A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F UTEBOL, C ULTURA E S OCIEDADE. Origem: Inglaterra, século XIX Contexto histórico: Revolução Industrial, abandono do espírito rural, redesenho da sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F UTEBOL, C ULTURA E S OCIEDADE. Origem: Inglaterra, século XIX Contexto histórico: Revolução Industrial, abandono do espírito rural, redesenho da sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 F UTEBOL, C ULTURA E S OCIEDADE

2 Origem: Inglaterra, século XIX Contexto histórico: Revolução Industrial, abandono do espírito rural, redesenho da sociedade e mudança das relações trabalhistas.

3 Soule Festa popular praticada em regiões da França, desde meados da Idade Média. Encarniçada disputa de bola, vale tudo, inúmeras pessoas, em disputa usando pés e mãos e todo e qualquer tipo de choques e escaramuças.

4 A formatação do jogo, suas regras, arbitragem, como um processo civilizatório. A violência latente se apresenta e se regula. Presença de estudantes, pedagogos e gentlemen.

5 A RUPTURA COM O RUGBY OS JOGOS E O PAPEL AMBÍGUO ENTRE O DESVIO E A NORMA; REBELDIA JUVENIL, TRANSGRESSÕES DE VALORES DOMINANTES E ESTABELECIDOS; FUTEBOL COMO MODELO DE ORGANIZAÇÃO E DE CONDUTA; FUTEBOL ÓPIO DO POVO OU EXPLOSÃO DA CRIATIVIDADE E DO ESPÍRITO LIVRE.

6 O FUTEBOL NO BRASIL: CHARLES MILLER TROUXE A BOLA; FUNCIONÁRIOS DA SÃO PAULO RAILWAY; FUTEBOL UM ESPORTE DA ELITE BRANCA; O FUTEBOL MULATO, CONFIGURAÇÃO CULTURAL, INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA, GERANDO OS BAILARINOS DA BOLA; OS DONOS DO CAMPO E OS DONOS DA BOLA; FRIEDENREICH O MULATO NÃO MULATO E O PÓ DE ARROZ; FUTEBOL, COMO IDENTIDADE E AFIRMAÇÃO DE UMA NAÇÃO.

7 FUTEBOL E RITO: A IDENTIFICAÇÃO COM O TIME E OS JOGADORES, O CARÁTER TOTÊMICO DA CAMISA, BANDEIRA, HINO, A IDENTIFICAÇÃO ENTRE OS TORCEDORES DO MESMO TIME COMO SE FORA UM CLÃ, O FUTEBOL COMO RELIGIÃO. O JOGADOR COMO DEPOSITÁRIO DAS ESPERANÇAS, REALIZAÇÕES, O DRAMA E A REDENÇÃO.

8 POSSO MORRER PELO MEU TIME O CLÃ SE RECONHECE E SE DEFINE ATRAVÉS DA FIDELIDADE E DO AMOR INCONDICIONAL AO TOTEM. OS SELVAGENS DE SERRA LEOA ELEGEM SEU REI, PORÉM, PODEM TÊM O DIREITO DE ESPANCÁ-LO NA VÉSPERA DA COROAÇÃO. O INFELIZ MONARCA ÀS VEZES NÃO SOBREVIVE À SUA ELEVAÇÃO AO TRONO.

9 FUTEBOL COMO UM LIBRETO DE UMA ÓPERA, QUE SE ASSISTE, PLENA DE METÁFORAS E MENSAGENS SUBLIMINARES. SÍMBOLOS: BANDEIRA DE ESCANTEIO, CARTÕES,GESTUAL DO ÁRBITRO, COMEMORAÇÕES DE GOL, A DANÇA ENSANDECIDA DAS TORCIDAS, PALAVRAS DE ORDEM, MÚSICAS, OS APELIDOS DADOS AOS JOGADORES, OS ÍDOLOS ETERNOS E A MISTURA DE AMOR E ÓDIO.

10 A MUDANÇA DAS REGRAS, O PODER DO DINHEIRO E A ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE. O FUTEBOL GANHA UMA ORGANIZAÇÃO DENTRO E FORA DO CAMPO, FIFA, CONFEDERAÇÕES E FEDERAÇÕES, A LEI DO IMPEDIMENTO, AS LINHAS E CÍRCULOS, ESQUEMAS TÁTICOS, ESPAÇOS DE AÇÃO DOS JOGADORES, O SURGIMENTO DOS PASSES E A PLÁSTICA DO FUTEBOL, O CONTROLE DA VIOLÊNCIA, O FAIR PLAY. O PROCESSO CIVILIZATÓRIO.

11 AS RELAÇÕES AUTORITÁRIAS NO FUTEBOL O ÁRBITRO: SUAS DECISÕES SÃO INQUESTIONÁVEIS. O TÉCNICO: O ELEMENTO DE PRESERVAÇÃO DA HIERARQUIA, SISTEMA AUTORITÁRIO NAS RELAÇÕES, A NORMATIZAÇÃO DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS. A DEMOCRACIA CORINTHIANA. ESSA RELAÇÃO PERMEIA TODOS OS ESPORTES.

12 O JOGADOR COM PRODUTO: A ERA DOS RONALDOS, O BRASIL ENTRA NA DANÇA DO PODER ECONÔMICO, TORNA-SE FORNECEDOR DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E MUITO CARA. NÃO SEI MAIS A ESCALAÇÃO DO MEU TIME. SELEÇÕES COMO LEGIÕES ESTRANGEIRAS. O ESTRANHAMENTO DO TOTEM.

13 O F UTEBOL E MPRESA A hierarquia no futebol, reproduzindo um sistema de classes, onde a mão de obra, o trabalhador clássico é o menos valorizado e explorado Técnico, cartolas, jogadores rebeldes, e jogadores bonzinhos. A imprensa esportiva é conivente com os desmandos e demasiado ufanista.

14 O momento máximo do rito, a catarse, o gol. Meu time é campeão. O futebol maltrapilho, vira-lata, do terceiro mundo é pentacampeão. Corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus!

15 A PAIXÃO PELO CLUBE CRAVADA NA PELE

16

17

18

19

20

21

22

23 LINKS PARA VÍDEOS Copa de 1970 – Brasil X Uruguai https://www.youtube.com/watch?v=exrgtcuM91Q As Dez Melhores Músicas Cantadas pelas torcidas nos Estádios https://www.youtube.com/watch?v=exrgtcuM91Q

24 MÚSICAS Wilson Simonal – Aqui é o País do Futebol Chico Buarque – O Futebol Chico Buarque – Partido Alto buarque/partido-alto.html

25 BIBLIOGRAFIA: A DANÇA DOS DEUSES; HILÁRIO FRANCO JR. O JOGO; JOSÉ EDUARDO DE CARVALHO. O DRIBLE; SÉRGIO RODRIGUES. TOTEM E TABU; SIGMUND FREUD. VENENO REMÉDIO; JOSÉ MIGUEL WISNIK A BUSCA DA EXCITAÇÃO; NORBERT ELIAS E ERIC DUNNING.


Carregar ppt "F UTEBOL, C ULTURA E S OCIEDADE. Origem: Inglaterra, século XIX Contexto histórico: Revolução Industrial, abandono do espírito rural, redesenho da sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google