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Nuba Rodrigues Princigalli

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Apresentação em tema: "Nuba Rodrigues Princigalli"— Transcrição da apresentação:

1 Nuba Rodrigues Princigalli
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Seminários de Engenharia de Usabilidade Tópicos de Ciencia de Computacao /1   The purpose of computing is insight, not number. Richard Hamming   Nuba Rodrigues Princigalli

2 Fabricantes analisados:
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Fabricantes analisados: Native Instruments is the world's leading manufacturer of software synthesizers for personal computers and a strong brand in the field of music and audio software. Founded in 1996, it was one of the first companies to use the possibilities of real- time sound synthesis on Macintosh and Windows platforms. 1

3 Fabricantes analisados:
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Fabricantes analisados: Propellerhead Software was founded in 1994 and has rapidly grown from a background technology resource into one of the leading forces in music and audio software. This company is committed to putting previously expensive audio hardware technology within the reach of every musician. 1

4 Estados da Ação – Princípios de Design
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Estados da Ação – Princípios de Design Vimos ao longo do curso o seguinte ciclo, onde supõe- se que o objetivo é conhecido, e previsível. 1

5 Estados da Ação de Criação
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Estados da Ação de Criação Quando o objetivo é incerto, ou determinado sem precisão, ele é contruído ao longo de interações sucessivas. 1

6 Eventos e a noção de Erro
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Eventos e a noção de Erro Durante uma atividade de Criação ocorrem eventos, cuja avaliação pode ser positiva (feedback positivo) ou negativa (feedback negativo). Não é raro que o autor se surpreenda com um efeito não-calculado de sua ação, e o chame de ‘sorte’ ou ‘azar’ de acordo com sua avaliação. A produção artística é um experimento, uma investigação. O autor pode ou não ficar satisfeito, o que não significa que algo deu errado ou não. 1

7 Novo perfil para a diretriz de usabilidade: Prevenção de Erros
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Novo perfil para a diretriz de usabilidade: Prevenção de Erros Sugestões de recursos para a prevenção de Erros em software que suportem o trabalho criativo: Experimentos devem ser reversíveis total ou parcialmente. Múltiplos níveis de Undo (com default = infinito) Capacidade de administrar versões do trabalho em diferentes estados Possibilidade de rever histórico de ações e reverter à um determinado momento Confirmar decisões que possam ocasionar o não- salvamento de trabalho realizado 1

8 Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical
Prevenção de Erros O sistema deve se comportar da forma mais estável e previsível possível: Pela construção de objetivos em ‘tempo-real’, o músico que perde um arranjo que estava construindo no momento do CRASH tende a ser menos tolerante do que um contador ou um digitador que podem recomeçar e retornar ao mesmo ponto se quiser. 1

9 Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical
Prevenção de Erros Caetano Veloso: “O melhor verso é o que não podemos recordar”. Ou seja: se o seu software “sumir” com a obra de um artista, ela provavelmente será recordada como uma das melhores que ele tenha produzido, o que é um ‘efeito colateral’ de: Ter tido o êxtase da experiência criadora; mas Ter sido impedido, por terceiros (o sistema) de avaliar sua criação, momento no qual reconsideraria o mérito, a adequação, e outros atributos da sua criatura. Enfim: defeitos e qualidades. 1

10 Suscinta Análise de Contexto
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Suscinta Análise de Contexto O artista é um profissional em constante busca por melhores realizações estéticas. Por isso, ele busca cercar-se de elementos que possam contribuir para seu conforto e sua inspiração, e que ajudem a construir sua `imagem`, seu ‘estilo’. O Mercado, a Sociedade, demandam ‘personalidade’, ‘estilo’, ‘imagem’, ‘caráter’ do músico. E ele, pressionado, também passa essa demanda adiante. Ignorar esse característica do artista é um erro catastrófico para uma empresa que o tenha como público-alvo.

11 Estilo, Caráter, Personalidade, Estilo…
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Estilo, Caráter, Personalidade, Estilo… Um instrumentista punk que joga a guitarra no chão e usa roupas rasgadas. Um virtuoso impecável – instrumento idem

12 Estilo, Caráter, Personalidade, Estilo…
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Estilo, Caráter, Personalidade, Estilo… Beethoven andava descalço na neve buscando inspiração. Chopin dormia com travesseiros e colchões de pluma e cetim Ludwig van Beethoven ( ) 1 1

13 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina Problemas que não podem ser ignorados: O acesso a instrumentos e equipamentos é na maioria das vezes impossível – limitações sociais, econômicas e/ou culturais. Muitas vezes os recursos de interação com o computador intimidam musicos usuários de tecnologias tradicionais (excesso de botões e teclas), ao mesmo tempo em que frustram usuários mais avançados (falta de meios mais flexíveis, menos discretas e mais precisas de interação, adequadas à linguagem). 1

14 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina Se o músico não pode comprar o HARDWARE- sintetizador, efeitos, mesas de mixagem, etc - mas pode comprar um computador pessoal, forneça a ele o SOFTWARE que emule esse HARDWARE. 1

