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Crianças e Jovens Um Target Emergente Resultados do Estudo de Mercado Carlos Tavares Mª Eugénia Retorta Congresso APODEMO – Maio 2001.

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1 Crianças e Jovens Um Target Emergente Resultados do Estudo de Mercado Carlos Tavares Mª Eugénia Retorta Congresso APODEMO – Maio 2001

2 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado2 Agenda Estudo de Mercado Jovens Ponto de partida e características Resultados Estudo Qualitativo Estudo Quantitativo O Segmento Jovem e Mercado Actual Desafios para o MKT

3 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado3 A mudança no papel atribuído à mulher a partir da década de 60 foi o fenómeno singular mais relevante do Sec.xx. (Eli Ginzberg) A emergência de novos (outros) segmentos etários é muito provavelmente, o segundo fenómeno singular mais relevante dos nosso tempos (Carlos Tavares, Maria Eugénia Retorta)

4 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado4 Quando penso nisto penso um pouco nas estações do ano: quando era pequena havia o Inverno e depois a Primavera e depois vinha o Verão até que chegava o Outono. E no ano seguinte tudo se repetia. Também era assim com as idades. Entrávamos na escola com 7 anos e vínhamos de ser crianças e continuávamos a ser crianças até aos 11/12, 13 anos. Passávamos depois para a adolescência e quando dávamos por nós tínhamos acabado cursos, ou já trabalhávamos, estávamos casados. E esperávamos filhos. Éramos adultos. Restava-nos aguardar pela velhice. Hoje, tal como as diferenças entre as estações se diluíram, também os ciclos etários das nossas vidas não são os mesmos.

5 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado5 Verdadeiramente quando entramos na escola – e fazemo-lo muito mais cedo – já não somos crianças. Somos crianças mas mais crescidas, mais sabedoras. Já não nos entretemos com as mesmas coisas – os fabricantes de jogos e brinquedos que o digam – e a nossa infância( as dos nossos filhos, as dos nossos netos) anda em torno de outras referências. Passamos rapidamente pela adolescência que também já é diferente e eis-nos de repente a beneficiar do estatuto de jovem adulto. Um novo conceito? Diria que sim. E antes de chegar à velhice – que nos atinge cada vez mais tarde (quem fala hoje em 3ª idade? Talvez em 4ª ou 5ª) – ainda podemos encontrar os chamados baby boomers.

6 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado6 Porque são targets emergentes? Existe falta de informação básica Sobre os seus comportamentos e rotinas Sobre as suas opiniões, atitudes e expectativas

7 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado7 Situação ainda mais grave num sector específico O dos jovens entre os 4 e os 15 anos Universo referencial da ACJ para a sua oferta na literatura infanto-juvenil LIVROS REVISTAS

8 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado8 Estudo de Mercado Jovens Ponto de partida (porquê?) Falta de informação para gestão e de suporte de decisões a nível de todo o marketing-mix e gestão do portfólio; Em Portugal, os anunciantes não valorizam devidamente os media de imprensa como veículo de comunicação importante com o segmento jovem >> falta de dados (!)

9 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado9 As questões pertinentes O que fazer com a oferta de que se dispõe hoje? Como alterá-la no sentido correcto: o que retirar, o que acrescentar, o que dizer? Que estratégia seguir - e, sobretudo, como racionalizar a oferta?

10 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado10 Como abordámos a investigação Numa fase qualitativa Numa fase quantitativa

11 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado11 Objectivos da fase qualitativa Hábitos de rotinas de consumo de compra Expectativas e carências mais evidentes Reacções aos novos meios de comunicação - Internet - como têm eles influenciado os aspectos anteriores

12 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado12 Qualitativamente Com quem falámos? Mães de crianças 4/6 anos Crianças dos 7 aos 12 anos

13 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado13 Com quantos falámos? 34 Crianças 23 Mães Indivíduos 57 Indivíduos

14 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado14 Como falámos? Através de Discussões de Grupo

15 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado15 E o que descobrimos... 1º 1ºUm universo heterogéneo - as idades diferenciam os seus elementos - com um traço comum O dia a dia é espartilhado por rotinas e obrigações a cumprir

16 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado16 E o que descobrimos... (cont.) Totalmente, ou quase, nos Dias de Semana 2ªFeira 3ªFeira 4ªFeira 5ªFeira 6ªFeira Menos acentuadamente aos Fins de Semanas Sábado e Domingo Quase nada em Férias

17 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado17 2º 2º 2º - Três segmentos etários com distintos ritmos de vida O que condiciona os 4/5 anos A disponibilidade dos pais A frequência (ou não frequência) de infantários Não tenho muito tempo. Ao fim do dia brinco com as miúdas. Ao fim de semana levo-as a passear.

