A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RADIOGRAFIA DE TÓRAX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RADIOGRAFIA DE TÓRAX."— Transcrição da apresentação:

1 RADIOGRAFIA DE TÓRAX

2 Radiologia Torácica Incidências:
1. Postero-anterior: evitar a magnificação do coração e possibilita o posicionamento dos ombros de tal forma que a escápula fique fora do filme. 2. Antero-posterior: crianças pequenas e pacientes graves 3. Perfil: Sempre solicitada com a PA. Auxilia bastante na localização e caracterização de lesões. Rotineiramente realiza-se o perfil esquerdo O perfil direito é realizado para avaliação de lesões à direita.

3 Radiologia Torácica

4 RADIOGRAFIA DO TÓRAX Posicionamento adequado do paciente

5 Radiografia de tórax em PA

6 Radiografia de tórax em AP

7 Radiografia de tórax em perfil

8 Radiografia ápico-lordótica
O feixe de raios X entra anteriormente e as costas estão em contato com o filme. O paciente assume uma posição em hiperlordose, retirando as clavículas dos campos. Esta incidência tem grande valor para a avaliação dos ápices pulmonares, lobo médio e língula.

9 Radiografia de tórax em decúbito lateral com raios horizontais
Diferenciação entre derrame e espessamento pleural. O paciente é colocado em decúbito lateral, deitado sobre o hemitórax a ser examinado e o feixe entra em sentido horizontal.

10 Radiografia de tórax Decúbito lateral com raios horizontais

11 Radiografia do tórax Incidências oblíquas

12 Radiologia do tórax Parâmetros técnicos • com dose de radiação adequada • bem inspirado • adequadamente centrado

13 Radiologia do tórax Inspiração correta: em apnéia inspiratória máxima. Para sabermos se o exame está bem inspirado, devemos ter de 9 a 11 costelas posteriores projetando-se sobre os campos pulmonares.

14 Radiologia do tórax Alinhamento: as bordas mediais das clavículas devem estar eqüidistantes do centro da coluna. Além disto, as escápulas devem estar fora do campo.

15 Radiologia do tórax Radiografias mal alinhadas

16 Sistematização da interpretação da radiografia simples do tórax
1. Partes moles: avaliação das mamas, região cervical, supra- escapular, tecido subcutâneo, abdome superior 2. Ossos: coluna, clavículas, costelas, ombros, esterno 3. Coração: morfologia e dimensões 4. Aorta e artérias pulmonares: verificação de anomalias congênitas e aneurismas 5. Mediastino: alargamentos, pneumomediastino, massas 6. Hilos: estudo comparativo da morfologia e dimensões 7. Parênquima pulmonar: nódulos, massas, consolidações, cavidades 8. Pleura: espessamentos, pneumotórax, derrame pleural 9. Diafragma: altura, morfologia, estudo comparativo 10. Seios costofrênicos: verificar se estão livres; em casos duvidosos realizar decúbito lateral.

17 Radiologia do tórax Partes moles Arcabouço ósseo Hilos pulmonares
Diafragmas e seios costofrênicos

18 Radiologia do tórax Partes moles Arcabouço ósseo Hilos pulmonares
Diafragmas e seios costofrênicos

19 Radiologia do tórax Partes moles Arcabouço ósseo Hilos pulmonares
Diafragmas e seios costofrênicos

20 Radiologia do tórax Partes moles Arcabouço ósseo Hilos pulmonares
Diafragmas e seios costofrênicos

21 Radiologia do tórax Partes moles Arcabouço ósseo Hilos pulmonares
Diafragmas e seios costofrênicos

22 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Pulmão direito

23 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Lobo superior direito

24 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Lobo médio

25 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Lobo inferior direito

26 Pulmão direito: divisão em segmentos

27 Pulmão direito: divisão em segmentos

28 Pulmão direito: divisão em segmentos

29 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Lobo superior esquerdo

30 Parênquima pulmonar: divisão em lobos
Lobo inferior esquerdo

31 Pulmão esquerdo: divisão em segmentos

32 Pulmão esquerdo: divisão em segmentos

33 Mediastino Divisões do mediastino

34 Linhas cardíacas

35 Linhas cardíacas

36 Linhas Mediastinais Linha de junção anterior: ponto de encontro entre os pulmões anteriormente. Fica na linha mediana e abaixo do manúbrio esternal. É vista em 20% das radiografias de tórax. Esta linha é de difícil visualização e, portanto, não tem importância prática.

37 Linhas Mediastinais Linha da veia cava superior: situada à direita da coluna vertebral, dirigindo-se para o átrio direito.

38 Linhas Mediastinais Linha da artéria subclávia esquerda: a artéria subclávia esquerda emerge do arco da aorta e se dirige antero-superiormente à esquerda. Visualizada na maior parte das radiografias.

39 Linhas Mediastinais Linha da aorta descendente: deve estar à esquerda da coluna vertebral. A porção ascendente da aorta é de difícil visualização, a não ser que haja uma ectasia ou um aneurisma da aorta.

40 Linhas Mediastinais Linhas paratraqueais: são finas; a direita é mais facilmente visualizada (cerca de 60% das radiografias). Alargamentos podem ocorrer em diversas condições, como hematomas, linfonodomegalias, massas mediastinais ou tumores traqueais.

41 Linhas Mediastinais Linha do recesso azigoesofágico: representa uma reentrância do pulmão, próximo ao trajeto do esôfago e da ázigos. Ela se inicia na carina e se dirige para baixo, em direção ao diafragma, num trajeto, levemente, inclinado. Abaulamentos desta linha podem ser decorrentes de linfonodomegalias, carcinoma esofágico, dilatação da ázigos, cistos broncogênicos, etc.

42 Linhas Paratraqueais Linhas paravertebrais: geralmente são imperceptíveis. Podem estar alargadas em caso de alterações no mediastino posterior (abscessos, neoplasias, ectasia da ázigos) ou na própria coluna vertebral (osteófitos, tumores).

43 Radiografia do tórax Conseguimos visualizar silhuetas vasculares até cerca de ¾ do pulmão. As marcas vasculares tem maior intensidade nos campos inferiores.

44 Radiografia de tórax em perfil

45 Radiografia de tórax em perfil

46 Radiografia de tórax em perfil

47 Radiografia de tórax em perfil


Carregar ppt "RADIOGRAFIA DE TÓRAX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google