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LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA

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Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA"— Transcrição da apresentação:

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2 LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Fórum de Competitividade de Software e Serviços de Tecnologia da Informação Aspectos das Grades Curriculares de TI e Software (Visto de outra forma, porque o problema é mais grave…) Eduardo Martins Morgado LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA

3 UNESP – São Paulo State Univ.
39 units 23 cities Only at São Paulo State LTIA: Bauru Campus PERFIL Cidades: 23 Faculdades e Institutos: 33 Unidades complementares: 7 Colégios técnicos: 3 (10 cursos) Carreiras: 63 São 4,5 mil novos profissionais formados por ano CURSOS Graduação: 168 Pós-graduação: 174 (101 programas de mestrado e 73 de doutorado) ALUNOS Graduação: Pós-graduação: 9.100 PROFESSORES Total: 3.216 FUNCIONÁRIOS Total: 6.927 INFRA-ESTRUTURA 30 bibliotecas ( livros, títulos de periódicos) 5 fazendas 1 Hospital de Clínicas (450 leitos) 3 hospitais veterinários laboratórios ,83 m2 de área total ,53 m2 de área construída ORÇAMENTO Previsão para 2005: R$ 948, 5 milhões *Fonte: Anuário Estatístico 2005 (base de dados 2004) Oceano Atlântico São Paulo Latin America

4 Eduardo Morgado Prof. Assistente Doutor – DCo – Unesp – Bauru
Eng. Poli; Mest e Dout Adm FEA/USP – concentração Informática Ex Chefe Depto, Coord de Curso BSI Coord Laboratorio LTIA – Lab Tec Info Aplicada Coord Grupo SC-34 – ABNT – Documentos Coord Área Informática do Mestrado Profissionalizante Multidisciplinar em TV Digital da FAAC/FC – Bauru Ex Consultor ad-hoc MEC / SEED Ex Consultor Microsoft e Intel – co-criador dos programas Aluno Monitor, Aluno Técnico e Desafio Digital

5 Univ. Estadual Paulista - Bauru
Sistemas de Informação Conceito 5 no ENADE 2006 (nota máxima, obtida por apenas 6 cursos dentre os 400 avaliados): 5º lugar do Brasil e Único de São Paulo com Conceito 5 Ciência da Computação Conceito 4 no ENADE 2006: 23º lugar do Brasil 19 Doutores, 335 estudantes (198 BSI e 137 BCC) Ambos os cursos com 4 estrelas na avaliação “Melhores Universidades do Guia do Estudante” da Editora Abril Ranking Geral Info-Exame 2008: 39 melhores cursos de computação do Brasil Ambos os cursos da Unesp-Bauru em 27º 3º maior número de candidatos/vaga Unesp é 4ª melhor universidade do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos do MEC.

6 LTIA - Competence Areas
STEPE (Pedagogical and Technical Support) Projects: Technology Applied in Education Support to Teachers in public schools – Intel Teach to the Future “Microsoft Help Desk Student” and “Intel Technical Student” Rich Internet Applications User experience Usability Information architecture Rich applications .NET Platform Digital Documents, Enterprise Information Systems, Heterogeneous systems and devices (mobile, desktops and servers) Software + Services architecture Computing Systems Competence Center Optimization (Managed and unmanaged programming languages) OS Platform Development and Customization IT Infrastructure Management Services and Servers Administration Infrastructure Optimization Microsoft Operations Framework

7 LTIA - IT Ecossystem Work nearby IT ecosystem: universities, Institutes, Government, OEM and ISVs Partnerships Microsoft Intel / WCN 3Com MStech Universities and research institutes Medical School of Botucatu Odontology and Speech-Science School of Bauru Architecture, Arts and Communication Faculty Guaratinguetá Engineering Faculty University of Georgia Utah State University

8 LTIA - many achievements
2006 – 3rd place at Windows CE Shared Source Contest 2006 – 1st place - Mobile Creative da BenQ-Siemens – video for mobile phone 2007 – Finalist of the “Talentos Design Volkswagen” Finalist teams (2 Embedded Development and 1 Short Film) of Worldwide Imagine Cup Short Film: 3rd place worldwide finals 2008 – City Rain – 1st place at Worldwide finals - Imagine Cup

9 Os Cursos de Computação no Brasil
Muitos cursos / Muitos Problemas Vagas Ociosas Alta Evasão Falta de Profissionais Capacitados Precisamos estudar como resolver essa questão maior profundidade

10 Computação, Informática e Comunicação Principais Cursos

11 Quantidade de cursos (presenciais)
Dados da SBC (2008): 1764 Censo INEP 2006: 1518 cursos 235 em instituições públicas (15,48%) 1283 em instituições particulares (84,51%) Total (geral): 29,63% em instituições públicas e 70,37% em instituições particulares INEP 2006 Ciência da computação: 824 (Administração de redes + Banco de dados + Ciência da computação + Computação gráfica + Engenharia de computação (hardware) + Engenharia de softwares + Informática (ciência da computação) + Linguagens de programação (visual basic, c++ etc) + Robótica + Sistemas operacionais + Tecnologia da informação + Tecnologia em desenvolvimento de softwares + Tecnologia em informática) Processamento da informação: 694 (Análise de sistemas + Informática educacional + Processamento de dados + Segurança da informação + Sistemas de informação)

