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PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009.

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1 PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO
18 de Agosto de 2009

2 Apresentação dos Resultados do Módulo 2: Estruturação do Diagnóstico

3 RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL
1ª PARTE – CONCEITUAÇÃO INICIAL DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS Etapa Realizada RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL 2ª PARTE – ESTUDO DO MERCADO AMBIENTAL NO ES (Panorama Atual e Prospecções) Módulo 1 - Mobilização dos Atores e Captação de Recursos REDE DE ATORES Módulo 2 - Estruturação do Diagnóstico DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA E ORÇAMENTO Módulo 3 - Pesquisa de Mercado de Bens e Serviços Ambientais no ES DIAGNÓSTICO DO MERCADO AMBIENTAL 3ª PARTE – DEFINIR O PLANO ESTRATÉGICO (Ações e Estratégias) Módulo 4 – Elaboração do Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima NOVOS NEGÓCIOS, MAIOR COMPETIVIDADE, POSTOS DE TRABALHO Módulo 5 – Marco Reculatório sobre Bens e Serviços Ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCENTIVAR O MERCADO AMBIENTAL Etapa Realizada Tempo de Execução: 3 meses Estamos Aqui Queremos Chegar Aqui

4 Tempo de Execução Tempo Previsto  3 Meses
Tempo Realizado  2 Meses e 13 Dias

5 Reuniões e Resultados Reuniões Participantes Data Resultados
1. Capacitação Cepal, MMA e Grupo Gestor 04 e 05/06 Debates e Agenda de Trabalho do Grupo Gestor 2. Planificação MDIC e Grupo Gestor 22/06 Debates para Discussão de Critérios para Definição dos Setores a serem pesquisados 3. Estudo da Demanda Grupo Gestor 10/07 Definição Preliminar dos Setores a serem Pesquisados e Avaliação do Questionário da Oferta 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa 24/07 Fechamento dos Questionários da Demanda e Oferta de Bens e Serviços Ambientais no ES 5. Debate sobre as Ações e Estratégias 31/07 Definição das Estratégias e Número de Pesquisas a serem realizadas, Cronograma e itens a serem contemplados no Orçamento

6 Número de Participações
Reuniões No Participações Data 1. Capacitação 23 04 e 05/06 2. Planificação 16 22/06 3. Estudo da Demanda 8 10/07 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa 6 24/07 5. Debate sobre as Ações e Estratégias 9 31/07 Total 62

7 Acordos de Cooperação Acordos de Cooperação Observações
Prazo de Vigência 1. SEAMA/IEMA e CEPAL Assinado no dia 04/06 6 Meses 2. SEAMA/IEMA e MMA Pendente no Jurídico do MMA 18 Meses 3. SEAMA/IEMA, SEGEP, SEAG, SEDES, SECT, SEBRAE/ES, IDEIAS 4. MDIC e IDEIAS Assinado em Julho

8 Novos Parceiros Novos Parceiros Situação Atual Resultado 1. BANDES
Reunião Realizada com Sucesso em Julho Perspectiva quanto a Alocação de Recursos 2. IJSN Perspectiva quanto apoio técnico e Georeferenciamento dos Resultados 3. IMADESA Apoio Técnico 3. ES Ação Aguardando a Agenda 4. UFES Sem previsão 5. FINDES

9 Definição das Atividades Econômicas
Setores Justificativa Setor Primário – Agricultura Atividade muito impactante ao meio ambiente em termos de insumos agrícolas, resíduos (biomassa) com potencial de negócios ambientais; Emprega muita gente e é a atividade mais representativa no ES; Café Avicultura Suinocultura Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação Impactante ao meio ambiente em termos de resíduos gerados e degradadora de recursos naturais; Atividade bem organizada (associações); Existe disponibilidade de informações; Emprega bastante gente; Atividade voltada para o comércio internacional; Setor de Rochas Ornamentais APL Metal Mecânico APL Moveleiro

10 Definição das Atividades Econômicas
Setores Critérios Dificuldades Setor Primário – Agricultura 1. Aspectos Econômicos Produto Interno Bruto Valor da Transformação Mão de Obra na Atividade Investimentos Previstos Aspectos Ambientais Enquadramento das Atividades Poluidoras e/ou Degradadoras Inventário de Poluentes na Atmósfera na Grande Vitória Inventário de Resíduos de Rochas Ornamentais na Grande Vitória Disponibilidade de Informações Atualizadas Cadastramento do Número de Empresas das Cadeias Produtivas Café Avicultura Suinocultura Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação Setor de Rochas Ornamentais APL Metal Mecânico APL Moveleiro