15 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina Limitação: Para simular os componentes de um sintetizador, filtro de efeitos, etc. é preciso uma máquina bastante robusta, potente. Nesse sentido, o músico contemporâneo é muito grato à Lei de Moore. 1990: 386/32Hz, HD 20MB, s/co-processador matemático: ~ U$ 6.000 2003: Pentium4/2GHzm HD 120 GB: ~ R$ 6.000 1

16 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina Ainda assim, formas tradicionais de interação com o computador deixam muito a desejar, frente ao que é possível com os equipamentos tradicionais: faltam ‘faders’, ‘knobs’, ‘switchs’ aos quais o músico tradicional tem acesso. A solução: utilizando MIDI, foi possível fornecer ao usuário apenas a casca: os ‘faders’, ‘knobs’, ‘switchs’, em comunicação direta com o software, no computador. MIDI é uma arquitetura de instruções para a execução musical mundialmente usado, presente em praticamente todas as placas de som, teclados e sintetizadores. 1

17 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina 1

18 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina 1

19 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina 1

20 Interação Músico/Máquina
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Interação Músico/Máquina NI TRACKTOR + FinalScratch: Mac, Windows e Linux 1

21 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais

22 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais

23 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais

24 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais

25 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais

26 Equipamentos Tradicionais
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Equipamentos Tradicionais Não é raro que músicos profissionais tenham que transportar toneladas de equipamentos para suas apresentações

27 Screenshots de Interfaces Gráficas
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Screenshots de Interfaces Gráficas 1

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54 Usuários Rick Wakeman, Yes, The English Rock Ensemble
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Usuários Rick Wakeman, Yes, The English Rock Ensemble Rob Harris, Jamiroquai Tony Banks, Genesis Depeche Mode Richard Kruspe- Bernstein, Rammstein Traffic Björk Madonna Eric Clapton Orbital Timo Maas Chemical Brothers Underworld Spencer Davis Joni Mitchell Alanis Morrissette Britney Spears Groove Armada Way Out West 'N Sync Bruce Springsteen Blind Faith Nine Inch Nails Paul McCartney Bob Dylan Rolling Stones Bon Jovi Sting Ray Charles Otto Lenine

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60 NI e Propellerhead no Setor
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical NI e Propellerhead no Setor Crescimento acelerado : NI de 3 para 60 empregados em 6 anos, e escritório em Sillicon Valley. Qualidade reconhecida em revistas do ramo e por personalidades. “Unique, friendly, intuitive” são os adjetivos mais asocciados às suas GUIs. Awards em feiras de Software e Hardware do Setor. Exemplos: “Melhor Software do Ano”, “Melhor Sintetizador do Ano”, etc.

61 Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical
Sobre o Setor Diversas outras empresas também participaram de forma substancial para a evolução do setor, mas não foram incluídas nesse estudo por limitações de tempo e espaço. Algumas, mais conhecidas: Cakewalk Roland Creamware Sonic Syndicate Spark Massiva Digidesign SonicFoundry Waldorf Celemony Korg Steinberg ProTools Emagic Visiosonic WaveArts

62 Monções para o Desenvolvedor
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Monções para o Desenvolvedor Procure identificar em sua análise de contexto se os usuários focais de seu software tem alguma bagagem social/cultural que possa ser explorada e enriquecer as formas de interação com o sistema. Think out of the box: NI, Propellerhead, e outras pequenas, se tornaram líderes de mercado com uma atuação competente, criativa e diferenciada, investindo estrategicamente onde empresas sólidas e estabelecidas do setor descuidaram: GUI.

63 Monções para o Desenvolvedor
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Monções para o Desenvolvedor NI, Propellerhead e Steinberg puxaram atrás de si o avanço tecnológico do setor, ao permitir o controle de seus Software por hardware, aproveitando os anos de antecedência, propagação e experiência do MIDI, e fornecendo ao usuário elementos de interação diferenciados. Procure apreveitar de forma criativa o que já existe disponível de forma barata e difundida.

64 Monções para o Desenvolvedor
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Monções para o Desenvolvedor É preciso abandonarmos preconceitos relativos ao invstimento em GUI. Real man NERD WIMP

65 Monções para o Desenvolvedor
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Monções para o Desenvolvedor O desenvolvedor atento à usabilidade deve ponderar sua aplicação de forma crítica. Não é trivial concluir que músicos profissionais apreciam e prestigiam Software com características que comumente são produzidas para o público infantil ou adolescente. Interfaces colorida Fontes especiais Painéis imitando LCDs Texturas de materiais LEDs (luzinhas) Botões em relevo Fios com cor e massa

66 Referências NativeInstruments www.nativeinstruments.de
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Referências NativeInstruments Propellerheads Material do curso Engenharia de Usabilidade Experiência própria Imagens

67 Trials, Press Releases, etc.
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Trials, Press Releases, etc. Cerca de 500 MB em Press Releases e Trials oferecidos em Agosto/03 por Native Instruments Propellerhead Cakewalk Steinberg estão compilados em um CD, caso haja interesse entre em contato.

68 Contato Nuba Rodrigues Princigalli
Estudo de Caso - Interface de Software para Criação, Masterização e Performance Musical Contato Nuba Rodrigues Princigalli Bacharelando em Matemática Computacional


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