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Tópico 3: Como Inserir Fórmulas – Parte II Informática Básica.

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1 Tópico 3: Como Inserir Fórmulas – Parte II Informática Básica

2 5 Para trabalhar com uma média que utiliza pesos diferentes, a fórmula utilizada é um pouco mais complexa que a anterior, devendo-se informar os pesos específicos de cada elemento que será calculado. 6. No exemplo acima (que é o mesmo utilizado no cálculo final da sua nota), está informado que a média das atividades tem peso 4 na média final, e a Nota 4 tem peso 6. Assim a fórmula utiliza o endereço das células utilizadas, com seus respectivos pesos. 7. A divisão pelo número dez na fórmula, equilibra os pesos atribuídos, resultando na média final. Se utilizássemos uma multiplicação por 40 ou 60, bastaria dividir todo o resultado por 100.

3 Atenção 8 Para buscar valores em outras planilhas, verifique o endereço do resultado que você deseja transferir. Você terá que inserir o endereço da célula e também da planilha onde está o número a ser transferido. Neste caso, queremos obter a média do semestre dos alunos a partir da média final de cada disciplina. Buscamos então, a média final nas planilhas de Direito e Economia. Atenção porque as fórmulas são diferentes nos dois programas, Excel e Calc. EXCEL: =ECONOMIA!G2 CALC: =$ECONOMIA.G2

4 9 Para aprender a aplicar as fórmulas e mesmo elaborar a mais adequada para o seu trabalho, nada melhor do que aprender fazendo. A planilha ao lado é uma proposta de formação de preços de um curso da Capacitação para os Cabistas da Telemar. Você poderá copiar o arquivo que está disponível neste tópico e descobrir como as fórmulas foram trabalhadas nele. São formulas muito simples e você não terá dificuldade em trabalhar com esta planilha. Vamos supor que o setor de Recursos Humanos recusou a sua proposta inicial e solicitou algumas modificações no preço final, com aumento da demanda para 700 participantes. Descubra o preço final que será aceito pela empresa, considerando os seguintes itens:

5 Você poderá alterar os valores absolutos da planilha, mas cuidado com a alteração das fórmulas. Para cada 100 alunos, são utilizadas 20 horas/aula do professor; A coordenação tem o dobro de horas do professor e a supervisão, metade das horas do professor; O fornecedor do material didático fará um desconto de 20% nas compras acima de 500 unidades; Não serão cobradas comissões nesta planilha; Não poderão ser alterados os percentuais de impostos, encargos, o valor da hora aula e a margem de lucro; Ao chegar ao valor final do custo-aluno, você deverá marcar a opção correta no questionário disponível no ambiente; Para realizar as alterações e chegar ao preço final, você deverá descobrir as relações entre os quantitativos das células e as fórmulas utilizadas. Este é o desafio! Bom trabalho!


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