores, escreva você mesmo, uma história em quadrinhos nos espaços abaixo

14 4a Aula Realizar a atividade proposta utilizando um Objeto de Aprendizagem do tipo simulação. Disponível em Retomar as questões da problematização inicial.

15 Atividade inicial

16 Atividade livre

17 Referências bibliográficas
ANDRÉ, M. E. D. A.; LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva, Tradução de Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BRASIL (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de Brasília, MEC, 1996. BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasilia: Ministério da Educação Média e Tecnológica, p. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza Matemática e suas Tecnologias. Vol 2. Brasilia: Minitério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006, 135p. BULEGON, A. M. Potencialidade dos experimentos na aprendizagem significativa dos conceitos físicos de hidrostática. Dissertação de Mestrado. Santa Maria, RS/BRA: Curso de mestrado profissionalizando em Ensino de Física, Centro Universitário Franciscano. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção magistério. 2º grau. Série geral. São Paulo: Cortez, 1991.

18 DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A. ; Pernambuco, M. M
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; Pernambuco, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, HALLIDAY. RESNICK. WALKER. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo. Vol 3. 4a ed. Livros técnicos e científicos S.A LDB - Lei de Diretrizes e Base, Lei Federal nº , 20 de dezembro de MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília:Editora Universidade de Brasília, 1999a. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais & diagramas V. Porto Alegre: Ed. do autor, REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 20a ed. Editora Vozes, VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6a ed. Martins Fontes, 1998.


Carregar ppt "Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google