18 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado18 2º O que condiciona os 6/9 anos A integração no circuito escolar A integração nos ATLS Depois da escola como e durmo. Estou cansado..

19 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado19 2º O que condiciona os 10/12 anos Poucos condicionamentos (embora se continue condicionado pelas rotinas da escola) Quando não tenho aulas de tarde vou para casa, vejo televisão, estudo, oiço música, brinco com os cães. (Rapariga 10/12 anos)

20 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado20 3º 3º 3º - Ritmos de leitura que diferem de grupo etário para grupo etário

21 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado21 3º Crianças de 4/6 anos A leitura é uma tarefa partilhada Eles deitam-se cedo, mas eu tenho de lhes ler uma história À noite lê o meu pai um bocadinho. Na escola estou a ler o Harry Potter. É a minha educadora que está a ler. Leio sempre pouco antes de dormir. A leitura é já uma actividade individual Crianças de 10/12 anos Leio sempre pouco antes de dormir. A leitura é ambas as coisas - crianças de 7/9 anos 4/6 anos Os pré-leitores 7/9 anos Os iniciandos 10/12 anos Os iniciados

22 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado22 4º 4º 4º - O livro é a grande referência deste universo Padrão que define o que tem qualidade Melhor relação entre o valor obtido pelo consumidor e o seu preço

23 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado23 4º Vale por si próprio (estatuto de respeitabilidade independentemente dos seus conteúdos) O livro sempre existiu (em si e na vida da criança) É o principal instrumento de aprendizagem de leitura na escola O livro tem maior qualidade Guarda-se bibliotecas A sua credibilidade depende dos conteúdos Realidade contemporânea e efémera Não faz parte das referências da fase pré- leitura É menos cuidada Vai para o lixo quando estragada LivroRevista

24 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado24 4º FUNCÇÃO PEDAGÓGICA E NÃO APENAS LÚDICA FUNÇÃO SOBRETUDO LÚDICA LivroRevista O gosto pelo livro gera e torna consistente o gosto pela leitura

25 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado25 4º A minha mãe prefere mais comprar um livro do que revistas. Quando é revistas é preciso pedir mais do que uma vez. Nós temos muitos livros (duas bibliotecas). Eles têm as prateleiras, a dele e a da irmã. Compra-se só para se divertir, mas o divertimento também está associado à leitura, é um objectivo Raparigas - 10/12 anos Mãe, A/B

26 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado26 5º 5º 5º - Mesmo no processo de compra a supremacia do livro é evidente LivroRevista Aquisição mais programada Busca concreta de satisfação de necessidades pré- existentes A mãe (o prescritor) normalmente sanciona É o objecto de compra em locais mais elitistas Mais por impulso (semi- programada) Só muda (mais) ligeiramente quando a criança cresce Exige mais o poder de influência Pode ser comprada em locais mais populares

27 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado27 6º E por último, mas não menos importante descobrimos que... 6º 6º - A oferta existente na literatura infanto-juvenil, sobretudo a nível das revistas, não é satisfatória

28 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado28 6º Está na sua infância, também ela. Não existe uma percepção clara do que existe no mercado Carências na fase de pré-leitura (algumas são excessivamente infantis) De cariz excessivamente sexistas, sobretudo favorecendo o sexo feminino (caso das BARBIES) Muito caras para o que oferecem Pouco ou nada pedagógicas - às vezes pelo contrário: (perspectiva das mães) a violência Pouco ou nada informativas Insuficientemente perspectivadas na vertente tecnológica

29 A Fase Quantitativa

30 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado30 Estudo Quantitativo Falámos com 1500 crianças Encontrámo-las no 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico nas escolas de todo o país

