A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anatomia radiológica. A primazia de realizar a primeira radiografia no Brasil é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anatomia radiológica. A primazia de realizar a primeira radiografia no Brasil é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês."— Transcrição da apresentação:

1 Anatomia radiológica

2 A primazia de realizar a primeira radiografia no Brasil é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são: Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro; físicos do Pará.

3 O que é diagnóstico por imagem? É uma especialidade que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos.

4 Conhecer as técnicas básicas dos exames de imagem mais utilizados na prática clínica. Noções básicas da interpretação de radiografias do tórax e abdome normais. Interpretação radiográfica de algumas doenças e síndromes do tórax e abdome. OBJETIVOS

5 Aprender a relacionar os achados da anamnese e do exame físico com os achados radiológicos nas doenças mais freqüentes do aparelho cardíaco,respiratório e abdominal. Aprender as principais indicações dos exames de imagem solicitados pelo médico geral.

6 RAIOS X ‡ Descoberta realizada em 1895, porConrad Roentegen (físico alemão) ‡ Radiação desconhecida = X ‡ Onda do espectro eletromagnético ‡ Comprimento de onda curto ‡ Usado em radiologia e radioterapia médicas

7 Métodos usados em imagenologia Radiografia Tomografia Ressonância magnética Ecografia Cintilografia Endoscopia Estudos Vasculares

8 Radiologia

9 Técnica utilizando Raios X ‡ O organismo apresenta várias densidades aos RX, conforme a sua capacidade de absorver mais ou menos a radiação: densidade óssea: ossos absorvem mais radiação que as partes moles, aparecem BRANCOS. densidade de partes moles: menos que o osso e mais que o ar (coração, músculos, etc).

10 Técnica utilizando Raios X ‡ A imagem radiográfica aparece quando há diferença de densidade radiológica entre as estruturas vizinhas do organismo. ‡ Exemplo: na radiografia do tórax aparecem ar (campos pulmonares), partes moles e osso de maneira distinta.

11 Técnica utilizando Raios X ‡ Produção de uma RADIOGRAFIA: é o filme exposto à radiação e processado. ‡ As radiografias são obtidas em pelo menos DUAS posições padronizadas.Exemplos: Radiografia do tórax em PA e Perfil, Radiografia do crânio em AP e Perfil.

12 Riscos e danos por raios X Ter cuidado significa atender as seguintes regras: Manter-se atrás do painél de controle Usar avental, utilizar EPI Se possivél, NÃO permitir que nenhuma pessoa fique na sala de raios X Observar a película de controle (verificar-a regularmente) NUNCA fazer uma radiografia que NÃO estiver PRESCRITA.

13 Quais estudos que utilizam raios X? Radiografía simples o convencional (com e sem contraste) Radioscopia Tomografia computadorizada (TC) Estudos vasculares Como médico terapéutico: RADIOTERAPIA

14 Vantagens e desvantagens dos Raios X Econômico Acessível Rápido Brinda importante informação anatômica (IMPORTANTE para estruturas ósseas) Pode ser utilizado por pessoas de diferentes contextos físicos Vantagens:

15 Desvantagens: CONTRA-INDICADO em gestantes A radiacção é acumulativa Os raios X podem causar diferentes enfermidades: alterações hematológicas, pineal, tumores, etc. Uma dose excessiva pode causar a morte. Tem menor definição que outros métodos de estudo (Ex: RM) Vantagens e desvantagens dos raios X

16 Radiografia Simples do Tórax ‡ A distância da ampola de RX do filme é de 1,80 m. ‡ Assim, as estruturas torácicas que aparecem na radiografia exibem,aproximadamente, o mesmo tamanho das estruturas do indivíduo examinado.

17 Radiologia simples o convencional

18 Radiografia Simples do Tórax ‡ Incidências mais utilizadas, são duas: Póstero-anterior (PA) Lateral Esquerdo (Perfil) ‡ Técnica da Radiografia em PA: Ortostatismo, inspiração profunda e apnéia. Os raios atingem o paciente detrás para frente.

19 Radiografia Simples do Tórax Avaliação da qualidade da Técnica em PA: 1) Alinhamento: avaliar a distância das extremidades mediais das clavículas em relação ao processo espinhoso da vértebra. Deve ser simétrica para correta avaliação do tamanho da área cardíaca.

