A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ninguém nasce com senso ético. Ética se aprende: aprende-se em casa, na escola, na rua.... ÉTICA não é só uma palavra..... Ética é prática... Pratique a ética EDUCAR A VONTADE

2 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética é um conjunto de valores QUERO .... DEVO... POSSO Tem coisas que eu quero mas não devo... Tem coisas que eu posso mas não quero... Tem coisas que devo mas não posso... Aquilo que quero e que posso é o que nos leva a paz espiritual. ( Mario Sergio Cortella)

3 As Viagens e os Sonhos “ Para viajar basta existir, vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos sempre iguais e sempre diferentes, como afinal as paisagens são. A vida é o que fizemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.” (Fernando Pessoa) Fernando Pessoa

4 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Origem Ética: A palavra ética origina-se do termo grego “ethos” que significa o conjunto de costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade ou cultura. Modo de ser Os romanos o traduziram para termo latino “mos, moris” (que mantém o significado de ethos) dos quais provem “moralis”, - costumes - que deu origem à palavra moral em português. (jarib Fogaça)

5 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade. (Thiago Firmino Silvano – web acesso em )

6 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Origem: Moral Do latim “Morale”,”Mores” relativo aos costumes; Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, para grupo ou pessoa determinada ( Dicionário Aurélio).

7 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética: um breve histórico A antiguidade: associação entre ética e política Grécia Antiga – originaram as reflexões éticas, acentua o caráter público das questões relativas aos valores. Os juízos sobre o BEM, a VERDADE, a JUSTIÇA eram ditados pela consciência. moral (individual), mas decidida em praça pública (na Polis), de maneira livre e racional.

8 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Mundo Ético dos Valores – mundo da racionalidade e da liberdade, que se realizam plenamente na Polis pela prática política. Valores Éticos – norteavam as relações humanas em busca do BEM COMUM. Vínculo entre ética e política – conduta ética decorrente da vontade, livre e racional.

9 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Sociedade Medieval Ética da interioridade – Normas de convivência social passa a ser reguladas pelos princípios do Cristianismo. VIRTUDES – FÉ e CARIDADE (se traduzem em sentimentos e intenções, dimensão ética não se manifesta na ação, no comportamento, mas nas boas intenções e no desejo de alcançar o bem para atender à vontade divina. Capacidade de obediência à lei divina (determinação da autoridade)

10 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Sociedade Medieval Finalidade da prática dos valores - encaminhar as relações dos indivíduos para com Deus, supremo juiz das ações humanas.

11 aumento de produtividade e contribuição para negócios prósperos.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL Sociedade Moderna: A ética do trabalho ( tripalium – instrumento de tortura) Interesses de uma nova classe, dependentes do desenvolvimento da produção e da expansão do comércio, exigia mão de obra livre e dedicação ao trabalho. aumento de produtividade e contribuição para negócios prósperos. Virtude: laboriosidade, honradez,puritanismo,amor à pátria e à liberdade (classe em ascensão - burguesia). O trabalho na modernidade passa a ser reconhecido como fato social determinante da própria humanização do homem e elemento capaz de modificar as condições de existência da própria sociedade. Na Grécia antiga e na Idade Média o trabalho era desvalorizado, pois era para a condição de escravo e aos servos.

12 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Trabalho – expressão de liberdade, modifica a natureza, Inventa a técnica, cria nova realidade, altera o curso das coisas, Alterando em si próprio e a sociedade onde ele vive. ÉTICA DO TRABALHO: O trabalho como fator fundamental à construção da identidade e da realização pessoal e ao estabelecimento de uma ordem social, onde prevaleçam relações fundadas na dignidade,na liberdade e na igualdade entre homens. Outros valores: disciplina, subordinação, aplicação e segurança Pessoal ( espírito do capitalismo)

13 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
A partir da década de 70, muitas mudanças ocorreram no processo de produção das empresas, agora, ao invés de quantidade, o padrão de competitividade passa a ser a qualidade, a despadronização, a personalização da produção. (globalização da economia), Exigência de elevação da qualificação do trabalhador. Recuperação da autoestima, força de coesão social, iniciativa e criatividade (valores fundamentais à dignidade do trabalho e do trabalhador). Flexibilização dos processos de trabalho e flexibilização dos direitos trabalhistas. Hoje, ainda busca-se formas alternativas de convivência social, de redimensionar uma ética do trabalho e os próprios valores da modernidade.

14 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Questionário:

15 ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL


Carregar ppt "ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google