31 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado31 Amostra Ciclos Escolaridade

32 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado32 Amostra Regiões

33 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado33... E junto delas procurámos satisfazer as nossas necessidades de informação, recorrendo a um questionário estruturado

34 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado34 Necessidades de Informação Audiências de revistas e livros; Papeis de decisão, influência na compra de revistas e livros; Frequência de compra, motivos e onde compram; Avaliação de pesting power e poder de compra; Como utilizam o tempo fora da escola;

35 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado35 Estudo Quantitativo Objectivos Quantificar as indicações que a fase qualitativa nos havia fornecido, respondendo a uma série de perguntas base...

36 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado36 Algumas perguntas... Os jovens têm hábitos de leitura? Qual a frequência de leitura? O que compram? Porquê? Onde compram? Quem compra? Têm poder de influência? Que marcas têm presentes? E os seus ídolos? Quais são? Tecnologia – utilizam a internet e o telemóvel?

37 E Aqui Estão As Respostas...

38 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado38 Hábitos de leitura Elevada taxa de leitura, embora com regularidade decrescente com a idade Confirma-se a leitura repetida de revistas quantas vezes lês as tuas revistas

39 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado39 Coleccionismo - revistas Tendência clara para guardar os títulos durante um tempo alargado depois de leres as revistas o que fazes?

40 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado40 O que compram.... Audiência de revistas 6 – 9 anos Rev.Disney (36%) Rev.Batatoon (28%) Pokémon (27%) 10 – 12 anos Super Pop (32%) Bravo (29%) Rev.Disney (26%) 13 – 15 anos Bravo (29%) Super Pop (25%) Rev.Disney (19%) A partir dos 12 anos, o tema desporto aparece em 4º lugar (17%)

41 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado41...e porquê. Conteúdo é rei cerca de 60% afirmam que lêem pelo conteúdo e pelas histórias Tendência para as razões de leitura passarem de heróis da TV para Ídolos de música, desporto e outros 6 – 9 anos10 – anos

42 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado42 Ídolos 6 a 9 anos Pokémon – Digimon (60%) Batatoon (30%) Barbie (25%) 10 a 12 anos Figo (60%) Zé-Maria (25%) Pokémon – Digimon (15%) 13 a 15 anos Figo (60%) Zé-Maria (20%) Lara Croft (18%)

43 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado43 Onde compram – revistas 6 – 9 anos Papelaria (70%) Hipermercado (40%) Quiosque (18%) 10 – 12 – 15 anos Papelaria (80%) Quiosque (38%) Hipermercado (27%) Alteração dos hábitos de compra com a idade – aumento da sua independência

44 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado44 Quem compra – revistas/livros 6 – 9 anos 10 – 12 anos 13 – 15 anos

45 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado45 Pesting Power O Poder de Influência Argumentos de não compra (prescritores): Preço (é muito caro) não é para a tua idade (6 a 9) Preocupação com violência dos conteúdos não presente... compram aquilo que pedes? Peço, compram sempre Há algumas coisas que não compram...

46 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado46 O Poder de Compra (10 – 12 – 15) Com que dinheiro compram? 10 a 12 (1) Peço dinheiro (44%) (2) Com meu dinheiro (42%) 13 a 15 (1) Com o meu dinheiro (50%) (2) Peço dinheiro (50%)

47 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado47 Poder de Compra (10 – 12 – 15)

48 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado48 O que compram (acompanhados) 6 a 9 anos Brinquedos (48%) Gulozeimas / gelados (39%) Revistas / livros (29%) 10 a 12 anos Roupas (41%) Gulozeimas / gelados (39%) Revistas / livros (32%) 13 a 15 anos Roupas (47%) CDs (38%) Revistas / livros (27%)

49 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado49 Reconhecimento de Marca (resposta espontânea e aberta) Desporto Vestuário Video Jogos

50 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado50 Reconhecimento de Marca (resposta espontânea e aberta) Comida Bebidas (?)

51 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado51 Exemplo: Barbie Audiência de leitores Cruzamento com marcas: ICE TEA

52 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado52 Exemplo: BDs Disney Audiência: leitores Cruzamento c/hábitos de compra: que compras?