20 Avaliação da qualidade da Técnica em PA: 2) Exposição à radiação: os discos intervertebrais NÃO devem ser vistos atrás do coração. Radiografia com boa penetração, pouco ou muito penetrada. 3) Inspiração: O paciente deverá realizar expansão inspiratória e permanecer em apnéia.

21 Principais erros de técnica: ‡ Radiografia mal centrada pode induzir a falsos diagnósticos: Desvio de mediastino Aumento de área cardíaca Desvio de coluna ‡Penetração excessiva de radiação. ‡ Radiografia com arcos costais cortados.

22 Radiografia do tórax expirada: falso aumento da área cardíaca. Radiografia do tórax tremida evidente no arcos costais. Presença das escápulas nos campos pulmonares. ‡ Presença de objetos nos campos pulmonares.

23 Técnica da Radiografia em Perfil: O paciente encosta sua parede lateral esquerda junto ao filme, os raios passam da direita para a esquerda. Outras incidências: ‡ Ântero-posterior (AP). Portátil. Paciente acamado, deficiências na interpretação(aumento da área cardíaca). O filme é colocado sob o paciente e a máquina de RX é colocada muito próxima e sobre o paciente.

24 Lordótica. Como a PA, inclinando para lobos superiores, elimina a sombra das clavículas. Objetivo: avaliar lobos pulmonares superiores. Radiografia do Tórax em Oblíqua Anterior Direita e Oblíqua Anterior Esquerda. ‡ Decúbito lateral: pesquisa de pequeno derrame pleural.

25 Em expiração forçada: para pesquisa de pequeno pneumotórax e estudo da mobilidade do diafragma.

26 Rotina de avaliação: 1) Estruturas ósseas: ‡ Estudo da parede torácica: clavículas,arcos costais, vértebras, escápulas, região proximal do úmero. ‡ O esterno não é visível em PA. ‡ Avaliar qualidade da técnica radiológica.

27 2) Partes moles da parede torácica: ‡ Observar mamas ‡ Observar panículo adiposo 3) Hemi-cúpulas diafragmáticas: ‡ A esquerda é 1,5 cm mais baixa que a direita ‡ Em torno do 9°ou 10°espaço intercostal anterior

28 4) Estudo do mediastino: ‡Silhueta cárdio-vascular

29 SINAL DA SILHUETA Apagamento do contorno de uma estrutura que deixou de contactar com pulmão normalmente arejado. A: AORTA ASCENDENTE B: MARGEM CARDIACA E C: DIAFRAGMA E D: BOTAO AORTICO E: MARGEM CARDIACA D F: HEMIDIAFRAGMA D

30 Silhueta Cardíaca em PA ‡ Parede Direita: 2 arcos superior: Veia Cava Superior inferior: Átrio Direito ‡Parede Esquerda: 3 arcos superior: Botão Aórtico médio: Tronco da Artéria Pulmonar inferior: Ventrículo Esquerdo ‡ O VD e AE não aparecem em PA.

31 Silhueta Cardíaca em Perfil parede anterior: Ventrículo D parede posterior: Ventrículo E e Átrio E O AD não é visto nesta incidência Veia Cava Inferior é vista

32 Estudo dos Hilos Pulmonares Imagem das Artérias Pulmonares Direita e Esquerda e trama vascular pulmonar ‡ Hilo Esquerdo é mais elevado que oDireito.

33 Tomografia Computadorizada (TC)

34 Radioscopia

35 Ressonância Magnética

36 Vantagens e desvantagenss de la RNM O paciente não esta esposto a radiações ionizantes Técnica não invasiva. É uma técnica inocua (até o momento não tem evidenciado efeitos nocivos diretos ao paciente e ao profisional exposto) Permite diferenciar os tecidos sem administrar agentes de contraste, promovendo desta forma melhor capacidade diagnóstica. Boa Resolução. Pode-se obter imagens nos tres planos, sem a necessidade de reposicionar o paciente. Permite a visualização e o direcionamento do fluxo sanguíneo dos vasos sem utilizar métodosos de contraste farmacológicos, o que chamamos de ANGIOGRAFIA POR RM (em alguns casos a qualidade de sinal e melhor resolução de alguns vasos aumenta com a administração de pequenas doses de gadolinio –menos nefrotóxico e sem reações alérgicas). Vantagens: Realizar RM de gestantes, apenas após o primeiro trimestre de gestaçãoe sem a administração de contraste.

