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Encontro de Especialistas em Educação Básica

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Apresentação em tema: "Encontro de Especialistas em Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Especialistas em Educação Básica
O papel do Especialista em Educação Básica na implementação dos projetos e processos estratégicos da Educação Básica Encontro de Especialistas em Educação Básica Hotel Tauá, 11 a 15 de março de 2013 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica

2 “Toda vez que você, sinceramente, desejar fazer uma mudança, a primeira coisa a fazer é
elevar seus padrões”. Robbins

3 As Prioridades da Educação Mineira – 2011-2014
Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação: Magistra Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio: Reinventando o Ensino Médio

4 O Programa Estruturador Educação para Crescer – 2012-2015
Gerente: Raquel Elizabete de Souza Santos ESCOLAS Projetos Estratégicos: Reinventando o Ensino Médio Professor da Família Educação em Tempo Integral Processos Estratégicos: Provimento e Gestão da Educação Básica Gestão do PIP/EF Gestão do SIMAVE Gestão do PEP Rede de Educação e Desenvolvimento Humano

5 A Equipe Central do PIP / EF está inserida na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental (SIF) ESTRUTURA OPERACIONAL Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF) Diretoria de Apoio à Educação Municipal (DAEM) Equipe Central do PIP/EF (ATC/M e CBC) EQUIPE GESTORA SIF: Direção SIF Direção DIEF Direção DAEM 6 Coordenadores de Polo Gerência Proeti Planejamento

6 A Equipe Central do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio - NAPEM está inserida na Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio (SEM) ESTRUTURA OPERACIONAL Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio Diretoria de Ensino Médio (DIEM) Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) Equipe Central do NAPEM EQUIPE GESTORA SEM: Direção SEM Direção DIEM Direção DEJA Gerência REM Gerência Professor da Família

7 A Equipe Regional do PIP / EF e a Equipe Regional NAPEM estão inseridas na Diretoria Educacional da SRE ESTRUTURA OPERACIONAL PIP / Ensino Fundamental e NAPEM / Ensino Médio Superintendência Regional de Ensino Diretoria Educacional PIP/ATC/M Analistas e Inspetores Escolares PIP/CBC, NAPEM Escolas Alunos EQUIPE GESTORA: Direção DIRE Gerente PIP/ATC/M Gerente PIP/CBC/NAPEM Coordenação de outros Projetos e Processos

8 Em 2013, as ações da SEE serão direcionadas para 3 grandes objetivos
Garantir a utilização dos materiais de apoio aos profissionais da educação já disponibilizados pela SEE/SRE Desenvolvimento de novos materiais de apoio e suporte ao professor, incluindo os Cadernos de Boas Práticas. Capacitação diretamente ao professor. Revisão dos CBC Aperfeiçoar o processo de transformação na sala de aula Expandir o PIP/ATC para as redes municipais de Ensino, por opção dos municípios Construir novos patamares de aprendizagem para os alunos Formação das Equipes Central, Regionais e Municipais do PIP/M Análises qualitativas e quantitativas dos resultados do Proalfa das redes municipais e elaboração de Metas para os municípios e escolas. Orientação e monitoramento do Programa Capacitação de todos os agentes educacionais municipais envolvidos. Foco: Alfabetização e letramento, no 3º e 5º anos (Pacto) Foco: 9º ano do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Gestar II) Metas 2013 / Proalfa / Proeb: divulgação e sensibilização Criação do 4º nível de proficiência no PROALFA (Avançado) Capacitação dos gestores e Monitoramento online

9 Processo Estratégico:
Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental ATC/M/CBC Principais Diretrizes Garantir o trabalho conjunto e articulado do PIP/CBC e PIP/ATC/M Garantir o trabalho articulado das Equipes do PIP/CBC e NAPEM Integrar os Inspetores Escolares na implementação das ações do PIP de sua competência Manter o foco no 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza Implementar as ações do PIP/ATC/M nas redes municipais que aderiram Capacitar Professores e demais agentes educacionais das escolas envolvidas Cumprir as metas do PROEB O Papel do Especialista em Educação Básica Articular com seus pares na Escola e, em conjunto com o Diretor, garantir a implementação das ações do PIP/EF e a aprendizagem dos alunos