53 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado53 Tecnologia Internet Acesso da Internet Crescente com a idade Dos 13 a 15 anos é de 50% Acesso: escola >> casa

54 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado54 Tecnologia Telemóvel A partir dos 13 anos verificam-se os valores médios da população portuguesa!

55 Eu, jovem me confesso... Exercício de Caracterização

56 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado56 6 – 9 anos ( juvenil) Gosto de ler o Batatoon – é o palhaço mais engraçado que há e é o meu herói favorito da TV; Tenho aulas de manhã e à tarde vou ao inglês e ginástica; Colecciono todos os Pokémons; Os meus pais compram as minhas revistas e livros – e guardo todas. Adoro as histórias do Tio Patinhas. Ao fim-de-semana vou com os meus pais às compras e peço para me darem chocolates e a revista da Barbie (f); No Natal recebi uma scooter.

57 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado57 10 – 12 anos tweens Costumo comprar a Super Pop; Comprei os 4 livros do Harry Potter (é pena que os próximos só daqui a 2 anos); tenho alguns da Uma Aventura; Gosto de ir com a minha mãe comprar roupa na Zara; Lá na escola entrei para o clube de informática e às vezes navego na net onde vejo a programação do canal Panda e do Cartoon Network; Já pedi um telemóvel aos meus pais para mandarem mensagens aos meus amigos mas só se tiver boas notas...

58 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado58 13 – 15 anos (young teens) Ir com os meus pais às compras é uma seca! No outro dia fui e compraram-me um CD espetacular dos Limp Biskit; No FIFA 2001 ninguém me ganha e já acabei todos os Tomb Raiders; Já tenho a t-shirt do Figo do Real Madrid; Tenho um telemóvel da Yorn; Em casa vou à net ver dicas para os jogos da Playstation; Recebo uma semanada de 1500$ e compro sempre a Bravo (f);

59 O Marketing e o Mercado Jovem Algumas Considerações

60 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado60 Facts! O segmento jovem assume hoje em dia características muito atractivas: Têm poder de influência Têm poder de compra Têm dimensão crítica São consumidores ávidos

61 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado61 Segmento Jovem Dimensão Europa: 80 a 100 milhões! Portugal: 2,38 milhões (0-19)* *Fonte: INE, 1999

62 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado62 Hoje Os Jovens evoluíram de... para:

63 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado63 Facts! os Jovens... São tecnologicamente avançados Experts – ensinam pais e professores Adaptação a novas tecnologias e conceitos Evoluem muito (e muito rápido) Fragmentação de segmentos Sujeitos e impulsionadores de fenómeno de moda – evolução KGOY - Kids Getting Older Younger

64 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado64 Considerações Segmentação Com base em diferenças psicológicas*: 3-7 anos – mundo de fantasia, necessidade de amor e segurança; 8-12 anos – desenvolve capacidades de lógica, necessidades de aceitação sucesso; anos – capacidade de abstracção, necessidades de independência. Segmentação com base em critérios sociológicos: 6-9 anos (1º ciclo) anos (2º ciclo) anos (3º ciclo) * Fonte: Dan Acuff – YMS Consulting

65 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado65 os Jovens... São exigentes São críticos Estabelecem tendências e modas: Música Vídeo Jogos Desporto Roupa Comida Computadores e internet...

66 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado66 MKT para Jovens Por tudo isto, o mercado Jovem é hoje mais que nunca perseguido obsessivamente pelos marketeers! Como conceber, comunicar e comercializar produtos para o mercado Jovem? A receita secreta no slide seguinte...

67 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado67 A receita secreta...

68 Mª Eugénia Retorta - Carlos Tavares Congresso APODEMO – 29 e 30 Maio 2001 Jovens, Um Target Emergente Estudo Mercado68 MKT no Mercado Jovem O Ovo de Colombo Existem 1001 factores, mas... SSS – Segmentar, Segmentar, Segmentar! CCC - conhecer cada vez melhor os targets Estudos de mercado Importância acrescida Complementariedade qualitativa / quantitativa é importante! Actualização é crítica!

69 Crianças e Jovens Um Mercado Emergente Obrigado! Maria Eugénia Retorta – Consulmark Carlos Tavares – A|CJ


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