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Introdução à Engenharia Mecânica CANAL DO PANAMA Bruno Nanni Lucas Zanardi Renato Gonçalves Kássio Freire.

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Apresentação em tema: "Introdução à Engenharia Mecânica CANAL DO PANAMA Bruno Nanni Lucas Zanardi Renato Gonçalves Kássio Freire."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Engenharia Mecânica CANAL DO PANAMA Bruno Nanni Lucas Zanardi Renato Gonçalves Kássio Freire

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3 CANAL DO PANAMÁ

4 Foi considerado o maior e mais caro projeto de engenharia Sete maravilhas do mundo moderno (sociedade norte americana de engenheiros civis) localização no Oceano –Atlântico é 9° 18'40.47" N 79° 55' O –Oceano Pacífico 8° 55' 36.05" N 79° 33' O Construido Pelos EUA Proporciona –Menor tempo –Menor consumo de Combustível –Maior segurança para carga 10 anos para conclusão da obra Mortos

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6 Comprimento 82 km Largura de 152,4 m a 304,8 m Profundidade máxima 26 m Tempo de travessia de 8 a 10 horas Força de trabalho funcionários Pedágio mais caro US$ ,66, do transatlântico Rhapsody of the Seas (1997) Pedágio mais barato US$ 0,28, do nadador Richard Hallibarton, em 1928

7 Tentativa francesa – Ferdinand de Lesseps Início do interesse dos EUA John Findlay Wallace - 10 milhões em investimentos John Stevens - Sistema de eclusas George Washington Goethals - Represas Explosão do último dique Início das atividades Controle passa a ser do Panamá Centenário do canal

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9 ECLUSAS O Canal do panamá tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no lado do Atlântico. No lado Atlântico, as portas de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma. O acionamento destas é feito por um motor de apenas 30kw.

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11 O Carro Smart é movido com um motor de 30kw e pesa apenas 750kg, mil vezes mais leve que uma eclusa no Canal do Panamá

12 5X

13 Na primeira eclusa, oito locomotivas são necessárias para conduzir o navio, distribuídas quatro à frente e quatro atrás, sendo quatro de cada lado. As Locomotivas puxam os navios por cabos de aço presos ao casco dos mesmos, de forma a proporcionar uma condução mais segura, já que os navios mais largos passam com cerca de 1m de folga entre o navio e as paredes do canal.

14 Por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também fluxo de origem européia para a costa oeste dos EUA e do Canadá. Apesar da grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, há um problema para os navios mais modernos, pois o canal é mais estreito que eles.

15 Esta ampliação finalmente começou a ser executada no ano de As obras de expansão do canal consistem na construção de um terceiro conjunto de eclusas que conectam o Oceano Pacífico ao Mar do Caribe Cada uma delas com três câmaras, as quais incluirão três áreas inundáveis. O custo total do projeto está estimado em 5,2 bilhões de dólares As obras deverão estar concluídas em 2014.

16 REFERENCIA BIBLIOGRAFICA


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