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APFF - Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos Perspectiva/Expectativas do carregador marítimo Figueira da Foz,

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1 APFF - Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos Perspectiva/Expectativas do carregador marítimo Figueira da Foz, 13 de Janeiro de 2011

2 2 Capacidade de produção da Altri CaimaCeltejoCelbi 115 2005 255 115 140 3ºT05 560 115 140 315 2007 870 120 150 600 2010 930 120 620 2011 190 Exportação de mais de 95% da produção, ou o equivalente a 1,5% das exportações portuguesas Fonte: Altri Valores em 000 tons

3 3 Pasta para mercado BEKP - Ranking Fonte: CEPI O mercado de pasta BEKP vale cerca de 50 Mtons. A Altri ocupa o 7º lugar a nivel mundial! 000 tons Fibria 2010

4 4 Celbi –525 K tons transporte marítmo (Figueira da Foz) –75 K tons por ferrovia/rodovia Caima –60 Ktons transporte marítimo (ferrovia Figueira) –55 Ktons ferrovia/rodovia Celtejo –60 Ktons transporte marítimo (ferrovia Figueira) –115 Ktons ferrovia/rodovia –20 Ktons pipeline Total –645 K tons transporte marítimo (Figueira da Foz) –245 K tons ferrovia/rodovia(Iberia) –20 Ktons pipeline Fluxos logísticos da Altri - 2012 (pasta de papel)

5 5 ALTRI - Porto da Figueira da Foz ('000 tons)

6 6 Movimento Porto da Figueira da Foz ('000 tons)

7 7 Porto da Figueira da Foz \ Evoluções absolutas (000 tons) por carregador

8 8 SWOT – Decisão de centralização no Porto da Figueira da Foz ForçasFraquezasAmeaçasOportunidades 1. Proximidade CELBI (15 kms) 1. Desfasamento cap. armazenagem vs movimentação 1. Modelo de concessão1. Construção do terminal sul 2. Domínio Operação Portuária / baixo custo de operação 2. Configuração do terminal e capacidade de crescimento 2. Internalização de custos relacionados com acessibilidades marítimas 2. Pooling 3. Acessos rodo- ferroviários 3. Dotação serviços pilotagem 3. Congestionamento rodoviários vs operações directas a navio 3.Pressão ambiental vs aumento do peso transportável por rodovia 4. Acessibilidades marítimas (6,5 / 7 maré) adequadas 4. TUP4. Ligação ferroviária em regime shuttle 5. Navegabilidade nocturna (01:00 hrs) 5. Condições metereológicas (chuva) 5. Greves laborais dada concentração sindical 5. Emprego e reforço do compromisso social local 6. Equilibro entre mov. carga / descarga 6. Criação de terminal coberto 7. Utilizadores âncora que garantem 60% movimento 7. Alisar expedições 8. Administração do Porto

9 9 Terminal actual

10 10 Terminal sul

11 11 AWT

12 12 Conclusões Carga âncora Estabilidade portuária Acessibilidades rodo- ferroviárias Equilíbrio in/outAP Acessibilidades marítimas Operadores Círculo do crescimento

13 13 Conclusões Infra- estruturas Capital Humano Governação (local) Operador (local) Círculo da eficiência/ sustentabilidade


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