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1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.

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1 1 FAMÍLIA HISTÓRICO.

2 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE PRIVADA. 1º Cenário Antiguidade

3 3 A FAMÍLIA EXISTENTE NA IDADE MÉDIA SÉCULOS XIV E XV ESTÁ IMPREGNADA DE AÇÕES PÚBLICAS. HÁ UMA EXTERIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DA VIDA. 2º Cenário Idade Média

4 4 MAS DE FATO ATÉ O FIM DO SÉCULO XVII, NINGUÉM FICAVA SOZINHO. A DENSIDADE SOCIAL PROIBIA O ISOLAMENTO E AQUELES QUE CONSEGUIAM SE FECHAR NUM QUARTO POR ALGUM TEMPO, ERAM VISTOS COMO FIGURAS EXCEPCIONAIS: RELAÇÕES ENTRE PARES, RELAÇÕES ENTRE PESSOAS DA MESMA CONDIÇÃO, MAS DEPENDENTES UMAS DAS OUTRAS, RELAÇÕES ENTRE SENHORES E CRIADOS - ESTAS RELAÇÕES DE TODAS AS HORAS E DE TODOS OS DIAS JAMAIS DEIXAVAM UM HOMEM SOZINHO. ESSA SOCIABILIDADE DURANTE MUITO TEMPO SE HAVIA OPOSTO À FORMAÇÃO DO SENTIMENTO FAMILIAR, POIS NÃO HAVIA INTIMIDADE. (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.264)

5 5 NO FIM DO SÉCULO XVI E DURANTE O SÉCULO XVII VAI SURGIR UM NOVO SENTIMENTO DE FAMÍLIA QUE VEM ACOMPANHADO DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO ÁS CRIANÇAS. A CRIANÇA TORNOU-SE UM ELEMENTO INDISPENSÁVEL DA VIDA COTIDIANA, E OS ADULTOS PASSARAM A SE PREOCUPAR COM SUA EDUCAÇÃO, CARREIRA E FUTURO (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.270) 2º Cenário Idade Média

6 6 NO SÉCULO XVIII A FAMÍLIA MODERNA, AO CONTRÁRIO, SEPARA-SE DO MUNDO E OPÕE À SOCIEDADE O GRUPO SOLITÁRIO DOS PAIS E FILHOS. TODA ENERGIA DO GRUPO É CONSUMIDA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, CADA UMA EM PARTICULAR, E SEM NENHUMA AMBIÇÃO COLETIVA: AS CRIANÇAS MAIS DO QUE A FAMÍLIA... ESSA EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA MEDIEVAL... DURANTE MUITO TEMPO SE LIMITOU AOS NOBRES... AINDA NO INICIO DO SÉCULO XIX, UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, A MAIS POBRE E MAIS NUMEROSA, VIVIA COMO AS FAMILIAS MEDIEVAIS, COM AS CRIANÇAS AFASTADAS DOS PAIS. (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.271) 4º Cenário Modernidade

7 7 A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já. Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo. 5º Cenário Pós- Guerra

8 8 DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS FAMÍLIA HOJE

9 9 NÃO EXISTE UMA FAMÍLIA IDEAL OU UM MODELO PRÉ-DETERMINADO DE FAMÍLIA, EXISTEM FAMÍLIAS REAIS. INDEPENDENTE DE SUA CONFIGURAÇÃO, A FAMÍLIA CONTINUA SENDO A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELOS CUIDADOS, PROTEÇÃO, AFETO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, OU SEJA, É O PRIMEIRO E IMPORTANTE CANAL DE INICIAÇÃO DOS AFETOS, DA SOCIALIZAÇÃO, DAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM.

10 10 DADOS DO IBGE/1999: 30,5% DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COM CRIANÇAS ATÉ SEIS ANOS VIVEM COM RENDA PER CAPITA MENSAL IGUAL OU INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO. RESULTA EM TODA ORDEM DE EXCLUSÃO E INFÂNCIA REDUZIDA. FAMÍLIA E DESIGUALDADE ECONÔMICA FAMÍLIA: DESIGUALDADE ECONÔMICA

11 11 AS CRIANÇAS DE FAMÍLIA RICA COSTUMAM TER UMA INFÂNCIA DE LONGA DURAÇÃO, RECEBENDO UMA PROFUSÃO DE BENS QUE NÃO LHES PERMITEM ENTENDER A DIFERENÇA DO TER E NÃO TER, NÃO APRENDEM A REPARTIR, E NÃO SABEM O QUE É REALMENTE DESEJAR CONFUNDINDO DESEJAR COM CONSUMIR POR CONSUMIR.

