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Aspectos das Grades Curriculares de TI e Software (Visto de outra forma, porque o problema é mais grave…) LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA.

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2 Aspectos das Grades Curriculares de TI e Software (Visto de outra forma, porque o problema é mais grave…) LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Fórum de Competitividade de Software e Serviços de Tecnologia da Informação Eduardo Martins Morgado

3 UNESP – São Paulo State Univ. Latin America São Paulo Oceano Atlântico Unesp - 39 units - 23 cities -Only at São Paulo State - LTIA: Bauru Campus

4 Eduardo Morgado Prof. Assistente Doutor – DCo – Unesp – Bauru Eng. Poli; Mest e Dout Adm FEA/USP – concentração Informática Ex Chefe Depto, Coord de Curso BSI Coord Laboratorio LTIA – Lab Tec Info Aplicada Coord Grupo SC-34 – ABNT – Documentos Coord Área Informática do Mestrado Profissionalizante Multidisciplinar em TV Digital da FAAC/FC – Bauru Ex Consultor ad-hoc MEC / SEED Ex Consultor Microsoft e Intel – co-criador dos programas Aluno Monitor, Aluno Técnico e Desafio Digital

5 Univ. Estadual Paulista - Bauru Sistemas de Informação – Conceito 5 no ENADE 2006 (nota máxima, obtida por apenas 6 cursos dentre os 400 avaliados): 5º lugar do Brasil e Único de São Paulo com Conceito 5 Ciência da Computação – Conceito 4 no ENADE 2006: 23º lugar do Brasil 19 Doutores, 335 estudantes (198 BSI e 137 BCC) Ambos os cursos com 4 estrelas na avaliação Melhores Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril Ranking Geral Info-Exame 2008: 39 melhores cursos de computação do Brasil – Ambos os cursos da Unesp-Bauru em 27º – 3º maior número de candidatos/vaga Unesp é 4ª melhor universidade do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos do MEC.

6 LTIA - Competence Areas.NET Platform Digital Documents, Enterprise Information Systems, Heterogeneous systems and devices (mobile, desktops and servers) Software + Services architecture Rich Internet Applications User experience Usability Information architecture Rich applications STEPE (Pedagogical and Technical Support) Projects: Technology Applied in Education Support to Teachers in public schools – Intel Teach to the Future Microsoft Help Desk Student and Intel Technical Student IT Infrastructure Management Services and Servers Administration Infrastructure Optimization Microsoft Operations Framework Computing Systems Competence Center Optimization (Managed and unmanaged programming languages) OS Platform Development and Customization

7 LTIA - IT Ecossystem Work nearby IT ecosystem: universities, Institutes, Government, OEM and ISVs Partnerships – Microsoft – Intel / WCN – 3Com – MStech – Universities and research institutes Medical School of Botucatu Odontology and Speech-Science School of Bauru Architecture, Arts and Communication Faculty Guaratinguetá Engineering Faculty University of Georgia Utah State University

8 LTIA - many achievements 2006 – 3 rd place at Windows CE Shared Source Contest 2006 – 1 st place - Mobile Creative da BenQ-Siemens – video for mobile phone 2007 – Finalist of the Talentos Design Volkswagen Finalist teams (2 Embedded Development and 1 Short Film) of Worldwide Imagine Cup – Short Film: 3rd place worldwide finals 2008 – City Rain – 1 st place at Worldwide finals - Imagine Cup

9 Os Cursos de Computação no Brasil Muitos cursos / Muitos Problemas Vagas Ociosas Alta Evasão Falta de Profissionais Capacitados Precisamos estudar como resolver essa questão maior profundidade

10 Computação, Informática e Comunicação Principais Cursos

11 Quantidade de cursos (presenciais) Dados da SBC (2008): 1764 Censo INEP 2006: 1518 cursos – 235 em instituições públicas (15,48%) – 1283 em instituições particulares (84,51%) – Total (geral): 29,63% em instituições públicas e 70,37% em instituições particulares

12 Candidato/Vaga 40 melhores cursos do Ranking Info – 12,4 candidatos por vaga Unesp/Bauru: – Sistemas de Informação: 17,3 – Ciência da Computação: 23,6 Computação e Processamento da Informação (Inep 2006) – candidatos para vagas nas quais se matricularam – 1,55 candidatos por vaga oferecida – 0,49 matriculados por vaga oferecida – Média geral (todos os cursos): 1,97 candidatos por vaga e 0,55 matriculados por vaga oferecida

13 Evasão Segundo a SBC: (2006) Controvérsia: Censo INEP apontou ingressantes e concluintes em 2006 AnoMatriculadosConcluintes*Evasão ,64% 80,83% 82,51%

14 Demonstrando a Evasão de outra forma As estimativas sobre o déficit atual de profissionais de TI variam, mas sempre são dramáticas: – Brascom – déficit de (com forte tendência de aumento) – Softex - déficit de – Korefeiry – deficit de Se tivessemos o número de concluintes apontado no ppt anterior, nosso déficit estaria resolvido em pouquíssimo tempo!

