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CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL NO SETOR DE TURISMO

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Apresentação em tema: "CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL NO SETOR DE TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL NO SETOR DE TURISMO

2 CRIAÇÃO DO IH: 04 DE DEZEMBRO DE 1997 TERCEIRO SETOR 32 FUNDADORES - EMPRESAS, GOVERNO, 3º SETOR - EDUCAÇÃO, CULTURA, TRABALHO, TURISMO 40 CONSELHEIROS ATUALMENTE: 200 ENTIDADES ENVOLVIDAS 300 PESSOAS VOLUNTÁRIAS

3 MISSÃO FOCOS Promover a educação e a cultura da hospitalidade
Para aprimorar o setor de turismo De modo a impulsionar sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Brasil Conscientização e mobilização induzindo a demanda e oferta de melhor qualidade de serviços Geração e disponibilização de soluções integradas para educação empresarial e profissional, qualificando a oferta de serviços Mobilização e articulação das partes interessadas, buscando a convergência de propósitos e gerando as bases para o desenvolvimento sustentado

4 Áreas de Atuação Produtos e Processos Educacionais
Apoio ao Desenvolvimento Sustentado de Micro-Regiões Vocacionadas para o Turismo Certificação em Turismo Sustentável – Empreendimentos Sistema Nacional de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor do Turismo – Pessoas

5 Comportamentos / Compreensão
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO Saberes / Conhecimentos Saber Fazer / Práticas no Trabalho / Habilidades COMPETÊNCIA Capacidade de aplicar e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas para gerar resultados. Saber Ser / Conviver Atitudes / Comportamentos / Compreensão

6 SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do FUMIN, com 50% dos recursos para a implementação de 1999 a 2001. Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), com 30% dos recursos (parcela da contrapartida de fundos nacionais). Apoio Financeiro Instituto de Hospitalidade e outras fontes, com 20% dos recursos (parcela da contrapartida de fundos nacionais).

7 Segmentos Envolvidos no Programa
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO Segmentos Envolvidos no Programa Restaurantes e Serviços de Alimentação Meios de Hospedagem Lazer e Entretenimento Atividades Correlatas, inclusive Escolas e Consultorias Agências de Viagens, Operadores e Transportadores

8 Características representatividade dos diversos segmentos do setor;
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO representatividade dos diversos segmentos do setor; validação por especialistas e consulta pública ampla; Características sistema de avaliação independentemente do processo de formação; alinhado com o sistema nacional e internacional de normalização e de certificação

9 Empresarial: Governamental: Trabalhadores: Educacional:
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO ABAGA ACCOR ABRASEL SAUÍPE FNHRBS VARIG ABIH HOTEL FIESTA ABAV SINART Empresarial: CQT – CONSELHO NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFSSIONAL PARA O SETOR DE TURISMO MTE/SEFOR MinTur Governamental: SDS CONTRATUH DIEESE Trabalhadores: ABDETH SEBRAE Educacional:

10 Esquema do processo de elaboração de normas Comissão Técnica de Normas
Desenvolvimento de normas Resultados Esperados Elementos de competência Conhecimentos Habilidades Atitudes WORKSHOP PADRONIZAÇÃO CONSULTA À ESPECIALISTAS Comissão Técnica de Normas CONSULTA PÚBLICA VERSÃO FINAL A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho. APROVAÇÃO CQT

11 Normas 46 normas para ocupações 06 normas para competências
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO 46 normas para ocupações 06 normas para competências Normas

12 SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO
Agente de Viagens Atendente de Reservas Barman Caixa Camareira Commis Confeiteiro(a) / Padeiro(a) Coordenador(a) de Eventos Cozinheiro(a) Chefe de Reservas Garçom Gerente de Agências de Viagens Gerente ou Chefe Executivo de Cozinha Gerente de Meios de Hospedagem Gerente de Recepção de Hotéis Gerente de Restaurante ou de Alimentos e Bebidas Gerente de Governança ou Governanta Gerente de Restaurante ou de Alimentos e Bebidas Gerente de Governança ou Governanta Guia de Turismo (3) Maître Mensageiro Motorista de transportes turísticos Organizador(a) de Eventos Porteiro(a) Recepcionista de Eventos Recepcionista de Meios de Hospedagem (2) Segurança turística Steward Vendedor para turistas Segurança Alimentar Hospitalidade

13 PLANO DE AVALIAÇÃO Comissão de Avaliação - CQT
Esquema do processo de elaboração de normas Sistema de Avaliação SITUAÇÕES TÍPICAS / PONDERAÇÃO BANCO DE QUESTÕES TESTES PRÁTICOS APROVAÇÃO CQT PLANO DE AVALIAÇÃO VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA Comissão de Avaliação - CQT SELEÇÃO TESTES HABILIDADES / ATITUDES PADRONIZAÇÃO PSICOMÉTRICA A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho. TESTE PILOTO

14 Ferramentas da Qualidade Desenvolvidas
SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL P/O SETOR DE TURISMO Ferramentas da Qualidade Desenvolvidas Normas e Orientações para Aprendizagem contendo as competências e resultados esperados Avaliação para Certificação do Profissional Avaliação Diagnóstica do Profissional Avaliação Diagnóstica do Profissional Treinamento / Capacitação

15 Esquema do processo de elaboração de normas
Desenvolvimento de normas Sistema de Avaliação Sistema de Gestão da Certificação ISO 17024/DICOR 004 OPC A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

16 Avaliação Diagnóstica Ocupação : Recepcionista polivalente
Esquema do processo de elaboração de normas Avaliação Diagnóstica Ocupação : Recepcionista polivalente RESULTADO ESPERADO % ACERTO Apoiar a administração 5% Apoiar o hóspede 49% Apresentar-se bem pessoalmente 65% Controlar o acesso às unidades habitacionais 59% Cuidar da área da recepção 66% Efetuar os procedimentos de saída 50% Garantir a satisfação do cliente 64% Instalar o hóspede na unidade habitacional 18% Maximizar a segurança e privacidade dos hóspedes e do estabelecimento 65% Operar equipamentos da recepção 69% A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho. Recepcionar o hóspede 60% Ser um elo de ligação entre o hóspede e os demais setores do hotel 54%

17 Rafael Sanches


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