12 12 ACESSO AO CONHECIMENTO SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, SOBRE SAÚDE, SOBRE DIREITOS ENTRE OUTROS SABERES, PODEM SER UM IMPORTANTE CONTRAPONTO ENTRE SABERES TÉCNICOS, SABERES COTIDIANOS, VALORES E AS REALIDADES DAS FAMÍLIAS. QUALIFICANDO E AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES DE DIGNIDADE PARA FAMÍLIA BRASILEIRA. CONHECIMENTO E PROMOÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL

13 13 FAMILIA, NO LATIM IA É PLURAL. FAMULUS (SINGULAR) SIGNIFICA ESCRAVO, LOGO: FAMÍLIA É CONJUNTO DE ESCRAVOS FAMÍLIA CONCEITOS

14 14 FAMÍLIA: 1.NÚCLEO PARENTAL, FORMADO POR PAI, MÃE E FILHOS; 2.2. PESSOA DO MESMO SANGUE, PARENTELA; 3.3. LINHAGEM, ESTIRPE; 4. GRUPO DE GÊNEROS DE ANIMAIS OU PLANTAS COM CARACTERES COMUNS; 5.CONJUNTO DE TIPOS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS. (Minidicionário Luft. p.321 ).

15 15 A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO. (C.F capítulo VII, Art, ) FAMÍLIA

16 16 A RELAÇÃO MATRIMONIAL É O FULCRO DA ESTRUTURA FAMILIAR. A SUA PADRONIZAÇÃO EM TERMOS DE SOCIEDADE, QUE A INCLUI, DEPENDE DE UMA VARIEDADE DE FATORES AMBIENTAIS, ADMITINDO A COEXISTÊNCIA DE FORMAS PECULIARES A SETORES DISTINTOS DA SOCIEDADE. (LENHARD, R. IN SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, VIII-P.50) FAMÍLIA

17 17 FAMÍLIA DE ORIGEM É AQUELA DE NOSSOS PAIS; FAMÍLIA DE REPRODUÇÃO É AQUELA FORMADA PELO INDIVÍDUO COM OUTRO ADULTO E OS FILHOS DECORRENTES. (PRADO, D. IN O QUE É FAMÍLIA, P.13) FAMÍLIA

18 18 FAMÍLIA UMA NOVA ÉTICA UM NOVO COMPROMISSO IDENTIDADE/VÍNCULO E DIREITO A DIFERENCIAÇÃO. FAMÍLIA

19 19 REGULAÇÃO SEXUAL REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO... FUNÇÕES DA FAMÍLIA

20 20 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA SOCIALIZAR E PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA QUALIFICAR A VIDA CIDADÃ

21 21 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA RELAÇÕESSÓCIOS-CULTURAISRELAÇÕESSÓCIOS-CULTURAIS TEMPOTEMPO RELAÇÕES C/ NATUREZA ESPAÇOESPAÇO CONCEITOS CIENTÍFICOS Os conceitos científicos são produções histórico-culturais que estabelecem relações entre si e com os conceitos cotidianos Os conteúdos das disciplinas são meios para a apropriação de conceitos DISCIPLINAS DO CURRÍCULO

22 22 CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PROPOSTA CURRICULAR/SC A IDÉIA DE INFÂNCIA, COMO SE PODE CONCLUIR, NÃO EXISTIU SEMPRE, E NEM DA MESMA MANEIRA. AO CONTRÁRIO ELA APARECE, COM A SOCIEDADE CAPITALISTA, URBANO- INDUSTRIAL, NA MEDIDA EM QUE MUDAM A INSERÇÃO E O PAPEL SOCIAL DA CRIANÇA NA COMUNIDADE. SE, NA SOCIEDADE FEUDAL, A CRIANÇA EXCERCIA UM PAPAEL PRODUTIVO DIRETO ( DE ADULTO) ASSIM QUE ULTRAPASSAVA O PERÍODO DE ALTA MORTALIDADE INFANTIL, NA SOCIEDADE BURGUESA ELA PASSA A SER ALGUÉM QUE PRECISA SER CUIDADA, ESCOLARIZADA, E PREPARA PARA UMA SITUAÇÃO FUTURA.

23 23 CONCEPÇÃO DE ADOLESCÊNCIA PROPOSTA CURRICULAR SC CONCEBE-SE PELA LEI, ADOLESCENTE DOS 12 AOS 18 ANOS, NO ENTANTO A ADOLESCÊNCIA NÃO ACONTECE DE MODO IGUAL EM TODAS AS CULTURAS E TAMPOUCO NUMA MESMA CULTURA, ATÉ PORQUE AS MANIFESTAÇÕES QUE CARACTERIZAM ESTA E OUTRAS ETAPAS DA VIDA NÃO SÃO PERMANENTES. A ADOLESCÊNCIA É UM FENÔMENO CULTURAL, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO.


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