A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E NSINANDO O PROGRAMA DOS DESBRAVADORES cantinhounidade.blogspot.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E NSINANDO O PROGRAMA DOS DESBRAVADORES cantinhounidade.blogspot.com."— Transcrição da apresentação:

1 E NSINANDO O PROGRAMA DOS DESBRAVADORES cantinhounidade.blogspot.com

2 A S C LASSES

3 A S C LASSES DE L IDERANÇA 20

4 A S SEÇÕES Arte de Acampar Desenvolvendo Organização e Liderança Descoberta Espiritual Saúde e Aptidão Física Servindo aos Outros Enriquecendo seu Estilo de Vida Desenvolvendo Amizade Estudo da Natureza

5 A I NSTRUÇÃO DAS C LASSES Os instrutores A divisão das Classes 1 hora Os diretores associados

6 C RONOGRAMA

7

8 T UTORIAL (E X : P IONEIRO ) Estudo da Natureza: 1 – Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes. Explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus. Descrever a história do Dilúvio desde a pregação de Noé até a saída da arca. O que é fóssil? Descrever como se forma um fóssil. Qual é a Lei de Deus? Porque a transgressão da Lei de Deus acarreta juízos? Foi Deus justo ao destruir a raça humana?

9

10

11

12

13

14 T UTORIAL (E X : G UIA ) Descoberta Espiritual: 2 – Estudar e debater sobre o serviço do santuário no Antigo Testamento. Observar como esse serviço apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus. Identificar cada compartimento do santuário. Identificar cada móvel, dizendo de que material era feito e como apontava para o sacrifício de Jesus. Descrever as vestes do sumo sacerdote e estudar em Hebreus 7 e 8 qual é o trabalho de Jesus hoje como Sumo Sacerdote. Por que quando Jesus morreu o véu do santuário se rasgou?

15

16

17

18

19

20 A A VALIAÇÃO

21 A S E SPECIALIDADES Habilidades Domésticas Artes e Habilidades Manuais Atividades Agrícolas Atividades Missionárias Ciência e Saúde Estudo da Natureza Atividades Profissionais Atividades Recreativas

22 O S M ESTRADOS

23 A I NSTRUÇÃO DAS E SPECIALIDADES Manual de Especialidades O instrutor Avaliação Insígnia Certificado

24

25 A LERTA V ERMELHO 3. Demonstrar que medidas de primeiros socorros você deveria tomar numa emergência nas seguintes circunstâncias: a. A roupa de alguém pega fogo - Abafar o fogo com um cobertor, não rolar a pessoa no chão para não espalhar o fogo, nem deixar ela correr. b. Uma grave hemorragia - Estancar o sangue com um pano, evitando a perda, pressionar o local e aquecer a vítima até chegar ajuda. c. Alguém está se sufocando - Tentar retirar o objeto que está obstruindo a respiração através de movimentos no diafragma ou retirando com o dedo da garganta da pessoa. d. Alguém que engoliu veneno - Incitar o vômito na pessoa e levar o mais rápido possível a um hospital para lavagem gastrintestinal.

26 P RIMEIROS S OCORROS – B ÁSICO 1. Conhecer as causas do choque e demonstrar o tratamento adequado. O sangue flui de forma alterada. O coração, cérebro e órgãos vitais podem ficar sem sangue e a pessoa pode morrer se não for atendida no tempo certo. Ocorre por queimaduras graves, hemorragia acentuada, ossos quebrados e grandes ferimentos. O choque pode ocorrer em decorrência de uma doença grave. Qualquer ferimento grave pode causar o choque. Primeiro socorro - Se não houver ferimento no peito, deite a pessoa e levante as partes mais baixas do corpo.Conserve a vítima aquecida com cobertores, não faça ela suar. Dar água pura, nem quente nem fria. Manter a vitima calma e confiante se estiver consciente. Não lhe dê alimentos.

27 P RIMEIROS S OCORROS – B ÁSICO 6. Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento. Primeiro deve-se saber o que a pessoa ingeriu. Se ela ingeriu ácidos, amoníacos, alvejantes, desinfetantes, soda cáustica ou derivados de petróleo (gasolina, acetana, removedor, etc.) NÃO provoque o vômito. Caso tenha ingerido soda cáustica dê uma mistura de vinagre e suco de limão diluídos em água e logo em seguida dê leita ou clara de ovo. Em caso de ingestão de ácido, dê leite, água com bicarbonato, azeite de oliva ou clara de ovo para amenizar as irritações do aparelho digestivo. Nos casos de não ter ingerido nenhuma dessas substâncias acima, você pode incitar o vômito através de água morna ou dois dedos na garganta. Depois leve a vítima ao hospital para diagnosticar se o caso é grave ou não. Não esqueça de levar a amostra do que foi ingerido (o rótulo do produto).

