Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica ESTEREÓTIPOS PRECONCEITOS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
2
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Sobre estereótipo o sociólogo Erving Goffman, diria que “é a discrepância entre a identidade real e a virtual”, sendo a primeira aquela com a qual nós identificamos e a afirmamos positivamente e a segunda a que nos é atribuída, desqualificadora, mesmo que não nos identifiquemos com tal. Ler mais: Concorda com a afirmação? Justifico.
3
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica O que é um estereótipo? O que é um estereótipo social? O que é um estereótipo cultural?
4
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Identifico um estereótipo social … na minha comunidade local… no meu país… no mundo ocidental… Identifico um estereótipo cultural …
5
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica O estereótipo é positivo, tem vantagens ou é negativo e sempre desvantajoso? Justifico as minhas afirmações.
6
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Tanto estereótipo como preconceito traduzem generalizações; a diferença é que enquanto o primeiro é uma realidade objetivamente apercebida e depois generalizada a outras realidades, o segundo é a "invenção" ou "ideia" de uma realidade subjetiva que é generalizada à totalidade da realidade objetiva, substituindo-a.
7
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica 1. Identifico um preconceito 2. Identifico um estereótipo
8
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Apresento um breve resumo sobre o contexto histórico cultural em que ocorreram os factos retratados no filme a lista de Schindler.
9
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica No filme a lista de Schindler Identifiquei os seguintes estereótipos sociais próprios do momento histórico-cultural da época em que se insere o argumento do filme. Identifiquei os seguintes estereótipos culturais próprios do momento histórico-cultural da época em que se insere o argumento do filme.
10
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica No filme a lista de Schindler Os estereótipos que identifiquei no filme influenciaram o desencadear dos acontecimentos dramáticos decorrentes da Segunda Guerra Mundial? Fundamento a minha resposta.
11
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica No filme a lista de Schindler Quais os valores humanos que estiveram ausentes nesta história real? Fundamento a minha resposta.
12
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Opinião Pública Enquanto conceito comunicativo, a expressão designa a fórmula abstrata que procede do resultado da discussão e tomada de decisões coletivas. Um dos teóricos de referência na análise do conceito e sua história, Jurgen Habermas, denunciou a sua falácia, argumentando que se trata de uma "ficção do direito constitucional", com o propósito de legitimar o sistema de poder. Em termos gerais, o conceito designa uma entidade abstrata que representa uma tendência preponderante numa determinada sociedade (por exemplo, quando se diz que a opinião pública é a favor de uma certa decisão). Apesar da sua inconsistência conceptual, a opinião pública é um fator fundamental para a sustentação da legitimidade dos produtos mediáticos, justificados pelo interesse público (ou seja, pelo interesse atribuído à opinião pública). Disponível na www: <URL:
13
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Opinião Pública O que entende por Opinião Pública?
14
UC – Reflexividade e pensamento crítico
DR 4 – Opinião Pública e Reflexão Crítica Opinião Pública Como se forma a Opinião Pública?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.