A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009

2 Apresentação dos Resultados do Módulo 2: Estruturação do Diagnóstico

3 3ª PARTE – DEFINIR O PLANO ESTRATÉGICO (Ações e Estratégias) Módulo 4 – Elaboração do Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima NOVOS NEGÓCIOS, MAIOR COMPETIVIDADE, POSTOS DE TRABALHO Módulo 5 – Marco Reculatório sobre Bens e Serviços Ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCENTIVAR O MERCADO AMBIENTAL 2ª PARTE – ESTUDO DO MERCADO AMBIENTAL NO ES (Panorama Atual e Prospecções) Módulo 1 - Mobilização dos Atores e Captação de Recursos REDE DE ATORES Módulo 2 - Estruturação do Diagnóstico DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA E ORÇAMENTO Módulo 3 - Pesquisa de Mercado de Bens e Serviços Ambientais no ES DIAGNÓSTICO DO MERCADO AMBIENTAL 1ª PARTE – CONCEITUAÇÃO INICIAL DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS Etapa Realizada RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL Etapa Realizada Tempo de Execução: 3 meses Estamos AquiQueremos Chegar Aqui

4 Tempo de Execução Tempo Previsto 3 Meses Tempo Realizado 2 Meses e 13 Dias

5 Reuniões e Resultados ReuniõesParticipantesDataResultados 1. CapacitaçãoCepal, MMA e Grupo Gestor 04 e 05/06 Debates e Agenda de Trabalho do Grupo Gestor 2. PlanificaçãoMDIC e Grupo Gestor 22/06Debates para Discussão de Critérios para Definição dos Setores a serem pesquisados 3. Estudo da Demanda Grupo Gestor10/07Definição Preliminar dos Setores a serem Pesquisados e Avaliação do Questionário da Oferta 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa Grupo Gestor24/07Fechamento dos Questionários da Demanda e Oferta de Bens e Serviços Ambientais no ES 5. Debate sobre as Ações e Estratégias Grupo Gestor31/07Definição das Estratégias e Número de Pesquisas a serem realizadas, Cronograma e itens a serem contemplados no Orçamento

6 Número de Participações ReuniõesNo ParticipaçõesData 1. Capacitação2304 e 05/06 2. Planificação1622/06 3. Estudo da Demanda810/07 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa624/07 5. Debate sobre as Ações e Estratégias931/07 Total62

7 Acordos de Cooperação ObservaçõesPrazo de Vigência 1. SEAMA/IEMA e CEPALAssinado no dia 04/06 6 Meses 2. SEAMA/IEMA e MMAPendente no Jurídico do MMA 18 Meses 3. SEAMA/IEMA, SEGEP, SEAG, SEDES, SECT, SEBRAE/ES, IDEIAS Assinado no dia 04/06 18 Meses 4. MDIC e IDEIASAssinado em Julho18 Meses

8 Novos Parceiros Situação AtualResultado 1. BANDESReunião Realizada com Sucesso em Julho Perspectiva quanto a Alocação de Recursos 2. IJSNReunião Realizada com Sucesso em Julho Perspectiva quanto apoio técnico e Georeferenciamento dos Resultados 3. IMADESAReunião Realizada com Sucesso em Julho Apoio Técnico 3. ES AçãoAguardando a Agenda 4. UFESSem previsão 5. FINDESSem previsão

9 Definição das Atividades Econômicas SetoresJustificativa A.Setor Primário – Agricultura Atividade muito impactante ao meio ambiente em termos de insumos agrícolas, resíduos (biomassa) com potencial de negócios ambientais; Emprega muita gente e é a atividade mais representativa no ES; a.Café a.Avicultura a.Suinocultura A.Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação Impactante ao meio ambiente em termos de resíduos gerados e degradadora de recursos naturais; Atividade bem organizada (associações); Existe disponibilidade de informações; Emprega bastante gente; Atividade voltada para o comércio internacional; a.Setor de Rochas Ornamentais a.APL Metal Mecânico a.APL Moveleiro

10 Definição das Atividades Econômicas SetoresCritériosDificuldades A.Setor Primário – Agricultura1. Aspectos Econômicos i.Produto Interno Bruto ii.Valor da Transformação iii.Mão de Obra na Atividade iv.Investimentos Previstos 2.Aspectos Ambientais i.Enquadramento das Atividades Poluidoras e/ou Degradadoras ii.Inventário de Poluentes na Atmósfera na Grande Vitória iii.Inventário de Resíduos de Rochas Ornamentais na Grande Vitória Disponibilidade de Informações Atualizadas Cadastramento do Número de Empresas das Cadeias Produtivas a.Café a.Avicultura a.Suinocultura A.Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação a.Setor de Rochas Ornamentais a.APL Metal Mecânico a.APL Moveleiro