15 Possíveis Explicações I Currículo fortemente baseado em Matemática [e Física] – Bases fracas especialmente de matemática no Ensino Médio A duração dos cursos de graduação (4 a 5 anos) é período suficiente para mudança de paradigmas – Atualização técnica dos professores costuma não acontecer Cursos não-formais oferecem boa colocação no mercado – Cisco, Microsoft, Oracle, IBM, Sun/Java, Linux LPI, Adobe, etc. – No mercado certificação só não é mais bem avaliada que experiência – Preço médio de um curso preparatório: R$ 2.000,00 Alguns possuem pré-requisitos Professores evitam ensinar tecnologias – É preciso aliar prática durante o curso, caso contrário formandos necessitarão de treinamento ou auto-estudo antes de se tornar produtivo no mercado de trabalho.

16 Possíveis Explicações II Metodologia Pedagógica superada: – Alunos entram com uma expectativa e se frustram – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) Os problemas são substituídos por projetos, o que pressupõe uma contextualização mais precisa e uma maior amplitude nas tarefas a serem realizadas… Falta de Laboratórios para novas metodologias, uma vez que alunos trabalham muito em equipe e sozinhos…

17 Possíveis Explicações III Mensagem do Governo é confusa e pouco coerente – Software-Produto x Software-Serviço – Lei de Inovação, p.ex. => baseadas no Software-Produto – Fábricas de Software => baseadas no Software-Serviço – Lei de Propriedade Industrial x Lei de Software x Lei de Direitos Autorais Um game para PC perpassa a Lei de Software e a Lei de Direitos Autorais. Já um game para Celular pode ser (ou não patenteado – dependendo de sua natureza). Um Software-Produto embarcado pode ser patenteado. Se não embarcado, apenas Lei de Software (direito autoral)

18 Outras Explicações - Carreira de TI não é conhecida pelos alunos Distância da Universidade das Empresas e preconceitos dos professores levam a que essas questões não sejam discutidas… Não há correspondência direta entre o curso e a carreira – Jovens entram em um curso, mas seguem carreiras diferentes Carreira em Y – crescimento horizontal Opções (agrupadas) : – Infra-estrutura – Desenvolvimento de Software – Qualidade e requisitos – Implantação e customização de soluções Principais profissões (técnicas): Desenvolvedor, Testador, Engenheiro, Analista (sistemas, suporte, teste, etc), Arquiteto, Especialista/Líder Técnico Outras profissões (técnicas): Homologador, suporte, designer, treinamento, P&D

19 Como estamos resolvendo o problema Cursos extracurriculares que aceleram a capacitação em direção à profissionalização Informática Básica Desafio Digital Agnóstico Student to Business MicrosoftOutrosSunIBM Capacitação Multiplatafo rma Java Linux

20 Como deveríamos estar resolvendo o problema Reforma do Ensino Superior e Tecnológico Como enfrentar a resistência da academia? Como equipar as escolas se não há recursos para a Graduação? Aulas teóricas de fundamentos ABProblemas – Fixação fundamentos ABProjetos – Laboratórios Seminários - Workshops Orientação a projetos ABProjetos – Laboratórios Seminários - Workshops Orientação a projetos PpartipaçãoEmpresas

21 Referências MEC - SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia Catálogo Nacional de Cursos Técnicos Estatísticas da educação superior área de computação (SBC, 2008) Censo da Educação Superior INEP 2006 Resultados do ENADE/MEC 2005 Índice Geral de Cursos 2008 – INEP Melhores Universidades – Guia do Estudante Abril Ranking Info-Exame 2008

22 Formação de RH Software e Serviços de Tecnologia da Informação LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Fórum de Competitividade de Software e Serviços de Tecnologia da Informação Eduardo Martins Morgado

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