A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cana-de-açúcar ao longo da história

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cana-de-açúcar ao longo da história"— Transcrição da apresentação:

1 A Cana-de-açúcar ao longo da história
a.C. - Domesticação da cana-de-açúcar na Papua Nova Guiné e sua expansão na Polinésia. 1.000 a.C - Expansão da cultura na Península Malaia, na Indochina e na Baía de Bengala. 640 a.C - Início da expansão da cultura da cana-de-açúcar no Mediterrâneo.

2 A Cana-de-açúcar ao longo da história
Século IX – Primeira descrição do processo de cultura e de fabricação do açúcar na Índia. 1176 – Primeira referência à massara (prensa), em Palermo, na Itália. Século XII – Primeira referência à roda vertical, na China.

3 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1425 – D. Henrique manda buscar na Sicília as primeiras mudas de cana que foram plantadas na Ilha da Madeira. 1480 – Envio das primeiras mudas de cana da Ilha da Madeira para as Ilhas Canárias, por ordem do governador D. Pedro Vera. 1490 – Primeira referência ao açúcar em Cabo Verde.

4 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1516 – O rei D. Manuel, de Portugal, promulga o primeiro alvará tratando de promover o plantio da cana, determinando que se encontrasse gente “prática capaz de dar princípio a um engenho de açúcar no Brasil”. - Construção do primeiro engenho em La Española,(atual República Dominicana) por Gonzalo Eanes Veloza, casado com uma mulher da Ilha da Madeira. 1532 – Martin Afonso de Souza funda o primeiro engenho de açúcar brasileiro em São Vicente, Litoral de São Paulo.

5 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1535 – Jerônimo de Albuquerque funda o primeiro engenho de açúcar no Nordeste, em Pernambuco, chamado de Engenho da Nossa Senhora da Ajuda, nas proximidades de Olinda. 1613 – Primeira referência no Brasil ao novo engenho de 3 cilindros. 1650 – Descoberta do trem jamaicano na Ilha de Jamaica.

6 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1751 – Introdução da cana-de-açúcar na Louisiana (EUA) 1801 – Primeira fábrica de açúcar de beterraba em Kunern, na Alemanha. 1802 – Imigrantes chineses na Ilha Lanai (Hawai) iniciam a fabricação de açúcar. 1806 – Início do uso do trem jamaicano no Brasil.

7 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1811 – Bloqueio continental de Napoleão Bonaparte promove a cultura da beterraba. 1815 – Primeiro Engenho a vapor na ilha de Itaparica, na Costa da Bahia (Brasil). 1822 – Introdução da máquina a vapor na Louisiana. 1823 – Primeiras experiências de cultivo da cana-de-açúcar em Port Macquarie (Austrália).

8 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1830 – Descoberta da Caldeira de vacuum por Norbert Rillius, natural de New Orleans. 1837 – Início do uso de cilindros de ferro no Brasil. 1838 – Fabricação de papel a partir do bagaço da cana na Martinica. 1879 – Descoberta da sacarina e seu comércio em 1901.

9 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1933 – Crise leva à criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, no Brasil. – Japoneses extraem açúcar da batata-doce. 1975 – O Brasil aposta na fabricação de álcool como combustível, hoje considerado pouco poluente, e cresce a produção de carros movidos a álcool.

10 A Cana-de-açúcar ao longo da história
1990 – Com a queda nos preços do petróleo no mercado internacional, o Proalcool entra em crise no País. Governo Collor extingue o IAA. 1993 – Criada a Lei Nº 8.732, que determina a mistura de álcool anidro como aditivo da gasolina (na faixa de 20% a 25%). 1998 – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) inicia pesquisas com cana transgênica.

11 A Cana-de-açúcar ao longo da história
2003 – Projeto “Genoma da Cana” conclui mapeamento de 90% do código genético da cana-de-açúcar, abrindo campo para pesquisas inovadoras. 2004 – Cadeia produtiva brasileira da cana-de-açúcar obtém resolução preliminar na Organização Mundial do Comércio (OMC) dando razão ao Brasil que exige revisão imediata dos subsídios para exportação concedido pela União Européia (UE) aos produtores de açúcar. 2007 O Presidente dos EUA anuncia a decisão de substituir até % da gasolina consumida pelo equivalente a 132 bilhões de litros de combustíveis renováveis.


Carregar ppt "A Cana-de-açúcar ao longo da história"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google