28 P RIMEIROS S OCORROS – B ÁSICO 13. Conhecer a diferença entre um ataque cardíaco, derrame, epilepsia e um simples desmaio, e o tratamento apropriado para cada um deles. Ataque cardíaco – Falta de sangue no coração, interrompendo a vascularização e bombeamento do sangue para o corpo. Leve ao médico com urgência. Derrame – Hemorragia cerebral que causa a perda da consciência. Leve ao médico rapidamente. Epilepsia – A pessoa se debate e perde os sentidos temporariamente. Apenas evite que ela se machuque, afastando os objetos de perto dela. Não tente segurar seus movimentos. Desmaio – A pessoa perde os sentidos por falta de oxigenação no cérebro. Deite a pessoa, afrouxe suas roupas e deixe-a em local arejado. Caso demore a voltar, leve ao médico.

29 P RIMEIROS S OCORROS 5. Conhecer o método de aplicar um torniquete, e quando usá-lo. O torniquete é um meio de obstruir a passagem de sangue de um lugar do corpo para o outro. Geralmente feito em membros, consiste de um pano amarrado ao membro e apertado de tal maneira que impeça a passagem de sangue. Utilizado para conter hemorragias e picadas de cobra. Nós, desbravadores, não temos o costume de usar o torniquete NUNCA! Pois pode causar muitos problemas, como gangrena.

30 R ESGATE B ÁSICO 2. Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações: a. em contato com cabo elétrico – usar um cabo de vassoura ou outro material isolante, como plástico para afastá-la do fio elétrico, sem tocar nela com o corpo desprotegido. b. em ambiente cheio de fumaça ou gás – andar mais próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe do fogo, você não está 100% protegido). c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode espalhar o fogo. d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate – Atire um objeto que flutue para a pessoa se segurar. e. um acidente no gelo

31 V IDA F AMILIAR 1. Explicar os papéis do pai, irmã e irmão como aparecem na Bíblia e no Espírito de Profecia. Quando Deus criou o homem viu que ele estava só e assim criou a mulher, para que juntos formassem uma família. A família é algo bonito e sagrado, nunca deve ser desfeita. Pai - Geralmente o cabeça da casa, tem o dever financeiro do lar Mãe - Deve cuidar do lar e da família em geral Filho(a) - Obedecer os pais e sempre ajudá-los no que for possível

32 A RACNÍDEOS 4. Apresentar três formas pelas quais as aranhas diferem dos insetos. As aranhas tem 4 pares de patas, não tem antenas, não tem asas, possuem 6 a 8 olhos e têm o corpo dividido em 2 (cefalotórax e abdômen). Os insetos diferem por possuírem 3 pares de patas, 1 ou 2 pares de antenas, 1 a 2 pares de asas, 2 olhos (geralmente) e o corpo é dividido em 3 (cabeça, tórax e abdômen).

33 A RBUSTOS 7. Observe algum arbusto que esteja florido e relacionar a maior quantidade de insetos possível (pelo menos três) que venham buscar pólen ou néctar nas suas flores. Item prático. NOTA - O arbusto bico-de-papagaio é alvo de aranhas-de-jardim e cochonilhas.

34 Á RVORES. Mencionar dois exemplos de cada árvore citada e explicar: a. para o que são usadas b. ambiente em que crescem c. alguma característica específica d. região geográfica onde é encontrada e. as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores 1ª) Seringueira – usada para tirar látex e fazer borracha, crescem em ambiente tropical, na região da floresta amazônica, tem seiva leitosa e pequenas flores, os primeiros a encontram foram os bandeirantes. 2ª) Pinheiro – usadas como árvore de Natal e lenha, crescem em ambiente subtropical a frio, em todo o mundo. São coniforme e de madeira fibrosa. Não há relatos de quem encontrou o pinheiro.

35 Á RVORES – A VANÇADO 4. a. Descrever as vantagens de usar os nomes científicos. O nome vulgar é regional, apenas pessoas daquela localidade entendem, o nome científico é mundial. b. Qual a utilidade do primeiro e segundo nomes científicos? O primeiro nome indica a família e o segundo a espécie da árvore, assim como nos animais.