11 AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3 Ações:EstratégiaObjetivos Amostra Definir o tamanho da amostra por Segmento (APL) Definir o número de segmentos que irão ser pesquisados Cálculo aproximado – Total de 500 pesquisa: Estudo da Demanda – 326 pesquisas Estudo da Oferta – 174 pesquisas Mobilização Sensibilização dos Atores e Parceiros Ofício de Convocação distribuído via correio, com aviso de recebimento - AR; Convocação das empresas e/ou instituições a serem pesquisadas Divulgação Plano de Comunicação (TV, Jornal, banners, Rede Internet, etc) Telefone (0800) de Comunicação Garantir um bom retorno das Pesquisas Primárias; Suporte Técnico – disponibilização de linha telefônica gratuita e correio eletrônico para tirar dúvidas;

12 AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3 Ações:EstratégiaObjetivos Workshop / Reuniões Técnicas: 1 Workshop Geral: Sensibilização de todos os Atores envolvidos; 5 Workshop por Segmento: Será realizado um evento para cada Atividade Econômica contemplada no estudo; 1 Workshop Final: Divulgação dos Resultados Esperados; Explicação do Objetivo do Plano Estratégico, Manual de Instruções e Simulação do Preenchimento dos Questionários Pesquisas Primárias de BSA Oferta de BSA: Definir o Tamanho da Amostra das 182 Instituições + 78 Municípios Demanda de BSA: Definir Tamanho da Amostra dos 5 Segmentos Escolhidos: Café, Avicultura e Suinocultura, APL Rochas Ornamentais, APL Moveleiro e APL Metalúrgia Básica Cadastrar as Instituições ofertantes de BSA no ES; Identificar os gargalos e oportunidades de novos negócios ambientais no ES; Pesquisa sobre o Marco Jurídico Levantamento sobre os Instrumentos Jurídicos dos Segmentos a serem pesquisados Identificar gargalos, lacunas na legislação que interfere nas atividades econômicas referente a BSA

13 ORÇAMENTO PRELIMINAR ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTOVALORREFERENCIAQUANTIDADEUNIDADECUSTO EQUIPE DE COORDENAÇÃO R$ 107, Coordenação GeralR$ 80.00Hora Técnica520horasR$ 41, Coordenação TécnicaR$ 65.00Hora Técnica520horasR$ 33, Apoio AdministrativoR$ 35.00Hora Técnica460horasR$ 16, Assistente TécnicoR$ 35.00Hora Técnica460horasR$ 16, EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO R$ 36, Especialista em Mobilização R$ 60.00Hora Técnica300horasR$ 18, Especialista em Comunicação R$ 60.00Hora Técnica300horasR$ 18,000.00

14 ORÇAMENTO PRELIMINAR ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTOVALORREFERENCIAQUANTIDADEUNIDADECUSTO EQUIPE EXECUTORA R$ 76, Especialista em Meio Ambiente R$ 60.00Hora Técnica240horasR$ 14, Especialista em Economia e Mercado R$ 60.00Hora Técnica240horasR$ 14, Especialista JurídicoR$ 60.00Hora Técnica240horasR$ 14, Especialista em EstatísticaR$ 60.00Hora Técnica80horasR$ 4, Técnicos de CampoR$ 20.00Hora Técnica1200horasR$ 24, LeituristaR$ 60.00Hora Técnica80horasR$ 4, MATERIAL DE CONSUMO E OUTROS R$ 182, Plano de ComunicaçãoR$ 120, Impressão e GráficaR$ 30, EquipamentosR$ 11, Serviços de SistemaR$ 21, LOGÍSTICA DE TRABALHO R$ 197, DeslocamentoR$ 4,000.00Veículo2Custo mensalR$ 32, DiáriaR$ R$ 15, BDI (25,0%) R$ 150, TOTAL R$ 600,266.67

15 CRONOGRAMA AÇÃOCRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PRAZO 6 MESES Itens1º Mês2º Mês3º Mês4º Mês5º Mês6º Mês 1.Contratação de Serviços 1.Mobilização 1.Divulgação 1.Workshop Geral 1.Pesquisa Teste dos Questionários 1.Workshop Segmento 1 1.Workshop Segmento 2 1.Workshop Segmento 3 1.Workshop Segmento 4 1.Workshop Segmento 5 1.Realização das Pesquisas 1.Análise dos Dados 1.Produção de Relatórios 1.Workshop Final

16 PRÓXIMAS ETAPAS 1.Divulgação dos Resultados 2.Captação de Recursos: Estratégias para Captação de Recursos para os Módulos 3 e 4


Carregar ppt "PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google