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Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI Plano da UTFPR Aprovado pelo MEC em 16/01/08 fevereiro, 2008.

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1 Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI
Plano da UTFPR Aprovado pelo MEC em 16/01/08 fevereiro, 2008

2 II. Etapas do Plano da UTFPR
Roteiro da Apresentação I. Fundamentos do REUNI II. Etapas do Plano da UTFPR III. Metas Quantitativas IV. Metas Qualitativas V. Desafios do Plano na UTFPR

3 Objetivo do REUNI I. Fundamentos do REUNI Criar condições para a ampliação do acesso e permanência na Educação Superior, no nível de graduação, para o aumento da qualidade dos cursos e pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

4 Requisitos e Condições
Visão Geral I. Fundamentos do REUNI Docentes Diretrizes Gerais do REUNI TAs Contratação Pessoal Recursos de Custeio Bolsas MEC Assistência Estudantil Requisitos e Condições Unidades Básicas de Custeio Mestrado Doutorado Edificações Recursos de Investimento Pós-Doutorado Equipamentos Prof. Visitante Planilha Financeira Diagnóstico Atual Planilha de Expansão de Vagas Metas 1. Dados Institucionais Estratégias 21 Itens 2. Dimensões do Plano de Reestruturação Etapas Universidades Federais 3. Plano geral de implementação da proposta Indicadores Proposta de Plano 4. Cronograma geral de implementação e execução 5 Orçamento parcial e global. 6. Plano de acompanhamento e avaliação da proposta 1. Quadro Síntese 7. Plano de acompanhamento de indicadores de qualidade 2. Ata COUNI 8. Impactos globais. 3. Plano de Providências 9. Anexos.   

5 As seis dimensões do REUNI
I. Fundamentos do REUNI Dimensão Diretriz Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública. Redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de ingresso (prioridade noturno). Reestruturação acadêmica e reorganização de cursos de graduação. Novas metodologias ensino-aprendizagem, elevação da qualidade. Reestruturação Acadêmico-Curricular. Renovação Pedagógica da Educação Superior. Diversificação de modalidades de graduação (preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce/especializada). Mobilidade Intra e Inter-Institucional. Ampliação da mobilidade estudantil (novos regimes curriculares, sistema de títulos, itinerários formativos). Compromisso Social da Instituição. Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil. Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação. Articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica.

6 Construção do Plano na UTFPR
II. Etapas do Plano da UTFPR 20/12/07 16/01/08 20/12/07 Aprovação no COUNI Campi Cadastro no SIMEC Aprovação MEC 06/03/08 Cursos Obras Infra-estrutura 27/11/07 Assinatura do Protocolo e Seminário 20/12/07 04/12/07 Decisão sobre adesão na segunda etapa ao REUNI Sistematização da Proposta Proposta da UTFPR Plano da UTFPR Dimensões Qualitativas 2008 a 2012 Pró-Reitorias Implementação

7 Contratação de pessoal
Plano da UTPFR II. Etapas do Plano da UTFPR Plano da UTPFR Metas Quantitativas Metas Qualitativas Redução da evasão Assistência estudantil Reestruturação curricular Apoio ao processo ensino-aprendizagem Articulação com a pós-graduação e educação básica Ocupação de vagas ociosas Ações inclusivas Mobilidade acadêmica Expansão de Vagas (especialmente no noturno) Relação Aluno-Professor (RAP 18:1) Taxa de Conclusão da Graduação (TCG ⇨90%) Recursos: Custeio Investimento Contratação de pessoal Construção Infra-estrutura

8 III. Metas Quantitativas

9 Quadro Síntese de Orçamento – Custeio
III. Metas Quantitativas Pessoal 2008 2009 2010 2011 2012 Total Contratação de Professores de DE 42 142 164 228 103 679 Contratação de servidores de NI 27 24 39 40 - 130 Contratação de servidores de NS 15 16 19 20 70 Bolsas de Assistência Estudantil 20 60 96 120 200 Bolsas de Incentivo à docência pós-graduação - 14 20 30 50

10 Quadro Síntese de Orçamento – Investimentos
III. Metas Quantitativas

11 Previsão de Edificações
III. Metas Quantitativas Campus Obras 2008 2009 2010 2011 R$ Apucarana - 1.200 ,00 Campo Mourão 1.500 ,00 Cornélio Procópio 2.100 ,00 Curitiba 8.000 ,00 4.000 ,00 2.500 ,00 Dois Vizinhos 1.910 ,00 Francisco Beltrão 1.000 ,00 1.100 ,00 Londrina 1.800 ,00 Medianeira 1.097 ,00 Pato Branco Ponta Grossa Toledo Reitoria-Administração 4.898 ,00 Total 28.610 ,00 15.800 ,00 8.495 ,00 Total geral em obras (m2) 52.905,00 Total geral em investimentos (R$) ,00

12 Previsão de Equipamentos
III. Metas Quantitativas Campus Equipamentos (em R$) 2008 2009 2010 2011 Total Apucarana - ,00 ,00 ,00 Campo Mourão ,00 ,00 ,00 ,00 ,00 Cornélio Procópio ,00 ,00 ,00 Curitiba ,00 ,00 ,00 ,00 Dois Vizinhos ,00 ,00 90.000,00 15.000,00 ,00 Francisco Beltrão ,00 ,00 ,00 ,00 Londrina ,00 ,00 ,00 ,00 Medianeira ,00 ,00 Pato Branco ,00 ,00 ,00 ,00 Ponta Grossa ,00 ,00 ,00 ,00 Toledo ,00 TOTAL (R$) ,00 ,00 ,00 ,00 ,00

