A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Dra. Elisa Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Dra. Elisa Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Dra. Elisa Lopes

2 CABO VERDE CABO VERDE Cabo Verde

3 Introdução Foi em Outubro de 2002 que o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Nacional das IST e VIH/SIDA reuniu o comité assessor para recomendações da profilaxia da transmissão vertical do VIH e da terapia Antirretroviral em gestantes. Em Dezembro de 2004 validou-se o protocolo para a PTV do VIH e em 2008 este mesmo protocolo foi revisto e actualizado. Foi em Outubro de 2002 que o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Nacional das IST e VIH/SIDA reuniu o comité assessor para recomendações da profilaxia da transmissão vertical do VIH e da terapia Antirretroviral em gestantes. Em Dezembro de 2004 validou-se o protocolo para a PTV do VIH e em 2008 este mesmo protocolo foi revisto e actualizado.

4 Evolução do nº de teste VIH realizado nas grávidas Ano Ano Nº de testes realizados nas grávidas Percentagem de casos positivos ,3 % 1,3 % ,7 % 0,7 % ,8 % 0,8 % ,9 % 0,9 % ,6 % 0,6 %

5

6

7

8

9

10

11

12 Conclusões O rastreio do VIH nas estruturas de SSR faz com que aumente não só a cobertura de teste nas grávidas mais também permite o diagnostico de maior numero de casos O rastreio do VIH nas estruturas de SSR faz com que aumente não só a cobertura de teste nas grávidas mais também permite o diagnostico de maior numero de casos Permite uma captação precoce das grávidas seropositivas e um melhor seguimento das mesmas Permite uma captação precoce das grávidas seropositivas e um melhor seguimento das mesmas É uma porta de entrada ao diagnostico precoce do VIH. É uma porta de entrada ao diagnostico precoce do VIH.

13 Continuação: É uma oportunidade para reforçar métodos de prevenção e estimular a mudança de comportamento nas gestantes e seus parceiros. É uma oportunidade para reforçar métodos de prevenção e estimular a mudança de comportamento nas gestantes e seus parceiros. Aumenta o nível de confiança e de satisfação dos utentes aos serviços de SSR e nos profissionais de saúde. Aumenta o nível de confiança e de satisfação dos utentes aos serviços de SSR e nos profissionais de saúde. Maior rentabilidade de recursos humanos e dos espaços físicos existentes. Maior rentabilidade de recursos humanos e dos espaços físicos existentes. Aumenta a satisfação dos prestadores de cuidados. Aumenta a satisfação dos prestadores de cuidados. Melhora o acesso a realização de teste Melhora o acesso a realização de teste

14 Muito obrigada Muito obrigada


Carregar ppt "Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde Dra. Elisa Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google