A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Adequação à norma ISO 14000 de gestão ambiental no campus da USP em Piracicaba
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira Marcos A. Gomes Fernanda Gouveia Ana Paula Cutolo

2 Objetivos Elucidar o projeto e o capital intelectual e financeiro envolvidos. Apresentar os primeiros resultados decorrentes desse trabalho. Contextualizar a fase atual e os próximos passos a serem seguidos pelo projeto.

3 Contextualização A Universidade de São Paulo em 2001 foi a primeira universidade pública brasileira a abrir um curso pleno de graduação em Gestão Ambiental. Sentiu-se uma necessidade de proporcionar aos alunos, um exercício prático e real do desempenho da profissão.

4 Criação de um grupo de estudos e trabalho
Na disciplina de “Auditoria e Certificação Ambiental” ministrada no curso de graduação em gestão ambiental, foi fundado o grupo PANGEA (“Práticos, Alunos e Noviços em Gestão Ambiental”) Objetivo Geral desse grupo :Envolver funcionários, dirigentes e alunos, no processo gradual de adequação do campus as normas ISO

5 Metodologia Divisão dos alunos em dois grupos: auditores e consultores. Consultores: estimulados a desenvolver as fases iniciais da implantação de um SGA (segundo a norma ISO 14001). Auditores: simular o planejamento de uma auditoria, apresentando um “check list” dos itens que devem ser observados para indicação das conformidades e oportunidades de melhoria dentro do processo.

6 A utilização de um programa de monitoramento (SISOFT 14001) que auxilia a gerir o processo de adoção de um SGA, segundo a norma ISO de gestão ambiental. Esse software funciona como gestor de documentos, compromissos e como banco de dados. Vantagem: Ferramenta que permite a alta gestão do campus acompanhar o processo.

7 Capital humano envolvido
35 estudantes regulares do curso de Gestão Ambiental. 2 consultores voluntários apóiam a iniciativa, o Dr. Sahadev Anantha Krishnan (criador do SISOFT 14001) e o Adm. Marcos A. Gomes (funcionário responsável pelo programa de Gestão Ambiental da Caterpillar Brasil). São 35 funcionários da USP, incluídos o prefeito do campus de Piracicaba, os dois professores responsáveis pela disciplina “Auditoria e Certificação Ambiental” e os dois funcionários do campus da USP de Piracicaba responsáveis pelos processos .

8 Resultados Os processos atualmente avaliados são “Restaurante Universitário: preparo de refeições” e o “Serviço de Águas da Prefeitura do Campus: abastecimento e tratamento de águas”. A iniciativa acaba de ser implantada no campus da USP em Piracicaba, e já foram obtidos alguns resultados.

9 Exemplos de aspectos e impactos ambientais levantados no“Restaurante Universitário
Atividade Aspecto Ambiental Impacto ambiental Recebimento de matéria prima embalada em papel Geração de sucata de papel e Ocupação de Aterro Preparo de frituras  Geração de resíduos de óleo Alteração da qualidade da água Higienização dos alimentos. Consumo de água Esgotamento de recursos naturais Higienização das mãos, equipamentos e restaurante Geração de efluentes alcalinos Contaminação do solo, alteração da qualidade da água

10 Exemplos de aspectos e impactos ambientais levantados no Serviço de águas.
Atividade Aspecto Ambiental Impacto ambiental Captação de água do Rio Piracicaba Consumo de Água Esgotamento dos Recursos naturais  Transporte de água em tubulações de ferro  Vazamento Esgotamento dos Recursos Naturais  Tratamento de água Geração de resíduos de produtos químicos  Alteração da qualidade da água Lavagem da Caixa Geração de lodo orgânico  Alteração da qualidade da água 

11 Quando os processos implementarem as recomendações aprovadas pelos responsáveis, será aplicado o “check list” produzido pelos alunos-auditores. Essa lista de verificação aborda diversos aspectos dentro dos processos que, estando em conformidade, torna-os prontos para a certificação

12 O grupo segue passo a passo os itens da norma ISO 14001.
A fase atual é de revisão da legislação a ser cumprida pelos dois processos, para buscar em seguida a consultoria externa de um especialista dessa área.

13 Capital intelectual envolvido
Integra alunos, professores,pesquisadores e funcionários num processo participativo de gestão, e é capaz de atualizar promover a inovação do conhecimento contribuindo para a adoção de princípios ambientais de gestão na universidade pública.

14 O Capital Financeiro envolvido nessa primeira fase é mínimo
Aproveitamento de recursos já existentes dentro da universidade: seus próprios professores, alunos e funcionários. Conta-se com uma fonte permanente de voluntários disponíveis nas empresas da região para transferir seus conhecimentos acumulados através da prática em casos reais de gestão ambiental.

15 Recursos financeiros deverão ser despendidos para a eliminação de eventuais não conformidades e a redução da significância de impactos ambientais

16 Impactos positivos inerentes ao projeto
Impacto na economia local através de demandas que serão estimuladas na ESALQ (Ex:geração de novas oportunidades de emprego) a partir das necessidades de adequação que vierem a ser sugeridas nos processos de melhoria ambiental.

17 Conclusão Esse projeto tem potencial para criar uma situação inédita: a primeira certificação ISO de uma universidade pública brasileira. Os resultados iniciais até agora obtidos são ainda incipientes, mas já demonstram o potencial desta iniciativa e o baixíssimo custo da sua implantação


Carregar ppt "Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google