36 Á RVORES – A VANÇADO 5. Dar o nome de seis famílias de árvores da classe angiosperma, e de três famílias de árvores da classe gimnosperma. a. Angiosperma - dão flores e tem folhas largas (dicotiledôneas). Ex: Pereira, Castanheira e Mangueira. b. Ginosperma - não dão flores e tem folhas estreitas (monocotiledôneas). Ex: Ciprestes, Abetos e Pinheiros.

37 A STRONOMIA 5. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo. c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Orion.

38 A VES 1. Apresentar duas características que diferenciam as aves de todos as outras criaturas. Possuem penas, bico, sangue quente e asas.

39 C ÃES 2. Citar cinco características peculiares da família dos cães. Todos os cães domésticos são: Amigos, Companheiros, Leais, Fiéis, adestráveis, têm excelente audição e olfato e infelizmente, vivem pouco (em relação ao homem). Os ariscos são decorrentes da má criação.

40 C ONSERVAÇÃO AMBIENTAL 3. O que significa o termo "morte" de um lago ou rio? Há algum lago ou rio em sua região ou cidade, que é classificado como "morto"? É um rio onde não há mais vida, o teor de oxigênio é zero. Isso ocorre por fatores como: fábricas perto contaminando o ar e a água, empresas químicas descarregando na água, fazendas uso de inseticidas, etc. Na região paulistana, encontramos o rio Tietê, cortando toda a cidade. Ele é considerado um rio morto.

41 M AMÍFEROS 7. Citar o maior mamífero do mundo e dizer onde mora, como se alimenta e de que se alimenta. Baleia-azul. Vive nos oceanos e se alimenta de plâncton que fica preso em sua barbatana.

42 S EMENTES 8. Que condições são necessárias para uma semente brotar? Ela pode germinar no escuro, se alimentando do cotilédone (alimento inicial da planta), mas não pode crescer sem o sol, fonte de fotossíntese, que promover as trocas necessárias para que ela cresça e vire uma planta normal.

43 C OMO PREPARAR OS D ESBRAVADORES PARA A PERSEGUIÇÃO

44 O G RANDE C ONFLITO, P. 631 Quando o decreto promulgado pelos vários governantes da cristandade contra os observadores dos mandamentos lhes retirar a proteção do governo, abandonando-os aos que desejam sua destruição, o povo de Deus fugirá das cidades e vilas e reunir-se-á em grupos, habitando nos lugares mais desertos e solitários. (...) Os amados de Deus passarão dias penosos, presos em correntes, retidos pelas barras da prisão, sentenciados a morte, deixados alguns aparentemente para morrer à fome nos nauseabundos calabouços.

45 T REINAMENTOS DE RESISTÊNCIA Passar uma noite em vigília estudando os livros de Daniel, Isaías e Apocalipse. Conseguir permanecer no mínimo uma hora ajoelhado em comunhão com Deus. Enfrentar chuva ou sol escaldante para dar estudos bíblicos a alguém interessado em conhecer mais da verdade.

46 C ONDICIONAMENTO F ÍSICO Manter-se absolutamente afastado de todo o tipo de bebidas alcoólicas e entorpecentes. Seguir rigorosamente o regime alimentar recomendado por Deus eliminando gorduras, açúcares em excesso e outros alimentos prejudiciais à saúde. Ter uma ocupação útil. Jesus trabalhava na carpintaria, Paulo fazia tendas. Siga o exemplo deles.

47 T REINAMENTO E SPIRITUAL (+ IMPORTANTE ) Estudar a Bíblia diariamente. Ter um relacionamento sólido com Deus. Interceder em oração pelos seus amigos. Manter a consciência limpa. Memorizar passagens Bíblicas de conforto e promessas de Deus.

48 O G RANDE C ONFLITO, P. 634 O povo de Deus não estará livre de sofrimento; mas conquanto perseguidos e angustiados, conquanto suportem privações e sofram com a falta de alimento, não serão abandonados a perecer. O Deus que cuidou de Elias, não desamparará nenhum de seus abnegados filhos. Aquele que conta os cabelos de sua cabeça, deles cuidará; e no tempo de fome serão alimentados.

49 cantinhounidade.blogspot.com


Carregar ppt "E NSINANDO O PROGRAMA DOS DESBRAVADORES cantinhounidade.blogspot.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google