13 Funções Gratificadas III. Metas Quantitativas ANO Funções CD4 FG1 FG2
Qt. R$ 2008 - 40 ,00 2009 4 ,00 35 ,00 8 49.952,00 2010 19 ,00 10 62.440,00 2011 5 46.410,00 3 18.732,00 TOTAL 99 ,00 21 ,00 Total geral (R$) ,00

14 Indicadores e Dados Globais
III. Metas Quantitativas TABELA DE INDICADORES E DADOS GLOBAIS UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2017 Graduação Número de Cursos Total 8 27 38 51 56 Noturno 1 3 13 Vagas Anuais 546 1628 2376 3344 4444 4884 30 44 220 1056 Matrícula Projetada (MAT) 2.846,6 8.412,9 12.280,7 17.456,9 22.362,9 24.743,3 135,90 199,32 1.074,04 4.790,28 Alunos Diplomados (DIP) 280 302 494 758 1638 4438 40 960 Taxa de conclusão dos cursos de graduação (TCG) 0,00 1,39 3,00 0,91 Pós-Graduação Mestrado 4 5 10 14 Doutorado 2 Matrículas 417 433 513 561 577 50 55 Número de Professores Equivalentes 356,00 421,10 641,20 895,40 1.248,80 1.408,45 Número de Professores com Equivalência DE (DDE) 229,68 271,68 413,68 577,68 805,68 908,68 Dedução por integração da Pós-Graduação (DPG) 26,75 18,91 20,68 28,88 40,28 45,43 Corpo Docente Ajustado (DDE - DPG) 202,93 252,76 392,99 548,79 765,39 863,24 Relação de Alunos de Graduação por Professor (RAP) 14,03 33,28 31,25 31,81 29,22 28,66

15 Expansão de Vagas na Graduação
III. Metas Quantitativas cursos vagas 2007 8 546 2008 Contratação e investimentos (obras + equiptos.) 27 1.628 2009 Unificação de módulos (44) de 23 cursos existentes 27 2.376 2010 Implantação 11 engenharias 38 3.344 2011 Implantação 13 licenciaturas 51 4.444 2012 Implantação de 5 cursos (4 eng, + 1 bal.) 56 4.884

16 IV. Metas Quantitativas
METAS QUALITATIVAS

17 Ações para Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem
IV. Metas Qualitativas Criação dos Núcleos de Educação, visando a formação e capacitação docente. Capacitação docente em novas metodologias de ensino (TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação). Criação do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil. Criação dos Núcleos de Atendimento Discente por meio de monitores e alunos das licenciaturas. Ampliação de participação de alunos de graduação em processos de iniciação científica (TCC) envolvendo discentes da pós-graduação. Concessão de bolsas de incentivo à docência para estudantes da pós-graduação. Ampliação do EAD nos cursos de graduação. Implantação de salas de videoconferência nos campi. Ampliação das atividades esportivas, curriculares e sociais dos discentes. Ampliação dos laboratórios de informática com acesso à Internet, visando a inclusão digital. Ampliação do Centro de Línguas e a formação de língua estrangeira nas graduações. Ampliação do acervo e informatização das bibliotecas. Prof. Cantarelli PROGRAD

18 Ações para a Redução da Evasão
IV. Metas Qualitativas Criação do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil. Criação dos Núcleos de Atendimento Discente por meio de monitores e alunos das licenciaturas. Ampliação da Assistência Estudantil – concessão do auxílio alimentação e transporte Aumento de bolsas de estágio na UTFPR destinadas aos alunos com dificuldades financeiras

19 Ações Inclusivas IV. Metas Qualitativas Aprimoramento do processo de reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública Implantação do processo de aproveitamento de vagas ociosas Ampliar a atuação nos NAPNES Ampliação das atividades de extensão envolvendo alunos de graduação em suas atividades complementares. Ampliação de projetos que visem a inclusão de PNEs nos projetos de TCC como os envolvidos com a tecnologia assistiva. Prof. Cantarelli PROGRAD

20 Ações para Mobilidade Acadêmica
IV. Metas Qualitativas Criação/ampliação do núcleo básico nas graduações (50% PPC). Flexibilização curricular com a redução de pré-requisitos. Criação de itinerários formativos alternativos por meio da adoção do sistema de créditos. Criação do processo de escolha/redefinição profissionalização após o núcleo básico. Prof. Cantarelli PROGRAD

21 Impactos Internos Mobilização da Comunidade para, nos próximos 4 anos:
V. Desafios do Plano na UTFPR Mobilização da Comunidade para, nos próximos 4 anos: Contratar docentes e técnicos-administrativos; Prover as condições de espaço e infra-estrutura para a expansão de vagas e criação de novos cursos; Discutir e implantar as reestruturações curriculares necessárias; Implantar os Núcleos de Apoio e desenvolver as ações previstas no Plano; Divulgar o Plano em todas as suas etapas: planejamento, execução e avaliação; e Prover os mecanismos e ferramentas de gestão do Plano (complexidade decorrente da abrangência da UTFPR). Prof. Cantarelli PROGRAD


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