A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA
Colégio COC Imperatriz Ciências – 7ª Série Profa. Amanda Lira

2 OS PRIMATAS E OS HOMINÍDEOS
Idade dos mamíferos – 200 milhões de anos: Do chão para as árvores – primatas; Das árvores para o chão – 1º sinal de formação do homem. De onde viemos? Por muito tempo predominou a explicação religiosa; Desenvolvimento da ciência: Somos o resultado de um longo de processo de evolução; Fragmentos da nossa história: Quebra-cabeça.

3 FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA
O que é um fóssil? Qualquer vestígio ou resto de seres que viveram em épocas remotas. Ex: esqueletos, dentes, pegadas impressas em rochas, fezes petrificadas, corpos conservados no gelo... Uma das principais evidências da evolução biológica.

4 FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA
Como ocorre a fossilização? Os fósseis são relativamente raros: Organismo morre – ação de agentes decompositores. Condições favoráveis à preservação do cadáver ou do vestígio deixado por um organismo: Sedimentos (areia e argila) – Rocha sedimentar Ambientes alagados; Ambientes com T muito baixa.

5 FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA
Tipos de fósseis: Petrificações: As substâncias orgânicas do cadáver são gradativamente substituídas por minerais; Os detalhes do corpo ficam preservados na rocha. Impressões: Marcas que um organismo do passado deixou sobre um terreno mole e que, posteriormente, transformou-se em rocha. Completos: Toda a estrutura do organismo é preservada – RARO; Insetos em resina solidificada e corpos congelados de mamutes.

6 DE ONDE VIEMOS? Os humanos surgiram de ancestrais arborícolas.
Chimpanzés e gorilas – parentes mais próximos dos humanos. Humanos compartilham muitos traços biológicos com prossímios: Ancestrais dos primatas; Animais pequenos, noturnos, com focinho longo e cérebro pequeno. Prossímios atuais: Lêmures – Ilha de Madagascar.

7 LINHA EVOLUTIVA DOS PRIMATAS
Origem – prossímios primitivos: Ramifica-se em vários pontos; Ao longo de cada linha – muitas espécies surgiram e outras se extinguiram; Gorilas, chimpanzés e homem – um ancestral comum; Gorilas se separam da linha que originou chimpanzés e homem; Semelhanças entre homem e chimpanzés são maiores do que entre homem e gorila.

8 ADAPTAÇÕES E PROGRESSOS DA ESPÉCIE HUMANA
Apesar das semelhanças, humanos se distinguem dos pongídeos: Desenvolvimento do cérebro – crânio e face; Alimentação – mandíbula e dentes; Postura ereta – equilíbrio; Pélvis larga – órgão e feto; Extremidades livres – manipulação.

9 HOMINIZAÇÃO Características inovadoras do homem: Pentadactilia;
Hábito onívoro; Unhas planas e arredondadas; Ausência de estruturas de defesa e de ataque; Maior desenvolvimento do cérebro; ↓olfato e ↑visão frontal; Língua articulada; Pensamento conceitual sobre o mundo que o cerca.

10 OS HOMINÍDEOS Australophitecus Homo habilis – homem habilidoso
Homo erectus – homem de pé Homo sapiens – homem inteligente Homem de Neanderthal (vale de Neander, na Alemanha) Homo sapiens sapiens Homem de Cro-Magnon (na França) Homem moderno

11 AUSTRALOPITHECUS Lucy: Machos de sua espécie:
Mais completo e mais antigo dos hominídeos encontrados; Descoberta na Etiópia; Datada em 3,2 milhões de anos; Fêmea, 1m de altura, 30 Kg; Machos de sua espécie: 1,5 m de altura com 45 Kg.

12 HOMO HABILIS 1ª espécie de Homo; Características:
Leste africano, há 2,4 – 1,6 milhões de anos. Características: Maior capacidade craniana; Face, mandíbula e dentição menores; Fabricavam ferramentas e facas de pedra: Habilidade como caçadores.

13 HOMO ERECTUS Viveu entre 1 milhão e 100 mil anos atrás.
Capacidade de caça: Lanças com pontas de ossos e machados de pedra. Abrigavam-se em cavernas. “Homem de Java” – fóssil encontrado na Indonésia: Corpo robusto e cérebro maior e pouco diferente do que o Homo habilis.

14 HOMO ERECTUS Comunicação: Iniciou o uso de peles recobrindo o corpo.
Produção de sons e até palavras. Iniciou o uso de peles recobrindo o corpo. Empreendeu uma grande viagem: África – Ásia – Europa. Descoberta do fogo: Alimentação, agrupamentos familiares e caça.

15 HOMO SAPIENS Viveu há 500 mil anos. Características:
Elevada capacidade craniana; Corpo troncudo, pernas arqueadas e nariz longo; Mais inteligente do que seus antecedentes; Sinais de espiritualidade: Fósseis acompanhados de flores e animais como oferendas.

16 HOMO SAPIENS SAPIENS Única espécie de hominídeos que sobreviveu até hoje. Fabricavam ferramentas sofisticadas e variadas: Pedra, ossos e marfim. Realizaram trabalhos artísticos: Esculturas em marfim e pinturas nas paredes das cavernas (animais, formas geométricas e figuras humanas). Dominaram o fogo. Feitiçarias e canibalismo ritualístico.

17 HOMEM MODERNO Surgiu quando começou a plantar cereais e a domesticar animais: Tornou-se produtor de alimento. Fazia trabalhos de olaria. Aprendeu a tecer e construir moradias. Passou a viver em comunidades organizadas.


Carregar ppt "A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google