11 AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3
Objetivos Amostra Definir o tamanho da amostra por Segmento (APL) Definir o número de segmentos que irão ser pesquisados Cálculo aproximado – Total de 500 pesquisa: Estudo da Demanda – 326 pesquisas Estudo da Oferta – 174 pesquisas Mobilização Sensibilização dos Atores e Parceiros Ofício de Convocação distribuído via correio, com aviso de recebimento - AR; Convocação das empresas e/ou instituições a serem pesquisadas Divulgação Plano de Comunicação (TV, Jornal, banners, Rede Internet, etc) Telefone (0800) de Comunicação Garantir um bom retorno das Pesquisas Primárias; Suporte Técnico – disponibilização de linha telefônica gratuita e correio eletrônico para tirar dúvidas;

12 AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3
Objetivos Workshop / Reuniões Técnicas: 1 Workshop Geral: Sensibilização de todos os Atores envolvidos; 5 Workshop por Segmento: Será realizado um evento para cada Atividade Econômica contemplada no estudo; 1 Workshop Final: Divulgação dos Resultados Esperados; Explicação do Objetivo do Plano Estratégico, Manual de Instruções e Simulação do Preenchimento dos Questionários Pesquisas Primárias de BSA Oferta de BSA: Definir o Tamanho da Amostra das 182 Instituições + 78 Municípios Demanda de BSA: Definir Tamanho da Amostra dos 5 Segmentos Escolhidos: Café, Avicultura e Suinocultura, APL Rochas Ornamentais, APL Moveleiro e APL Metalúrgia Básica Cadastrar as Instituições ofertantes de BSA no ES; Identificar os gargalos e oportunidades de novos negócios ambientais no ES; Pesquisa sobre o Marco Jurídico Levantamento sobre os Instrumentos Jurídicos dos Segmentos a serem pesquisados Identificar gargalos, lacunas na legislação que interfere nas atividades econômicas referente a BSA

13 ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO
PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTO VALOR REFERENCIA QUANTIDADE UNIDADE CUSTO EQUIPE DE COORDENAÇÃO  R$ 107,600.00 Coordenação Geral R$ 80.00 Hora Técnica 520 horas R$ 41,600.00 Coordenação Técnica R$ 65.00 R$ 33,800.00 Apoio Administrativo R$ 35.00 460 R$ 16,100.00 Assistente Técnico EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO  R$ 36,000.00 Especialista em Mobilização R$ 60.00 300 R$ 18,000.00 Especialista em Comunicação

14 ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO
PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTO VALOR REFERENCIA QUANTIDADE UNIDADE CUSTO EQUIPE EXECUTORA   R$ 76,800.00 Especialista em Meio Ambiente R$ 60.00 Hora Técnica 240 horas R$ 14,400.00 Especialista em Economia e Mercado Especialista Jurídico Especialista em Estatística 80 R$ 4,800.00 Técnicos de Campo R$ 20.00 1200 R$ 24,000.00 Leiturista MATERIAL DE CONSUMO E OUTROS   R$ 182,800.00 Plano de Comunicação R$ 120,000.00 - Impressão e Gráfica R$ 30,000.00 Equipamentos R$ 11,800.00 Serviços de Sistema R$ 21,000.00 LOGÍSTICA DE TRABALHO   R$ 197,066.67 Deslocamento R$ 4,000.00 Veículo 2 Custo mensal R$ 32,000.00 Diária R$ 100 R$ 15,000.00 BDI (25,0%) R$ 150,066.67 TOTAL R$ 600,266.67

15 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PRAZO 6 MESES
AÇÃO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PRAZO 6 MESES Itens 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês 6º Mês Contratação de Serviços Mobilização Divulgação Workshop Geral Pesquisa Teste dos Questionários Workshop Segmento 1 Workshop Segmento 2 Workshop Segmento 3 Workshop Segmento 4 Workshop Segmento 5 Realização das Pesquisas Análise dos Dados Produção de Relatórios Workshop Final

16 PRÓXIMAS ETAPAS Divulgação dos Resultados Captação de Recursos:
Estratégias para Captação de Recursos para os Módulos 3 e 4


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