A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD JEJUM CONHECENDO PARA PRATICAR. Ministério de Crescimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD JEJUM CONHECENDO PARA PRATICAR. Ministério de Crescimento."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD JEJUM CONHECENDO PARA PRATICAR. Ministério de Crescimento

2 CARACTERÍSTICA DO HOMEM Ministério de Crescimento APENAS O JEJUM DO CORPO NÃO É SUFICIENTE. E PRECISO TAMBEM O JEJUM DA ALMA

3 O QUE É O JEJUM É QUANDO ALGUEM RESOLVE REDUZIR SUA DIETA ALIMENTÍCIA, CHEGANDO PERTO DE ZERO, SEMPRE É SEGUIDO DE UM OBJETIVO. O JEJUM PODE SER: Ministério de Crescimento GREVE DE FOME; JOGOS DE DESAFIO; MEDICINAL (jejum de exame, pré-operacional); VAIDADE DO CORPO; ESPIRITUAL. O jejum não é proposto a pessoas em condições especiais de vulnerabilidade: crianças, enfermos, viajantes, pessoas idosas ou muito fracas, e mulheres grávidas.

4 COMO É VISTO NAS RELIGIÕES O JEJUM EXISTE EM GRANDES RELIGIÕES E SEMPRE INDICAM A VONTADE DE PURIFICAÇÃO Ministério de Crescimento CATÓLICOS A Igreja Católica distingue entre jejum e abstinência. O jejum é a abstinência total de comida e bebida (com excepção da água) enquanto que a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada. Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência a fim de que estes possam experienciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma é proposta a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro. Na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas é proposto o jejum desde o acordar até ao deitar.

5 COMO É VISTO NAS RELIGIÕES Ministério de Crescimento JUDEUS Os judeus fazem jejum no Dia do Perdão (Yom Kippur). Do pôr-do-sol de um dia ao pôr-do-sol do outro dia, eles não comem e não bebem nada, nem mesmo água. Existem 5 proibições no Yom Kipur: 1.Comer (come-se um pouco antes do pôr-do-sol ainda na véspera do dia até o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur);2.Usar calçados de couro; 3.Relacionamento conjugal; 4.Passar cremes, desodorante, etc. no corpo; 5.Banhar-se por prazer. A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv (o desejo de fazer as coisas corretamente, que é identificado com a alma) e o yetzer hará (o desejo de seguir os próprios instintos, que corresponde ao corpo). Nosso desafio na vida é "sincronizar" nosso corpo com o yetzer hatóv. Uma analogia é feita no Talmud entre um cavalo (o corpo) e um cavaleiro (a alma). É sempre melhor o cavaleiro estar em cima do cavalo!

6 COMO É VISTO NAS RELIGIÕES Ministério de Crescimento MUÇULMANOS Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr-do-sol do mês festivo do Ramadão para que todos os seus pecados sejam perdoados. Após o pôr-do-sol, comem frugalmente. SABATINOS (Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia) Os membros da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia (também conhecidos como crente- espiritual) praticam o jejum completo (abstinência total de alimentos e líquidos) durante períodos determinados, normalmente aos sábados, iniciando à zero hora, e concluindo ao meio dia, ou ainda às 18:00 horas), em todos os momentos que necessite fazer uma oferta per si, ou ainda em benefício de um irmão, parente, ou amigo. Durante o jejum, os praticantes se dedicam mais especificamente à leitura e estudo das escrituras, à oração, e ao cultivo de cânticos (hinos).Os crentes da doutrina consideram o jejum como um meio de buscar bênçãos divinas, do desenvolvimento de dons, de encontrar entendimento espiritual, e refinar o espírito.

