A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA CARDÍACA Prof. Ms. Pedro Ludovico Cavidade toráxica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA CARDÍACA Prof. Ms. Pedro Ludovico Cavidade toráxica"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA CARDÍACA Prof. Ms. Pedro Ludovico Cavidade toráxica
Posição e relação topográfica do coração Camadas do coração Pericárdio Superfícies do coração Base Ápice Face esternocostal Face diafragmática Face pulmonar Relações do coração vascularização

2

3 CAVIDADE TORÁXICA Os órgãos e estruturas contidas no interior da cavidade torácica, além do coração, são os seguintes: Os pulmões - são em número de dois, o direito contém três lobos e o esquerdo dois. O timo - é uma glândula de importância para o sistema imunológico e que praticamente desaparece depois dos 12 anos de idade, ficando em seu lugar uma pequena camada fina de tecido gorduroso. Localiza-se anteriormente aos grandes vasos que deriva do coração. Os grandes vasos: são os vasos de maior calibre que deixam ou levam o sangue do coração. Os principais são: veias subclávias direita e esquerda. veias cavas superior e inferior, artéria pulmonar, aorta, tronco braquicefálico (crista aórtica), artérias subclávias direita e esquerda e artérias carótidas direita e esquerda. Posteriormente ao coração, no centro do tórax, no sentido longitudinal, passa o esôfago. O espaço existente centralmente entre os pulmões é chamado mediastino.

4 Posição e relação topográfica do coração
O coraçao está fixado na base através dos grandes vasos e livre dentro do pericárdio. forma cônica base (AD e AE): p/ direita, p/ trás e p/ cima ápice (VE): p/ esquerda, p/ frente e p/ baixo faces: diafragmática (VD e VE), esternocostal (VD e AD) e pulmonar (VE e AE). margens: direita (AD), superior (AD e AE), esquerda (VE) e inferior (VD) sulcos: interventricular anterior (face esternocostal) e posterior (face diafragmática), atrioventricular (coronário) e interatrial. Margem direita é bem definida, sendo chamada de aguda, enquanto que a esquerda ou obtusa é pouco definida. Margem inferior, que repousa sobre o diafragma, recebendo também o nome de face diafragmática Margem lateral esquerda, formada principalmente pelo ventrículo esquerdo, que produz a impressão cardíaca na face medial do pulmão esquerdo. Estas faces são delimitadas pelas margens cardíacas.

5 Posição e relação topográfica do coração
coração é um órgão muscular em forma de cone, contendo quatro câmaras internas e que fica posicionado dentro do saco pericárdico e abrigado bilateralmente pelos pulmões. Normalmente sua posição é inclinada a mais ou menos 30 graus para a esquerda e para baixo. É envolvido externamente pelo pericárdio e dentro deste envoltório é secretado um fluido que tem a finalidade de evitar o atrito do coração dentro do saco pericárdico, assim que o coração trabalha.

6 CAMADAS DO CORAÇÃO

7 CAMADAS DO CORAÇÃO

8 CAMADAS DO CORAÇÃO O endocárdio é composto por três camadas: o endotélio, constituído por epitélio pavimentoso simples, a camada subendotelial, formada por tecido conjuntivo, fibroblastos e fibras musculares lisas e a camada subendocárdica que é composta por tecido conjuntivo frouxo, com vasos sanguíneos e fibras de Purkinje. Adjacente ao subendocárdio, está presente o músculo estriado cardíaco – o miocárdio.

9 CAMADAS DO CORAÇÃO As válvulas cardíacas são constituídas por uma placa de tecido conjuntivo elástico e colágeno denso, recobertas por endocárdio contínuo com o das câmaras do coração. Estas estruturas não apresentam vasos sanguíneos. Detalhe em maior aumento de uma válvula cardíaca, evidenciando a diferença de espessura do endocárdio, a qual caracteriza a face ventricular (endocárdio delgado) e a face atrial (endocárdio espesso) separadas por tecido conjuntivo.

10 CAMADAS DO CORAÇÃO Endocárdio observado em maior aumento, evidenciando o endotélio, a camada subendotelial, e a camada subendocárdica contendo as fibras de Purkinje.

11 PERICÁRDIO Pericárdio: saco fibroseroso que envolve o coração e grandes vasos Localização: mediastino médio, posterior ao esterno e às costelas (2ª a 6ª). Pericárdio fibroso liga-se ao centro tendíneo do diafragma ligamentos esternopericardeos Pericárdio seroso lâmina parietal cavidade pericárdica com líquido pericárdico lâmina visceral = epicárdio Seio oblíquo do pericárdio Seio transverso do pericárdio vascularização: rr. pericardicofrênicos da a. torácica int., rr. pericárdicos das aa. brônquicas, aa. esofágicas e aa. frênicas superiores. Todas se anastomosam com a. coronária. As veias são satélites. A linfa drena para os linfonodos mediastinais e linfonodos da veia cava superior. inervação: n. frênico e n. coronário.

12 PERICÁRDIO

13 PERICÁRDIO

14 SUPERFÍCIE ANTERIOR DO CORAÇÃO
Face anterior ou esternocostal, sobre a qual os pulmões direito e esquerdo se sobrepõem, deixando exposta apenas uma pequena porção. É a face do coração voltada para frente para cima e para a esquerda

15 VISTA POSTERIOR DO CORAÇÃO
A região posterior do coração, têm a forma mais ou menos quadrilátera. Apresenta-se orientada para trás e para a direita, e têm relação com esôfago eaorta descendente posteriormente através do pericárdio.

16 RELAÇÕES DO CORAÇÃO Anteriormente, além dos pulmões, o coração relaciona-se também com o esterno, costelas e músculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esôfago e veia ázigos; e lateralmente com os pulmões, hilos pulmonares, nervos frênicos e vagos.

17 RELAÇÕES DO CORAÇÃO Anteriormente, além dos pulmões, o coração relaciona-se também com o esterno, costelas e músculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esôfago e veia ázigos; e lateralmente com os pulmões, hilos pulmonares, nervos frênicos e vagos.

18 VISTA ANTERIOR DO CORAÇÃO
VASCULARIZAÇÃO: arterial: artérias coronárias rr. da a. coronária direita: r.marginal direito, r. do nó sinoatrial, r. do nó atrioventricular,r. interventricular post.rr. da a. coronária esquerda: r. interventricular ant., r. Marginal esquerdo, r. circunflexo coronária esquerda: ântero-]ateral do ventrículo esquerdo, átrio esquerdo porção anterior e mais significativa do septo interventricular

19 VISTA POSTERIOR DO CORAÇÃO
venosa: a drenagem venosa ocorre por pequenas veias que se dirigem diretamente para o átrio direito ou indiretamente através do seio coronário cujas tributárias são: 1 -v. cardíaca magna (=interventricular ant.) 2- v. cardíaca média (=interventricular post.) 3- v. cardíaca parva (na margem dir.) 4 - v. ventricular posterior v. marginal esquerda coronária direita: átrio e ventrículo direitos, porção posterior do septo interventricular, nós sinusal e atrioventricular e parte da parede posterior do ventrículo esquerdo


Carregar ppt "ANATOMIA CARDÍACA Prof. Ms. Pedro Ludovico Cavidade toráxica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google