A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2010/2011 9.º ano! E AGORA? E AGORA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2010/2011 9.º ano! E AGORA? E AGORA?"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2010/ º ano! E AGORA? E AGORA?

2 Sistema Educativo Português

3 Ensino Secundário Escola Secundária Inês de Castro CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSOS PROFISSIONAIS

4 Cursos científico-humanístico Cursos profissionais Ensino Superior Mercado de trabalho Valorizam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão Procuram dar uma preparação sólida em determinadas disciplinas, específicas de cada curso, que permitam uma boa base de conhecimentos para depois continuar a aprofundar e a investigar no ensino superior. 3 anos A conclusão dos cursos depende da aprovação em todas as disciplinas e da realização de exames nacionais A conclusão dos cursos depende da aprovação em todas as disciplinas e da realização de Estágio e Prova de Aptidão Profissional Conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação Conferem dupla certificação: diploma de conclusão do nível secundário e certificado de qualificação profissional nível 4

5 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias ArtesVisuais Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas

6 Ciências e Tecnologias Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português222 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 22- Filosofia22- Educação Física222 Específica Matemática A333 Opções (b) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva 3,5 3 3, Opções (c) Biologia Física Química Geologia --3,5 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Filosofia A (e) Geografia C Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) Psicologia B (e) --3 Área de Projecto (f) --2 Educação Moral e Religiosa (g) (1) Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Medicina, Medicina Dent á ria, Fisioterapia, Farm á cia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Inform á tica, Biologia, Qu í mica, Matem á tica, Energia e Ambiente, Educa ç ão F í sica e Desporto, etc...

7 Ciências Socioeconómicas Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português222 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 22- Filosofia22- Educação Física222 Específica Matemática A333 Opções (b) Economia A Geografia A História B Opções (c) Economia C Geografia C Sociologia --3 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Filosofia A (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) * Psicologia B (e) --3 Área de Projecto (f) --2 Educação Moral e Religiosa (g) (1) Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Economia, Gestão de empresas, Turismo, Contabilidade, Administração, Informática de gestão, etc...

8 ArtesVisuais Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português222 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 22- Filosofia22- Educação Física222 Específica Desenho A3,5 Opções (b) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes Opções (c) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias --3,5 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Filosofia A (e) Geografia C (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e) * Psicologia B (e) --3 Área de Projecto (f) --2 Educação Moral e Religiosa (g) (1) Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Arquitectura, Design, Belas Artes, Design Gráfico, Design de Moda, Multimédia, Publicidade, etc...

9 Línguas e Humanidades Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º11.º12.º Geral Português222 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 22- Filosofia22- Educação Física222 Específica História A333 Opções (b) Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais 3 3, , Opções (c) Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III (*) Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia --3 Opções (d) Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Grego (e) --3 Área de Projecto (f)--2 Educação Moral e Religiosa (g)(1) Orientado para o acesso aos cursos superiores de: Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais, Turismo e Desenvolvimento, Direito, Antropologia, Arqueologia, etc...

10 CURSOS PROFISSIONAIS Técnico Auxiliar de Saúde Técnico de Restauração Técnico Multimédia Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Técnico de Vitrinismo Técnico de Turismo Téc. de Proc. e Cont. da Qual. Alimentar

11 Técnico Auxiliar de Saúde O Técnico de Auxiliar de Saúde é um profissional apto a auxiliar na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades de saúde, sob orientação do profissional de saúde. Pode desenvolver as suas funções hospitais públicos e privados, centros de saúde, consultórios médicos, clinicas e outros estabelecimentos de saúde; centros da terceira idade e lares, institutos de estética, IPSSs, Domicílio.

12 Técnico de Restauração O Técnico de Restaurante/Bar, de acordo com as normas de higiene e segurança alimentar, planifica, dirige e efectua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão. Pode desenvolver a actividade profissional em cantinas e bares de instituições públicas e privadas, empresas de catering, restaurantes, bares e estabelecimentos do sector hoteleiro.

13 Técnico Multimédia O Técnico de Multimédia concebe e desenvolve sistemas e produtos multimédia através da criação de ecrãs em 2D e 3D e da captação, digitalização, tratamento e integração de sons e imagens, tendo em vista soluções de informação e comunicação. Pode desenvolver as suas funções em empresas de design, publicidade e produtoras de audiovisuais.

14 Técnico de Gestão Desportiva O Técnico de Gestão Desportiva efectua ou colabora no planeamento, na organização e no desenvolvimento de actividades e eventos desportivos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes. Pode desenvolver a actividade profissional em clubes e associações desportivas, ginásios e academias de fitness, autarquias, escolas de formação desportiva, instituições sociais com actividades desportivas e de lazer para idosos, jovens e crianças.

15 O Técnico de Vitrinismo concebe, organiza e executa a exposição e decoração de espaços comerciais, stands de feiras e eventos, com o objectivo de promover a imagem e o potencial dos produtos e serviços, garantindo a optimização da atractividade e rentabilidade desse espaço. Pode desenvolver a sua actividade profissional em empresas de publicidade, empresas especializadas em mobiliário de rua, gabinetes de design e espaços comerciais Técnico de Vitrinismo

16 Técnico de Turismo O Técnico de Turismo executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas. Pode desempenhar as suas funções em empresas e empreendimentos turísticos e hoteleiros, câmaras municipais, museus, companhias aéreas, operadores turísticos e agências de viagens.

17 Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar O Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar coordena, organiza e executa operações relativas ao processamento dos produtos alimentares. Aplica técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, respeitando condições legais, sanitárias e nutricionais. Pode trabalhar em empresas fabricantes de produtos alimentares e laboratórios de controlo de qualidade alimentar.

18 9.º ano! E AGORA? E AGORA?

19 Antes de fazer uma escolha é fundamental saber o que se quer e para isso há que recordar e avaliar tudo o que se fez, pensar no que se gosta, no que se sabe fazer bem, no que é importante, no que se aprende com facilidade, nas tarefas que se realizam com entusiasmo. (Manual de Exploração Vocacional, ANQ, Maio 2009)

20 « Orientar é guiar, esse é o papel dos pais e encarregados de educação… Orientar não significa escolher pelo seu filho… É estar presente, é motivar, é realçar os aspectos positivos, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e reflectida.»

21 Orientação Escolar e Profissional Espaço de Atendimento Horário: Segunda-feira das 10:00 às 12:00 Quarta-feira das 14:00 às 16:00 Sala B 1.04 Serviços Técnico-Pedagógicos


Carregar ppt "Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2010/2011 9.º ano! E AGORA? E AGORA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google