A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO EM BH 11 E 12/03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO EM BH 11 E 12/03."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO EM BH 11 E 12/03

2 11/03Atividades12/03Atividades 7h às 8h30minEntrega dos documentos para certificação aos Coordenadores Locais 8h às 8h 30minOrganização dos materiais de alfabetização trazidos pelas OEs para exposição 8h30min às 8h 50min Hino Nacional com garrafas pet Apresentação: Turma UEMG 13 Profª acompanhante: Cátia 8h 30min às 9h 30min Organização dos stands para exposição dos materiais de alfabetização 8h50min às 9h30min Abertura: Secretária da Educação (SEE/MG) Reitor da UEMG 9h30min às 11hPalestra: Magda Soares (a confirmar) 9h30min às 10h PACTO em retrospectiva (TÍTULO PROVISÓRIO) Mídia: Profª Darsoni Apresentação: Profª Patrícia Nery 11h às 12hVisita aos stands 10h às 10h20min Coffee Break12h às 13hAlmoço 10h20min às 12h Painel integrado: Oficina de troca de experiências 13h às 14h 15minMesas temáticas simultâneas com inscrições prévias 12h às 13h Almoço 14h 20min às 15h40min Mesa redonda com a participação de um formador, um orientador de estudo e um professor alfabetizador para debaterem sobre o processo de formação, no Programa PACTO, em diferentes instâncias formativas. 13h às 14h30minPainel integrado: Registro da síntese das experiências da turma: produção em mídia 15h 40min às 16h Coffee Break 14h30min às 14h50min Coffee Break 16h às 1650hConsiderações e reflexões sobre o Programa: Profª Raquel Profª Fite 14h50min às 17h10min Plenária 1.Contação de histórias: Caso da vida real – Rafilda – 15min 2.Contação de histórias: A história do menino Caio – Mirna Lúcia – 15min 3.Apresentação das sínteses de experiências pelos representantes de cada turma (15 min para cada grupo). 4.Contação de histórias: A joaninha casadoura – Denise M. Santos – 15min 5.Mediadora: Profª Juliana 16h50min às 17h30min Contação de histórias: Assim, assado – Fátima G. de Souza 15 min Cantigas Infantis da Região Norte – Magali 15min Encerramento: Profª Patrícia Nery 17h10min às 17h30min Fechamento do Painel Integrado - Prof.ª Julianna

3 ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO Durante o Seminário de Encerramento, os Orientadores de Estudo estarão organizados em 7 grandes grupos, identificados por Superintendências Estaduais e organizados por Coordenação Local. Os municípios também serão distribuídos conforme quadro a seguir:

4 1º grupo: Geisiane Municípios: Alto do Rio Doce, Iguatama, Doresópolis, Virgínia Metropolitana B (30) Metropolitana A (11) Barbacena (03) – Pirapora (02) Juiz de fora (07) 2º grupo: Angélica Junqueira Municípios: Cana Verde, Itapeva, Pimenta Metropolitana C (26) – Curvelo (01) Conselheiro Lafaiete (06) – Patrocínio (03) Ouro Preto (03) – Ituiutaba (03) Guanhães (05) – Caxambu (03) – Passos (03) 3º grupo: Ermelinda Municípios: Candeias, Japaraíba, Ribeirão Vermelho Ponte Nova (06) – S.Joao Del Rei (03) Ubá (07) – Divinópolis (14) Nova Era (04) – Januária (19) 4º grupo: Danielle Municípios: Coroaci, Luminárias, Santana do Jacaré Montes Claros (23) – Pará de Minas (06) Poços de Caldas (03) – SS do Paraiso (03) Unai (03) – Manhuaçu (09) Pouso Alegre (06) – Itajubá (01) 5º grupo: Adriana Municípios: Divinésia, Maria da Fé, São Bento Abade Uberlândia (17) – Monte Carmelo (03) Patos de Minas (06) – Uberaba (07) Janaúba (12) – Campo Belo (02) Cel Fabriciano (07) 6º grupo: Leônidas Município: Mateus Leme Varginha (14) – Gov. Valadares (11) Almenara (03) Araçuaí (12) – Caratinga (09) Paracatu (05) 7º grupo: Rosa Município: Guaxupé Teófilo Otoni (23) – Carangola (04) Muriaé (02) – Sete lagoas (09) Leopoldina (03) – Diamantina (12) Coordenação Local Grupos

5 Composição dos grupos Cada grande grupo contará com a participação de aproximadamente 56 Orientadores de Estudo e 02 Formadoras que atuarão como mediadoras dos trabalhados desenvolvidos durante o seminário.

6 Atividades do Seminário 1.Painel Integrado. 2.Contação de histórias. 3.Palestra. 4.Exposição de práticas pedagógicas. 5.Mesas temáticas sobre alfabetização e letramento. 6.Mesas redondas sobre a formação continuada do PACTO/2013.

7 Tarefas que os Orientadores deverão realizar para o Seminário 1) Preparar um relato oral de experiência com a duração de 10 min para cada um dos temas abaixo: Os direitos de aprendizagem como referências na construção de um currículo do cilo de alfabetização. O trabalho com os processos de apropriação do sistema de escrita alfabética e sua relação com a consciência fonológica (atividades diversificadas). Os projetos didáticos e as sequências didáticas na alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares. O uso dos diferentes recursos didáticos na alfabetização (livros de literatura do PNBE e PNBE especial, obras complementares e jogos distribuídos pelo MEC). A avaliação e o trabalho com turmas heterogêneas. A inclusão no ciclo de alfabetização. As estratégias de atendimento às crianças que não estejam progredindo conforme as definições pautadas pelos direitos de aprendizagem. SEGUE

8 Tarefas que os Orientadores deverão realizar para o Seminário 2) Preparar um dos itens abaixo para exposição, nos stands, sobre práticas pedagógicas: um painel com fotos, desenhos das crianças, citações de falas de professores, relatos de experiência ou outros; um objeto como um caderno de uma criança, um álbum, uma colcha de retalhos ou bordados construídas pelas professoras ou pelas crianças, uma maquete, um boneco, um móbile de palavras ou conceitos que caracterizem as experiências vividas, uma pasta ou portfólio. uma multimídia: como um filme, um curta metragem, uma entrevista, uma música, um clip ou uma apresentação em power point que revele as experiências importantes construídas durante essa formação.

9 Mesas Redondas A programação das mesas redondas com as temáticas sobre alfabetização e letramento e formação continuada dos professores participantes do PACTO estará disponível no blog a partir da primeira semana de fevereiro de 2014.


Carregar ppt "PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO EM BH 11 E 12/03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google