A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Numéricos Sistemas Numéricos de Interesse 1.Decimal – Base 10, 10 algarismos distintos (0 a 9); 2.Binário – Base 2, 2 algarismos distintos (0.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Numéricos Sistemas Numéricos de Interesse 1.Decimal – Base 10, 10 algarismos distintos (0 a 9); 2.Binário – Base 2, 2 algarismos distintos (0."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Numéricos Sistemas Numéricos de Interesse 1.Decimal – Base 10, 10 algarismos distintos (0 a 9); 2.Binário – Base 2, 2 algarismos distintos (0 e 1); 3.Hexadecimal – Base 16, 16 algarismos distintos (0 a 9, A a F).

2 Sistemas Numéricos Respeitam a todas as propriedades e operações da álgebra; São utilizados para o processamento de tarefas de cálculo, endereçamento de memória, caracterização de dados (imagem, som) dentre outras aplicações.

3 Códigos Binários São arranjos compostos pelos dígitos binários 0 e 1 para representação de dados; Não obrigatoriamente respeitam as propriedades algébricas, como os sistemas numéricos; São normalmente empregados para simplificar o hardware necessário nas interfaces homem-máquina; Também são utilizados com o objetivo de redução da margem de erro na codificação de informações.

4 Código BCD (Binary Coded Decimal) É obtido pela conversão de cada algarismo decimal de um número pelo seu equivalente valor binário com 4 bits. Exemplo:

5 Código Excesso-3 É similar ao BCD, porém antes da conversão para binário o algarismo decimal é acrescido de 3 unidades. Exemplo:

6 Código Gray Pertence à classe de códigos denominados de variação mínima, pois somente um bit muda entre valores subsequentes; Não aplicado a operações aritméticas, mais adequado a sistemas de controle digital para eliminar o problema de corrida na mudança de bits.

7 Código Gray

8 Código Gray Regra do Espelho

9 Código ASCII American Standard Code for Information Interchange Um código alfanumérico deve representar no mínimo 26 letras maiúsculas e minúsculas, 10 algarismos, pontos de pontuação, caracteres especiais; ASCII é um código alfanumérico de 7 bits podendo então representar 128 caracteres distintos (centrado na língua inglesa); UNICODE é um código alfanumérico de 16 bits, podendo representar caracteres (contempla diversos idiomas).

10 Uso da paridade para detecção de falhas na comunicação de dados O bit paridade é utilizado para que se possa verificar se houve falha na comunicação de dados entre duas unidades processadoras; Para paridade par, o bit paridade é gerado de modo a tornar par a quantidade de bits iguais a 1 transmitidos, sendo considerados os bits do dado e o bit paridade; Para paridade ímpar, o bit paridade é gerado de modo a tornar ímpar a quantidade de bits iguais a 1 transmitidos.

11 Falha no método da paridade O método de uso da paridade para detecção de falhas na comunicação, possui a vulnerabilidade de não detectar falhas caso, uma quantidade par de bits mudar de estado;

12 Geração do bit paridade d2d1d0Pp d2d1d0Pi Pp – Paridade par Pi – Paridade ímpar

13 Detecção de erro na recepção d2d1d0PpErro


Carregar ppt "Sistemas Numéricos Sistemas Numéricos de Interesse 1.Decimal – Base 10, 10 algarismos distintos (0 a 9); 2.Binário – Base 2, 2 algarismos distintos (0."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google