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CANAL DE SUEZ (Qanat as-Suways, em árabe). 2 PROCESSO HISTÓRICO. Evidências indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de.

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1 CANAL DE SUEZ (Qanat as-Suways, em árabe)

2 2 PROCESSO HISTÓRICO. Evidências indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de Ramsés. Evidências indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de Ramsés.História do historiador grego Heródoto, o canal foi re-escavado por volta de 600 a.C. por Necho.História do historiador grego Heródoto, o canal foi re-escavado por volta de 600 a.C. por Necho.Nos 1000 anos seguintes ele seria sucessivamente modificado, destruído, e reconstruído, até ter sido totalmente abandonado no século VIII pelo califa abássida Al-Mansur.Nos 1000 anos seguintes ele seria sucessivamente modificado, destruído, e reconstruído, até ter sido totalmente abandonado no século VIII pelo califa abássida Al-Mansur

3 CONSTRUÇÃO Constituído para servir de ligação entre o Mar Vermelho(ao norte, fica o Port Said) e o Mar Mediterrâneo ( ao Sul está o Port Tawfik ) Constituído para servir de ligação entre o Mar Vermelho(ao norte, fica o Port Said) e o Mar Mediterrâneo ( ao Sul está o Port Tawfik )Mar VermelhoMar MediterrâneoMar VermelhoMar Mediterrâneo Início do projeto de construção canal foi com a criação do consórcio Egíto/França no ano de 1854, com a criação da Compagnie Universelle du Canal Maritime du Sues. Início do projeto de construção canal foi com a criação do consórcio Egíto/França no ano de 1854, com a criação da Compagnie Universelle du Canal Maritime du Sues. Início das obras em 1859 pelo engenheiro Frances Ferdimam lesseps com seu termino no mês de novembro de Início das obras em 1859 pelo engenheiro Frances Ferdimam lesseps com seu termino no mês de novembro de

4 Fatores Econômicos Potências coloniais européias. Potências coloniais européias. É o eixo de união entre o Oriente e Ocidente É o eixo de união entre o Oriente e Ocidente Criação de uma rota onde ocorre o fluxo de 14% do transporte marítimo mundial Criação de uma rota onde ocorre o fluxo de 14% do transporte marítimo mundial Recebimento de altas taxas de "pedágio Recebimento de altas taxas de "pedágio O valor médio das taxas pagas por petroleiros é de US$ 70 mil; entre 1996 e 1997, o Egito arrecadou, apenas com o pedágio, US$ 1,8 bilhão. O valor médio das taxas pagas por petroleiros é de US$ 70 mil; entre 1996 e 1997, o Egito arrecadou, apenas com o pedágio, US$ 1,8 bilhão. 4

5 Alguns dados importantes sobre o Canal de Suez E o mais longo canal do mundo, com 163 quilômetros de extensão. E o mais longo canal do mundo, com 163 quilômetros de extensão. Sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de 14 km/h; Sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de 14 km/h; A sua largura mínima é de 55 metros, com calado aproxima 15 m, comporta navios de até 500 metros de comprimento por 70 m largura. A sua largura mínima é de 55 metros, com calado aproxima 15 m, comporta navios de até 500 metros de comprimento por 70 m largura. E a cada 125 metros há um ponto para atracação em caso de emergência. E a cada 125 metros há um ponto para atracação em caso de emergência. 5

6 Processo Político Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido em 1875 a Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido em 1875 a O controle do canal por um único do país foi extinto em 1888, por meio da Convenção de Constantinopla. O controle do canal por um único do país foi extinto em 1888, por meio da Convenção de Constantinopla. Inglaterra e Egito assinaram, em 1936, um acordo que assegurava a presença militar do Reino Unido na região do canal por um período de 20 anos. Inglaterra e Egito assinaram, em 1936, um acordo que assegurava a presença militar do Reino Unido na região do canal por um período de 20 anos. 6

7 PROCESSO POLÍTICO Com a retirada das tropas inglesas, em 1956, o presidente egípcio Gamal Nasser iniciou um conflito ao nacionalizar o canal. Com a retirada das tropas inglesas, em 1956, o presidente egípcio Gamal Nasser iniciou um conflito ao nacionalizar o canal. Foi a abertura do canal para a navegação internacional. Foi a abertura do canal para a navegação internacional. Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias (conflito entre Israel e a frente árabe, formada por Egito, Jordânia e Síria) Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias (conflito entre Israel e a frente árabe, formada por Egito, Jordânia e Síria) A partir de 1975 o Canal de Suez é reaberto para todas as nações do mundo A partir de 1975 o Canal de Suez é reaberto para todas as nações do mundo 7

8 MOTIVAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA 8

9 IMAGEN ECONÔMICA DO CANAL 9

10 IMAGENS DO CANAL

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12 Referências Bibliográficas: Canal de Suez - Khan el Khalili Canal de Suez - Khan el Khalili Canal de Suez - Khan el Khalili Canal de Suez - Khan el Khalili


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