12 Candidato/Vaga 40 melhores cursos do Ranking Info Unesp/Bauru:
12,4 candidatos por vaga Unesp/Bauru: Sistemas de Informação: 17,3 Ciência da Computação: 23,6 Computação e Processamento da Informação (Inep 2006) candidatos para vagas nas quais se matricularam 1,55 candidatos por vaga oferecida 0,49 matriculados por vaga oferecida Média geral (todos os cursos): 1,97 candidatos por vaga e 0,55 matriculados por vaga oferecida INEP 2006 Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos - Ciência da Computação 97, , ,947 - Processamento da Informação 69, , ,042 - Geral 2,629,598 5,181,699 1,448,509

13 Evasão Segundo a SBC: (2006)
Controvérsia: Censo INEP apontou ingressantes e concluintes em 2006 Ano Matriculados Concluintes *Evasão 2001 13.706 2002 15.462 2003 18.645 2004 24.754 2005 31.273 2006 32.998 81,64% 80,83% 82,51% Ciência da Computação: 16,907 Processamento da Informação: 14,071

14 Demonstrando a Evasão de outra forma
As estimativas sobre o déficit atual de profissionais de TI variam, mas sempre são dramáticas: Brascom – déficit de (com forte tendência de aumento) Softex - déficit de Korefeiry – deficit de Se tivessemos o número de concluintes apontado no ppt anterior, nosso déficit estaria resolvido em pouquíssimo tempo!

15 Possíveis Explicações I
Currículo fortemente baseado em Matemática [e Física] Bases fracas especialmente de matemática no Ensino Médio A duração dos cursos de graduação (4 a 5 anos) é período suficiente para mudança de paradigmas Atualização técnica dos professores costuma não acontecer Cursos não-formais oferecem boa colocação no mercado Cisco, Microsoft, Oracle, IBM, Sun/Java, Linux LPI, Adobe, etc. No mercado certificação só não é mais bem avaliada que experiência Preço médio de um curso preparatório: R$ 2.000,00 Alguns possuem pré-requisitos Professores evitam ensinar tecnologias É preciso aliar prática durante o curso, caso contrário formandos necessitarão de treinamento ou auto-estudo antes de se tornar produtivo no mercado de trabalho.

16 Possíveis Explicações II
Metodologia Pedagógica superada: Alunos entram com uma expectativa e se frustram Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) Os problemas são substituídos por projetos, o que pressupõe uma contextualização mais precisa e uma maior amplitude nas tarefas a serem realizadas… Falta de Laboratórios para novas metodologias, uma vez que alunos trabalham muito em equipe e sozinhos…

17 Possíveis Explicações III
Mensagem do Governo é confusa e pouco coerente – Software-Produto x Software-Serviço Lei de Inovação, p.ex. => baseadas no Software-Produto Fábricas de Software => baseadas no Software-Serviço Lei de Propriedade Industrial x Lei de Software x Lei de Direitos Autorais Um “game” para PC perpassa a Lei de Software e a Lei de Direitos Autorais. Já um game para Celular pode ser (ou não patenteado – dependendo de sua natureza). Um Software-Produto embarcado pode ser patenteado. Se não embarcado, apenas Lei de Software (direito autoral)

18 Outras Explicações - Carreira de TI não é conhecida pelos alunos
Distância da Universidade das Empresas e preconceitos dos professores levam a que essas questões não sejam discutidas… Não há correspondência direta entre o curso e a carreira Jovens entram em um curso, mas seguem carreiras diferentes Carreira em Y – crescimento horizontal Opções (agrupadas) : Infra-estrutura Desenvolvimento de Software Qualidade e requisitos Implantação e customização de soluções Principais profissões (técnicas): Desenvolvedor, Testador, Engenheiro, Analista (sistemas, suporte, teste, etc), Arquiteto, Especialista/Líder Técnico Outras profissões (técnicas): Homologador, suporte, designer, treinamento, P&D

19 Como estamos resolvendo o problema
Cursos extracurriculares que aceleram a capacitação em direção à profissionalização Informática Básica Desafio Digital Agnóstico Microsoft IBM Sun Outros Student to Business Capacitação Multiplataforma Java Linux

20 Como deveríamos estar resolvendo o problema
Reforma do Ensino Superior e Tecnológico Como enfrentar a resistência da academia? Como equipar as escolas se não há recursos para a Graduação? Aulas teóricas de fundamentos Aulas teóricas de fundamentos ABProblemas – Fixação fundamentos Orientação a projetos Orientação a projetos Ppartipação Empresas ABProjetos – Laboratórios Seminários - Workshops ABProjetos – Laboratórios Seminários - Workshops

21 Referências MEC - SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia Catálogo Nacional de Cursos Técnicos Estatísticas da educação superior área de computação (SBC, 2008) Censo da Educação Superior INEP 2006 Resultados do ENADE/MEC 2005 Índice Geral de Cursos 2008 – INEP Melhores Universidades – Guia do Estudante Abril Ranking Info-Exame 2008

22 Formação de RH Software e Serviços de Tecnologia da Informação
Fórum de Competitividade de Software e Serviços de Tecnologia da Informação Formação de RH Software e Serviços de Tecnologia da Informação Eduardo Martins Morgado LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA

23 Dados de evasão da SBC

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