A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da Sociedade de Informação em Portugal. Introdução A sociedade actual tem passado por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da Sociedade de Informação em Portugal. Introdução A sociedade actual tem passado por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da Sociedade de Informação em Portugal

2 Introdução A sociedade actual tem passado por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Os impactos produzidos e os avanços alcançados nos últimos tempos pela sociedade, através dos meios de comunicação altamente sofisticados, têm alterado as atitudes e os costumes das populações mundiais. É importante realçar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações.

3 Sociedade da Informação A sociedade da informação tem factores fundamentais e baseia-se na relação entre eles: - Utilizadores (pessoas). - Infra-estrutura (meios técnicos). - Conteúdo (produtos e serviços). - Meio Ambiente (factores diversos que influenciam a sociedade da informação).

4 Telecomunicações Em 1995 apenas um terço das famílias portuguesas dispunham de acesso telefónico na rede fixa, cerca de 15 pontos percentuais abaixo da média europeia. No arranque da tecnologia GSM 2.93% dos portugueses tem telefone móvel, contra 20% da média europeia

5 Rede de Cabo Semelhante à rede GSM apenas 2% da população portuguesa dispõe de televisão por cabo, ao passo que países como a Bélgica, Holanda e Suíça estão perto de coberturas a 100%

6 Internet Em 1997 a percentagem de utilizadores da Internet em Portugal é de 2,2%. Este valor compara-se com 13,8% na Suécia, 12% na França, 10,5% no Reino Unido e 10,2 na Dinamarca. No final de 1996, 25% dos portugueses dispunham de computador em casa e 45,4% tinham acesso a computador.

7 Internet

8 Evolução da Internet A evolução tecnológica sobre a rede de cobre, nomeadamente pelas tecnologias DSL, tem alargado o seu campo de utilização, não sendo ainda claro qual o papel futuro da rede fixa de cobre. Até ao presente tem facultado uma das alternativas para oferta de banda larga, com elevadas taxas de crescimento. No que se refere à taxa de penetração da banda larga, Portugal encontra-se a meio da tabela entre os países da OCDE, posicionado entre a Espanha, Itália e Alemanha.

9 Evolução da Internet (cont.)

10 Conclusões Nos indicadores relativos à rede móvel e ao crescimento da banda larga, Portugal começou lentamente em 1995, mas mais tarde recuperou o atraso e juntou-se ao grupo dos países desenvolvidos. Noutros indicadores persistiu o atraso ficando sempre abaixo da média europeia.


Carregar ppt "Evolução da Sociedade de Informação em Portugal. Introdução A sociedade actual tem passado por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google