7 COMO É VISTO NAS RELIGIÕES Ministério de Crescimento EVANGÉLICOS Os evangélicos e protestantes não tem datas específicas para jejuar. O jejum é baseado no sentido bíblico literal, que é uma forma de 'matar a carne'. Quando você 'mata a carne', você está fortalecendo o seu espírito, vencendo motivações egoístas e assim, se aproximando mais de Deus. O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos e liquidos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado 'indispensável', como forma de entrega e dependência real de Deus. O jejum eficaz é acompanhado de leitura bíblica e oração. Ele também varia de acordo com a idade, condição de saúde, necessidade de esforço entre outros. O modo de se jejuar no meio evangélico é fazer uma oração dizendo a Deus que a partir daquele horário ele estará jejuando, e, quando o jejum terminar, ele (ou a Igreja) fazem uma consagração, entregando o jejum nas mãos de Deus. Jejuando, a pessoa fica mais forte espiritualmente e mais resistente ao inimigo, porém não se deve demonstrar para as pessoas que está em jejum, este ato é uma particularidade entre o homem e Deus.

8 O QUE DIZ A BÍBLIA Ministério de Crescimento 1 - PODE SER USADO EM PROL DA MALDADE 1 Reis 21:9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. Jezabel era uma mulher má que usou do poder do Jejum para praticar algo Ruim contra Nabote 2 – FOI USADO PARA LIVRAMENTO DO POVO DE ISRAEL, QUANDO JOSAFÁ ERA REI. 2 Crônicas 20:3 Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. (1 ¶ E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2 Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. )

9 O QUE DIZ A BÍBLIA Ministério de Crescimento 3 – SERVIU DE MARCO DE HUMILHAÇÃO QUANDO VOLTARAM DA BABILÔNIA. Esdras 8:21 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Neemias 9:1 E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. 4 – UMA DEMONSTRAÇÃO DE UNIDADE DO POVO EM PROL DA LIBERDADE E DA VIDA. Ester 4:3 E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.

10 O QUE DIZ A BÍBLIA Ministério de Crescimento 5 – DEUS FALA QUAL É O JEJUM QUE LHE AGRADA – FORA DA RELIGIOSIDADE Isaías 58:5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Isaías 58:6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Ao entendermos o Jejum que agrada a Deus, temos mais facilidade de compreender o que Jesus nos ensina, sobre os Demônios Mateus 17:21 Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

11 O QUE DIZ A BÍBLIA Ministério de Crescimento 6 – JESUS ENSINA SOBRE O JEJUM Mateus 6:16 ¶ E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Marcos 2:19 E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; Marcos 2:20 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

12 COMO DEVO ESTAR NO JEJUM Ministério de Crescimento - Estabeleça ALVOS e pratique tambem, junto com o Jejum: A) Leitura da Palavra - Meditar nos ensinamentos, vivenciá-los B) Oração - Jejum sem oração, não é jejum! Deve-se esta em oração constante! E para orarmos, só precisamos de vontade. Ora-se: andando pelas ruas; dirigindo; em casa;trabalhando; no metrô, trem ou ônibus; enfim em todos os lugares! Orar é falar com Deus, como ele conhece nossos pensamentos, não há necessidade de sairmos pelas ruas clamando em voz alta. É só você e Deus! Ele te ouvirá. C) Estar em Espírito - É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas espirituais. É uma condição de vida para todos os Servos do Senhor, em tempos de jejum ou não. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Sl Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Sl 51.17

13 ALGUMAS FORMAS DE JEJUM Ministério de Crescimento a) Ficar por um período sem alimentar-se: 12, 24 ou mais horas. b) Excluir da alimentação por um período pré-estabelecido algum item. Exemplo: Carne, refrigerantes, doces, etc. c) Não se alimentar com produtos fermentados. d) Alimentar-se só com raízes. e) Alimentar-se apenas com líquidos por um tempo determinado.

14 CONSIDERAÇÕES SOBRE A CARNE Ministério de Crescimento Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. O JEJUM É VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO.


Carregar ppt "Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD JEJUM CONHECENDO PARA PRATICAR. Ministério de Crescimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google