A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artropatias Inflamatórias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artropatias Inflamatórias"— Transcrição da apresentação:

1 Artropatias Inflamatórias
Espondilite Anquilosante (EA) Definição È uma doença inflamatória progressiva que se apresenta com dor e rigidez da coluna vertebral e que provoca a anquilose óssea das articulações sacroilíaca e vertebral.

2 Etiologia Entre 15 e 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.
É mais comum em homens, em uma proporção de 3.1. Sexo 0,6% dos adultos do sexo masculino são afetados. Incidência

3 Patologia As alterações começam nas articulações sacroilíacas com sinovite. Cristas ósseas formam-se na periferia das articulações intervertebrais, devido à ossificação do anel fibroso e dos tecidos vizinhos. A doença pode progredir para anquilose óssea das articulações sacroilíacas, sínfise púbica, articulações da coluna lombar, torácica e cervical.

4 Características clínicas
Início Em geral, é incidioso com dor suave e rigidez na coluna lombar inferior. Às vezes, o início é agudo com dor forte nas articulações sacroilíacas na coluna lombar. Rigidez matinal É comum nos estágios iniciais.

5 Características Vertebrais
Há dor e rigidez na coluna lombar, dor que se irradia para a região posterior do membro inferior (ciática) Características Torácicas A redução dos movimentos costovertebrais e manubrioesternais resulta na perda de expansão torácica

6 Deformidades O paciente pode adquirir deformidades com a coluna vertebral fixa em flexão, condição extremamente debilitadora. O peso da cabeça comprime os corpos vertebrais e determina a inclinação para a frente.

7 Radiografia Esclerose óssea perto das superfícies articuladas com anquilose. Articulações sacroilíacas Erosões nas facetas articulares, ossificação nos corpos, e a coluna adquire a forma de bambu. Coluna vertebral

8 Artrite Reumatóide (AR)
É uma doença inflamatória sistêmica de causa desconhecida, caracterizada por uma poliartrite simétrica que afeta as articulações periféricas e as estruturas extra-articulares. Patologias É um distúrbio generalizado de tecido conjuntivo que afeta as estruturas articulares e extra-articulares.

9 Características Clínicas
Simétrica Poliartrite periférica que começa distalmente e progride proximalmente Explosiva Ocorre nos grupos de idade avançadas. O paciente está bem em um dia e no outro é incapaz de mover-se.

10 Artrite Crônica Juvenil
Sistêmica Comum nos homens de meia-idade. As principais características são não articular, febre, anemia, fadiga e perda de peso. Artrite Crônica Juvenil Artrite inflamatória crônica que começa antes da idade de 16 anos e com mais de 3 meses de duração.

11 Em algumas crianças de 8 a 10 anos a doença começa com poliartrite
Em algumas crianças de 8 a 10 anos a doença começa com poliartrite. As muitas articulações envolvidas inflamam e são destruídas, com anquilose óssea resultante. A sistêmica apresenta temperatura elevada, glândulas linfáticas aumentadas e pericardite.

12 Síndrome de Reiter Patologia
É uma artropatia poliarticular de causa desconhecida. Os homens são afetados com muito mais frequência que as mulheres. A faixa etária comumente afetada é de anos. Patologia Alterações inflamatórias acontecem nas estruturas dos joelhos, tornozelos e articulações dos pés. Os tendões de calcâneo também é afetado.

13

14                                                                                           

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25                                                                                           

26

27

28

29

30

31

32

33 Lesão de disco intervertebral ( LDI )
Neuropatias Lesão de disco intervertebral ( LDI ) São diversas lesões que podem ocorrer em um disco intervertebral. As mais comuns são protrusão e extrusão.

34 Extrusão Direção do movimento do fluido nuclear
Ocorre uma fenda no anel fibroso e, uma vez que o núcleo fica sob tensão, o fluido se move para a fenda. Direção do movimento do fluido nuclear Extrusão em direção ao corpo vertebral Extrusão para trás (proc. Espinhoso) Extrusão póstero-lateralmente ( canal medular)

35 Hérnia de disco posterior

36 Hérnia de disco central

37 Hérnia de disco póstero-lateral

38 Características clínicas de lesão do disco lombar
Dor Varia muito. A dor aguda na região lombar pode surgir repentinamente como resultado de uma flexão, torção e levantamento de peso.


Carregar ppt "Artropatias Inflamatórias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google