37 Vatagens e desvantagens da RM Maior custo Comparado com outros métodos é pouco acessivél Necessita da colaboração do paciente para poder gerar imagens de boa qualidade Leva maior tempo que outros métodos para realizá-lo O equipamento possui limitações quanto ao contexto físico dos pacientes Contra-indicação: Todas as pessoas portadoras de materiais metálicos que podem ser atraídos pelo campo magnético, como: Marcapassos cardiacos, Implantes cocleares, Clips metálicos no sistema nervoso central,Válvulas cardiacas de determinados materiais ferromagnéticos. contra-indicação em pctes claustrofóbicos?? Desvantagens: A maioria dos implantes e próteses ortopédicas possuem propriedades ferromagnéticas e são compostos por titanio,

38 Ecografia

39 Vantagens e desvantagens da ecografia Inocuo (Não possui efeitos Adversos!) Ideal para estudo de gestantes Diferencia perfeitamente estruturas liquidos Pode realizar indiscriminadamente Econômico Fácil acesso Rápido Vantagens:

40 Vantagens e desvantagens da ecografia Necessita profissional treinado OPERADOR DEPENDENTE Não é possível discriminar há existência de interposição de estruturas ósseas com gasosa. Desvantagem:

41 Tórax

42 Imagem centralizada Capturada inspiração completa Excluir superposições causadas por pelo, ropa o lesões cutaneas Comprovar a existência a exposição de raios completa Incluir todas as costelas, claviculas Identificar a traquéia Rx de tórax simple o convencional

43 Rx tórax (AP)

44 Rx tórax (perfil)

45 Tomografia Computadoizada mediastino pulmonar

46 Vasos mediastinoVasos pulmonares RX simples tórax anterior

47 Ressonância magnética RM

48 Outros métodos de diagnóstico por imagens Broncografia Ecografía

49

50 Coluna Vertebral

51 Imagenologia aplicada ao estudo de alterações da coluna vertebral, como em outras áreas, oferece a actual posibilidade de obter informação tanto para confirmar os dados clínicos como para obter estruturas que não eram visíveis ao estudo radiológico convencional.

52 Indicações Gerais Dor cervical, dorsal e lombar Espondiloses e espondilolisteses Discopatias Tumores Enfermidades infecciosas (TB) Traumatismos de coluna vertebral (colapso de corpos e fratura) Enfermidades congênitas Osteopenia – Osteoporose Osteoartrose Patologia degenerativa

53 Rx oral

54 Coluna Cervical – Rx lateral

55 Coluna Cervical – Rx Antero- posterior

56 Coluna torácica – Rx perfil

57 Coluna lombar – Rx Anterior

58 Coluna lombar – Rx perfil

59 Coluna lumbar – Rx obliquo

60 Ressonância magnética - RM

61 Sistema nervoso

62 Indicações de radiografias de crânio TCE - Traumatismos GRAVES especialmente com prolongada perda de conciência ou quando se aparece clinicamente uma fratura com sangramento. Traumatismos leves com exploração clínica normal - NÃO é uma indicação de Rx. Sangramento nasal ou ocular após traumatismo – significa sempre fratura de base de cranio. Dificilmente se reconhece nas radiografias.

63 Indicações de radiografas de crânio Descartar infecção tumoral.(exame clínico) Geralmente não proporcionam informações úteis em cefaléia persistente a menos que existam sinais clínicos e este estudo possa manifestar por exemplo metástases intracranianas. Metástases e enfermidade gerais como Paget (Rx perfil).

64 Radiografias cranio – ÚTEIS- maioria casos de enfermidades do SNC, a menos que exista indícios claros de alterações de nervos cranianos e aumento da PIC

65 Rx. Crânio Anterior

66 Rx. Crânio perfil

67 Posições especiais: Projeção de Hirtz

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78 Tomografia computadorizada TC

79 Tomografia computadorizda TC

80 Ressonância Magnética RM

81 Tomografia computadorizada TC

82 Ressonância Magnética RM

83 TCE

84 Hematoma extraduralHematoma subdural Agudo Hematoma subdural Crônico

85 Ecografia Ecografia cerebral transfontanelar

86 Estudos Vasculares

87 Muito obrigada pela atenção…


Carregar ppt "Anatomia radiológica. A primazia de realizar a primeira radiografia no Brasil é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google