A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO VISUAL ANDON. GERENCIAMENTO VISUAL Um dos Pilares da Filosofia Lean Definição Aplicação do Conceito PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO VISUAL ANDON. GERENCIAMENTO VISUAL Um dos Pilares da Filosofia Lean Definição Aplicação do Conceito PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir)"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO VISUAL ANDON

2 GERENCIAMENTO VISUAL Um dos Pilares da Filosofia Lean Definição Aplicação do Conceito PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir) Maior autonomia aos Funcionários

3 Gerenciamento Visual Adoção do Princípio da Transparência Local Auto-Explicativo: Uma imagem vale mais que mil palavras Diferente de Poluição Visual Gerar ações nos pontos de comunicação Está migrando da Fábrica para o escritório Benefícios da Gestão Visual Mudança da Visão do Poder Concentrado Simplifica o controle, em particular a comparação com os padrões Reduz a propensão a erros e os torna mais visíveis Reduz atividades que não agregam valor

4 Como obter a transparência? Tornar o processo diretamente observável Medição e Desempenho: Priorizar indicadores de Processo (pró-ativos) Divulgar os resultados (feedback) aos trabalhadores Utilização de Ferramentas do Sistema Lean: Kanban 5S: Manter limpeza e organização Gemba Walk: Vá ao local Utilização de Dispositivos Visuais

5 Dispositivos Visuais 1. Indicadores Visuais 2. Sinais Visuais 3. Controles Visuais 4. Garantias Visuais

6 Indicador Visual Sinal Visual

7 Controle Visual

8 Garantia Visual

9

10 Material ruim; Falta de material; Problema com o dispositivo ou com a máquina; Ausência de funcionário; Demora no setup; Pode ser utilizado para relatar falhas como : Além de alertar sobre a produtividade e os problemas da linha de produção, o Andon é utilizado para minimizar a movimentação do operador.

11 É muito fácil encontrar o conceito do Andon aplicado no nosso cotidiano, como no painel dos veículos. Lá tem indicadores que apontam o aquecimento do motor, a falta de óleo ou de gasolina.

12 Caso Real O que é o ANDON? -Termo japonês para lâmpada Finalidade: - Estabilidade da produção resolvendo os problemas o mais rápido possível. Importância: - Detecção e eliminação de anormalidade.

13 Produzindo sem anormalidades O objetivo de toda operação produtiva é produzir conforme o planejado utilizando os recursos com o mínimo desperdício possível. Assim o produto passaria pelos diversos postos de trabalho dentro do lead time esperado, preservando assim o fluxo contínuo.

14 Anormalidades aparecendo O indicador utilizado para se medir a estabilidade é o downtime. Não se atingindo a produção planejada, todo motivo de parada era quantificado (quanto tempo) e qualificado (o que aconteceu). Mas antes de se parar a produção e anotar no quadro de acompanhamento da produção o downtime, um dispositivo era acionado para avisar a todos sobre o perigo iminente: um problema está aparecendo. A produção não parava imediatamente, mas registrava no Andon que o posto de trabalho estava em dificuldades, e se nada fosse feito depois de alguns minutos, a linha iria parar.

15 Exemplo do Painel Andon com anormalidade Outro tipo de informação que o Andon da linha da produção gerava era que este painel se interligava a outros Andons dentro da fábrica e do escritório. No escritório da direção existia um Andon simples com uma lâmpada verde e outra vermelha. Essa situação da produção parada e visualmente o Andon indicando onde estava o problema emergenciava a atuação da equipe de apoio dos outros setores.

16 Funcionamento Exemplo Fonte: Lean Institute Brasil – Fonte: R&L treinamentos Painel

17 Tempo de produção desejado. Tempo de Takt

18 Influência nos seguintes itens, devido a nova sequência de operação: Velocidade – Line Speed; Tempo de produção – TAKT. Mudança da Demanda

19 Comunicação entre os Setores

20 Restaurante: Outback Steakhouse Conclusão Obrigada!


Carregar ppt "GESTÃO VISUAL ANDON. GERENCIAMENTO VISUAL Um dos Pilares da Filosofia Lean Definição Aplicação do Conceito PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google