A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mandarim – Eça de Queiroz Escola EB 2,3/S de Vale de Cambra Marta Almeida – 10ºF 2007/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mandarim – Eça de Queiroz Escola EB 2,3/S de Vale de Cambra Marta Almeida – 10ºF 2007/2008."— Transcrição da apresentação:

1 O Mandarim – Eça de Queiroz Escola EB 2,3/S de Vale de Cambra Marta Almeida – 10ºF 2007/2008

2 O livro - o Mandarim. Autor: Eça de Queiroz Editor: Lisboa Editora Colecção: 1001 Livros Ano de Edição: 2006 N.º de Páginas: 128 Curiosidade: Este livro define-se como um conto, pois a sua história tem um único personagem principal.

3 Motivo de escolha do livro. Sugeriram-me este livro e disseram-me que a história seria do meu agrado, então aceitei a sugestão. Sempre ouvi falar muito de Eça de Queiroz, no entanto, nunca tinha lido nenhum livro da sua autoria. Devo acrescentar que foi uma boa leitura.

4 Informações sobre o autor: José Maria Eça de Queirós, nasceu a 25 de Novembro de 1845 em Póvoa de Varzim. Eça de Queirós é considerado o melhor escritor realista português do século XIX. De todas as suas obras, a mais conhecia são, sem duvida, os Maias e O Crime do Padre Amaro. Em 1861, com dezasseis anos, vai para a Universidade de Coimbra onde estudou direito. Chega a falecer a 16 de Agosto de 1900, em Paris – França. Curiosidade: Os trabalhos do escritor foram traduzidos em mais de 20 línguas.

5 As personagens: Teodoro – é o protagonista do romance. É um representante típico da burguesa nacional, medíocre, frustrado, e de baixos valores morais. O Diabo; Ti Chin-Fu – é o mandarim que é assassinado por Teodoro; embora não faça nenhuma acção no conto (não tenha nenhuma fala), tem uma grande importância na obra. Vladimira - esposa do general Camilloff e amante de Teodoro durante um curto período. Veriskof - representante alemão, era o companheiro de Teodoro na China. General Camilloff - é o representante do Império Russo, na China. Sá-Tó - intérprete de Teodoro durante a viagem na China. Dona Augusta – é a dona da pensão onde Teodoro costumava viver, antes de se tornar rico. Couceiro – é um grande tocador de viola-francesa, é um dos hóspedes de D. Augusta. Cabritinha – é outro pensionista, é empregado na administração do bairro Central.

6 Resumo: O livro o Mandarim de Eça de Queirós relata-nos a viajem de uma vida até ao Oriente da personagem principal, o Teodoro. No início da sua vida, Teodoro era um funcionário público, que a única coisa que desejava era por um bom jantar e tecto, para viver. Contudo, num certo dia depara-se com um livro que continha a lenda do Mandarim que, segundo a qual, o pequeno e simples toque numa campainha faria um riquíssimo Mandarim morrer e desta forma, fazer dele herdeiro de toda a sua fortuna de milhões. É aqui que entra o Diabo, aconselhando-o a tocar à campainha. Influenciado pela opinião do Diabo. Teodoro toca à campainha, e após um mês de grande ansiedade torna-se milionário. E assim se deu inicio à vida luxuosa de Teodoro.

7 (continuação) E vindo com esta fortuna veio também o desastre amoroso de Teodoro, que na verdade nunca teve grande sorte com as mulheres, quando Cândida o troca por Alferes, traindo-o. Com esta traição, Teodoro toma consciência de todo o sucedido e nele nasce o sentimento de culpa da morte do Mandarim (Ti-Chin-Fu). E como se não bastasse o forte remorso, Teodoro começa a ter visões com o falecido Mandarim e da sua família que vive agora na miséria. É graças a isto que Teodoro resolve partir para Pequim, em busca da família do falecido Mandarim, para assim casar com uma das senhoras para assim ficar com a herança. Mas, a caminho de Pequim surgem imensas aventuras pondo assim em causa a vida do nosso protagonista e, desta forma não consegue encontrar os familiares do falecido. Inconsolável, Teodoro regressa juntamente com as suas visões do Mandarim e, num estado de desespero chega mesmo a implorar ao Diabo que devolva a vida a Ti-Chin-Fu contudo este não lhe faz a vontade. Parte da sua mansão para a pensão de Dona Augusta. Quando chegou a altura da sua hora, deixou em testamento toda a sua fortuna ao Diabo.

8 A minha capa: Realizei esta capa uma vez que acho que o Diabo foi uma personagem fundamental em todo o conto. Visto que Teodoro só se interessou pela lenda do livro mais pela opinião do Diabo. Talvez se esta personagem não existisse, Teodoro não tomaria algumas atitudes.

9 A minha contra-capa: A minha contra- capa dá algumas informações sobre o autor e também algumas curiosidades sobre o conto.

10 Actividade de motivação: TEODOROZDFXMFW SSNBCYHJKLCTVO TUIGSAFRFMFIHP DGCPLAQGJBHCGG ITPVLFHGTYKHXE AYLILIOPLBLIZN BUTPQAGAXVINAE OHSLWJDRFRHFUR QGAYKCLIKTGUMA UFTEPFUYMJFKLL IDOVOUFTIISEJC WS GHUKUECRAEA VERISCOFCVJAFM YRDSCVHJCBFQUI CABRITINHATDIL QYUICOUCEIROPL EMBVJUYFTGWDCO JWFHLYNBQZLPDF RDONAAUGUSTAYF Criei uma sopa de letras como actividade de motivação. Aqui, deve-mos procurar o nome das personagens do conto. Nota: o nome das personagens, que são mais que uma palavra, não se encontram separados por uma letra; encontram-se vertical e horizontalmente; tem um único sentido (esquerda para a direita); e são num total de 10 nomes.

11 Actividade de motivação: TEODOROZDFXMFW SSNBCYHJKLCTVO TUIGSAFRFMFIHP DGCPLAQGJBHCGG ITPVLFHGTYKHXE AYLILIOPLBLIZN BUTPQAGAXVINAE OHSLWJDRFRHFUR QGAYKCLIKTGUMA UFTEPFUYMJFKLL IDOVOUFTIISEJC WS GHUKUECRAEA VERISCOFCVJAFM YRDSCVHJCBFQUI CABRITINHATDIL QYUICOUCEIROPL EMBVJUYFTGWDCO JWFHLYNBQZLPDF RDONAAUGUSTAYF A correcção da sopa de letras …

12 Bibliografia: a_queiroz/mandarim.html a_queiroz/mandarim.html camoes.pt/cvc/ouvir/reconstruir/07/index.html camoes.pt/cvc/ouvir/reconstruir/07/index.html

13 A minha opinião: Tanto o livro como o projecto de leitura, gostei imenso de fazer (principalmente a parte da capa & da contra-capa). Achei muito interessante a ideia de criar e expor alguns dos nossos trabalhos na sebenta digital.

14 Finalização: Trabalho realizado para a disciplina de Língua Portuguesa, como projecto de leitura para a avaliação da Professora Dina Baptista.


Carregar ppt "O Mandarim – Eça de Queiroz Escola EB 2,3/S de Vale de Cambra Marta Almeida – 10ºF 2007/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google