A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Associação Europeia para a Avaliação de Línguas www.ealta.eu.org.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Associação Europeia para a Avaliação de Línguas www.ealta.eu.org."— Transcrição da apresentação:

1 1 Associação Europeia para a Avaliação de Línguas

2 2 O OBJECTIVO FUNDADOR DA EALTA É O SEGUNTE A EALTA tem como objectivo promover o bom entendimento dos princípios teóricos da avaliação de línguas, assim como o desenvolvimento e a partilha das práticas de avaliação por toda a Europa.

3 3 As directrizes da EALTA para a boa prática na avaliação são, na sua essência, destinadas a três tipos de público diferentes: Àqueles envolvidos na formação de professores no âmbito da avaliação na avaliação na sala de aula no desenvolvimento de provas em centros ou organismos de avaliação pública ou privada

4 4 A todos estes grupos aplica-se um conjunto de princípios gerais: Respeito pelos estudantes/examinandos Responsabilidade Imparcialidade Fiabilidade Legitimidade Colaboração entre as partes envolvidas

5 5 Directrizes EALTA para a Boa Prática na Avaliação de Línguas

6 6 Os membros da EALTA responsáveis pela formação dos professores no âmbito da avaliação terão de estar aptos para esclarecer todos os interessados nesta actividade (professores estagiários, professores no activo, elaboradores de currículos):

7 7 Exemplos Em que medida é importante a formação para o contexto de avaliação em que se encontram os estagiários? Até que ponto se relacionam e são claros os princípios de avaliação (por exemplo: legitimidade, fiabilidade, imparcialidade, repercussões no ensino) no contexto dos estagiários? Qual é o equilíbrio entre a teoria e a prática no programa de formação? Em que medida estão os estagiários encolvidos no desenvolvimento, na condução e na valorização dos critérios de avaliação?

8 8 Os membros da EALTA responsáveis pela avaliação na sala de aula terão de estar aptos para esclarecer todos os interessados nesta actividade (especialmente alunos/estudantes e na medida do possível pais/encarregados de educação):

9 9 Exemplos Qual é o objectivo da avaliação? Em que medida os métodos de avaliação reflectem a necessidade dos estudantes? Que esforços têm sido feitos para garantir resultados justos e precisos aquando da avaliação? Tem-se em conta as opiniões dos estudantes relativamente aos métodos de avaliação? Que medida ou medidas serão tomadas para melhorar a aprendizagem? Que tipo de infomação (feedback) recebem os estudantes?

10 10 Os membros da EALTA responsáveis pelo desenvolvimento de provas terão de estar aptos para esclarecer todos os interessados nesta actividade (professores, estudantes e público em geral) e fornecer respostas às perguntas listadas abaixo.

11 11 Mais, pede-se que os responsáveis pelo desenvolvimento de provas mantenham o contacto com os legisladores das suas instituições e ministérios de modo a certificarem-se que estes (os legisladores) tenham conhecimento de práticas boas e más, de modo a poderem assim melhorar a qualidade dos sistemas e práticas de avaliação.

12 12 Exemplos Há especificações relativamente às provas? Os responsáveis pelo desenvolvimento das provas e redacção dos itens têm experiência docente relevante no nível educativo para o qual elaboram a prova? Que formação têm os responsáveis pelo desenvolvimento das provas e redacção dos itens? As provas são devidamente testadas? Os examinadores recebem formação específivca antes da realização de cada prova?

13 13 Exemplos As provas estão sujeitas a dupla correcção? Quais as repercussões da prova no ensino? Que mecanismos existem que garantam que a prova acompanha as alterações do currículo? O nível das provas é especificado em relação ao CEFR (Common European Framework – Marco Comum Europeu de Referência)? Quais os factores que comprovam esta afirmação?

14 14 Alemão Arménio Búlgaro Catalão Checo Dinamarquês Esloveno Espanhol Estónio Finlandês Francês Georgiano Grego Holandês Húngaro Inglês (Reino Unido) Italiano Letão Lituano Luxemburguês Norueguês (bokmål + nynorsk) Polaco Português (Portugal) Romeno Russo Sueco Turco Traduções das Directrizes concluídas em Março 2007

15 15 Para visualizar as Directrizes EALTA para a Boa Prática na Avaliação de Línguas na integra e aceder ao documento nos vários idiomas, por favor consulte


Carregar ppt "1 Associação Europeia para a Avaliação de Línguas www.ealta.eu.org."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google