A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças do Pericardio. Pericardite Constritiva Crônica Definição: Processo inflamatório crônico que envolve os dois folhetos do pericárdio. Levando a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças do Pericardio. Pericardite Constritiva Crônica Definição: Processo inflamatório crônico que envolve os dois folhetos do pericárdio. Levando a."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças do Pericardio

2 Pericardite Constritiva Crônica Definição: Processo inflamatório crônico que envolve os dois folhetos do pericárdio. Levando a espessamento dos mesmos e compressão cardíaca.

3 Pericardite Constritiva Crônica Morfologia: Fibrose de ambos os folhetos pericárdicos. O espaço pericárdico pode conter diferentes quantidades de fluidos que pode inclusive ser hemorrágico. Com o avançar da patologia ocorre a fusão dos folhetos e a constrição miocárdica.

4 Pericardite Constritiva Crônica O saco pericárdico normalmente apresenta uma pressão similar a pressão intra-pleural. Essa pressão sofre mínimas variações durante o ciclo cardíaco ( final da diástole). A adição de pequena quantidade extra de liquido no espaço pericárdico se ocorre de forma súbita é suficiente para aumentar de forma importante a pressão intra pericárdica. Esses eventos influenciam diretamente no débito cardíaco.

5 Pericardite Constritiva Crônica Etiologia desconhecida Apresentação clinica: Sintomas iniciais de fadiga,turgência jugular, hepatomegalia, edema e ascite. Achados Clínicos: Aumento discreto da pressão venosas(constrições leves), hepatomegalia. Evoluindo com sinais clínicos de falência cardíaca Aumento de cortisol, aldosterona, renina e noradrenalina.(Sind de baixo débito)

6 Pericardite Constritiva Crônica Laboratório: Hipoproteínemia severa. Radiografia de tórax: Aumento importante da silhueta cardíaca. ECG: Alterações não especifica na onda t e seg ST. QRS de baixa voltagem

7 Pericardite Constritiva Crônica Exames de imagem: Ecocardiograma Excelente para demonstra o acumulo de liquido pericárdico Pouco especifico no diagnóstico. TC Pode evidenciar o espessamento pleural. RNM Evidencia e mede o espessamento pleural.

8 Pericardite Constritiva Crônica

9

10 Cateterização Cardíaca: Classicamente existe um aumento da pressão diastólica final, e uma igualdade entre as pressões de átrio esquerdo e direito. A curva de pulso de VD mostra uma queda rapida na pressão diastólica, seguida de um rápido aumento até um platô diastólico final. A pressão do átrio direito cai durente a inspiração.

11 Pericardite Constritiva Crônica Biopsia cardíaca: Depósitos amilóides são diagnósticos

12 Pericardite Constritiva Crônica Técnica Operatória: Toracotomia anterolateral esquerda. Após abertura identificação do nervo frênico. Incisão no pericárdio, a área onde houver menor calcificação. De preferência postero-lateralmente. Encontrado o espaço pleural, aumentar a incisão e dissecá-lo anteriormente até o sulco átrio ventricular.E posteriormente. Superior até o tronco pulmonar, sem liberá-lo e inferior até o diafragma.

13 Pericardite Constritiva Crônica

14

15 Esternotomia Mediana: O pericárdio é aberto anteriormente e a dissecção é feita superiormente lateralmente e inferiormente. Neste caso o pericárdio é ressecado a cerca de 2cm do nervo frênico.

16 Doença Pericárdica Constritiva Efusiva Inflamação dos folhetos pericárdicos, com aumento do volume de liquido intra pericárdico. Comum em pacientes nefrogênicos. Leva a um quadro característico de tamponamento cardíaco.

17 Doença Pericárdica Constritiva Efusiva Morfologia: Apresenta densas pontes de fibrina entre os folhetos. O liquido todo o espaço pericárdico e pode estar loculado. Etiologia: Desconhecida, mas sabe-se que doença renal avançada, doenças malignas, trauma torácico são precursores. Pode se tornar recorrente.

18 Doença Pericárdica Constritiva Efusiva

19 Radiografia de tórax : Aumento da silhueta cardíaca. Ecocardiograma: Faz o diagnóstico e pode guiar uma punção terapeutica

20 Doença Pericárdica Constritiva Efusiva Indicações cirúrgicas: Sinais clínicos de tamponamento cardiaco. Sintomas leves que se mantém por mais de 7 dias

21 Doença Pericárdica Constritiva Efusiva Tratamento: Pericardiocentese podendo ser guiada pelo eco. Janela pericárdica subxifoidea. Realizada com uma incisão de cerca de 4cm sobre o apêndice xifóide. O pericárdio é aberto sobre visão direta. Janela pericárdica antero-lateral-esquerda.

22 Doença Pericárdica Purulenta Causada principalmente por Staflilococcus aureus e Haemophilus influenzae. Eco faz o diagnóstico e controle do tratamento. Tratamento é a drenagem pericárdica.

23 Pericardite Tuberculosa Pode gerar grande quantidade de derrame e evoluir para tamponamento. O Eco faz o o diagnóstico. Caso o derrame seja moderado o tratamento da tuberculose resolve o problema. Pode evoluir com um processo cicatricial gerando uma pericardite constritiva. Neste caso está indicada a pericardectomia.


Carregar ppt "Doenças do Pericardio. Pericardite Constritiva Crônica Definição: Processo inflamatório crônico que envolve os dois folhetos do pericárdio. Levando a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google