A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem
Mídia do Conhecimento Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem MARCOS FORMIGA UnB – CNI/SENAI

2 Matriz da Aprendizagem
Como? Professor / Instrutor Aprendiz / Aluno Professor / Instrutor Aprendiz / Aluno Dirigido pelo Professor Centrado no Professor Dirigido ao Aprendiz Centrado no Professor O que? Dirigido pelo Professor Centrado no Aprendiz Dirigido ao Aprendiz Centrado no Aprendiz

3 A Participação Intensiva
Refere-se aos diferentes meios de interação – mental, física e emocional – que mantém os aprendizes envolvidos no processo de aprendizagem: Falando; Escrevendo; Assistindo / Ouvindo / Digitando (Rádio, TV, PC, Web, etc); Pensando; Fazendo.

4 A – Atenção – Curiosidade do aluno e interesse despertado e
O modelo ARCS nos novos ambientes tecnológicos A – Atenção – Curiosidade do aluno e interesse despertado e sustentado pela estimulação externa. R – Relevância – A percepção pelo aprendiz da relação entre o desafio da aprendizagem e o valor que ele próprio atribui a esta aprendizagem . C – Confiança – Os aprendizes acreditam com segurança que são capazes de alcançar as metas com sucesso. S – Satisfação – Os alunos se satisfazem ou demonstram satisfação quando eles fornecem informações (feedback) que confirmam as expectativas relativas ao resultado da aprendizagem. Fonte: Keller, adaptado à EAD por Williams, 1994

5 A Curva da Aprendizagem
4 1 3 Confiança 2 Competência (Conhecimento e Habilidade) 1 Incompetente Inconsciente 3 Competente Consciente 2 Incompetente Consciente 4 Competente Inconsciente Fonte: The Learner’s Pocketbook – Paul Hayden

6 Como a mudança tecnológica tem afetado a aprendizagem em EAD
3º Nível (de 1990 e século XXI) Altamente interativo; Convergência; Classes virtuais TV Digital Multimídia Internet/WEB Em qualquer lugar 2º Nível (a partir de 1960I) Do passivo para o ativo moderado Via Dupla – Real Time – Sincrônica Áudio e Vídeo interativos BBS E.Mail Telemática Satélites 1º Nível (a partir de 1880I) Passivo Via ùnica – Assincrônica Áudio e Vídeo Tape Correspoindência Fonte: The Learner’s Pocketbook – Paul Hayden

7 Mídia do Conhecimento A combinação cada vez maior entre as ciências cognitivas e os diversos meios de comunicação tem evoluído crescentemente, ao ponto de já se constituir em um setor de confluência em estudos e pesquisas de cunho inter, multi e pluridisciplinar. Portanto, as mídia do conhecimento impactam, transformam e facilitam a aprendizagem (vide a pesquisa Campus Computer Report BR 2004). O Brasil, mesmo ocupando o modesto 38º lugar em Prontidão Tecnológica (IMB – The Economist) , não pode se deixar levar pela miragem tecnológica e pela sedução do novo; e com isto, sacrificar ou deixar em segundo plano o conteúdo. As mídia são servas da aprendizagem, o conteúdo é o senhor do conhecimento.

8 Multilingüismo na Internet
Posição Língua   Porcentagem   Inglês   Alemão   Japonês   Francês   Espanhol   Sueco   Italiano   Português   Holandês   Norueguês   Finlandês   Tcheco   Dinamarquês   Russo   Malaio 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % Fonte:

9 Índice de Prontidão para o Futuro
Suécia Finlândia Irlanda Reino Unido Dinamarca França Luxemburgo Alemanha Países Baixos Áustria Bélgica 25 50 75 100 Fonte: AT Kearney, Global Leader of Tomorrow. O índice de prontidão mede o acesso da população por faixa etária apta a utilizar telecomunicações, tecnologias e Internet.

10 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga
“As novas tecnologias alteram a estrutura de nossos interesses: as coisas sobre as quais pensamos. Alteram o caráter de nossos símbolos. As coisas com que pensamos. E Alteram a natureza da comunidade: a arena na qual os pensamentos se desenvolvem.” Neil Postman – In Tecnopólio OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga


Carregar ppt "Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google