10 Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio
Principais Diretrizes Reordenação Curricular do Ensino Médio com percursos alternativos e áreas de empregabilidade em 133 Escolas Estaduais Organização e capacitação das Equipes Central e Regionais do NAPEM Articulação da Equipe do NAPEM com a Equipe do PIP/CBC e Inspetores Escolares Capacitação dos Professores, Diretores e Especialistas das escolas envolvidas Monitoramento e avaliação do Projeto em sua implementação gradativa, priorizando as escolas estratégicas O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, em conjunto com o Diretor e Vice-Diretor, a implementação do Projeto na escola, articulando as ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos

11 Projeto Estratégico: Educação em Tempo Integral
Principais Diretrizes Aumentar o número de alunos atendidos no Projeto; Formação continuada dos professores e demais agentes educacionais envolvidos Consolidação das ações e reestruturação da concepção do Projeto O Papel do Especialista em Educação Básica Garantir a implementação das ações do Projeto, apoiando e articulando com os demais agentes educacionais envolvidos na escola

12 Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica
Projeto Estratégico: Professor da Família Principais Diretrizes SRE envolvidas: Almenara, Araçuaí, Caxambu, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Guanhães, Itajubá, Janaúba, Juiz de Fora, Metropolitanas A, B e C, Montes Claros, Nova Era, Ouro Preto, Pará de Minas, Pirapora, Ponte Nova, Patos de Minas, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Unaí, Metropolitanas B e C; Escolas Estaduais do Ensino Médio: 87; Agentes Educacionais: 292 / ATB e 87 Coordenadores; Articulação com Diretores e Especialistas; Visitas domiciliares e métodos alternativos de estudos para os alunos. O Papel do Especialista em Educação Básica Apoiar a implementação das ações, esclarecendo e envolvendo a escola e a comunidade

13 Processo Estratégico: Provimento e Gestão da Educação Básica
Principais Diretrizes Concluir o processo de revisão e reorganização do Projeto Político- Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental e Médio; Concluir o processo de revisão e alinhamento das diretrizes e normas do Regimento Escolar com o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Intervenção Pedagógica das escolas de Ensino Fundamental e Médio. O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, em conjunto com o Diretor, a conclusão da elaboração dos PPP/RE/PIP, garantindo a implementação das ações e diretrizes definidas pelas escolas

14 Processo Estratégico: Gestão do PEP
Principais Diretrizes Realizar diagnóstico para quantificar e qualificar a demanda; Gerir e operacionalizar o PEP; Inserir os egressos no mercado de trabalho. O Papel do Especialista em Educação Básica Acompanhar a execução do Projeto na escola, apoiando e zelando pela qualidade e regularidade das ações desenvolvidas

15 Outras Ações e Projetos da SB
EVCA, JEMG, Projeto Incluir, PEAS, PDP, Curso Normal e Aprofundamento de estudos O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, orientar e avaliar a implementação das ações, garantindo o pleno desenvolvimento dos projetos e a melhoria da aprendizagem dos alunos

16 Articulação das ações e projetos da SB
PROGRAMA ESTRUTURADOR EDUCAÇÃO PARA CRESCER Planejamento Conjunto SEE / SRE Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos PDP Curso Normal Aprofundamento de estudos Temáticas Educacionais e sociais SRE EQUIPE REGIONAL PIP/EF/M e NAPEM, INSPETORES ESCOLARES SEE EQUIPE CENTRAL PIP/EF e NAPEM PIP/EF (ATC/M/ CBC) PROETI EVCA Projeto Incluir PEAS/ JEMG Professor da Família Reinventando o Ensino Médio NAPEM PEP PEP/EJA Plano Atend. Escolar Programa Compartilhar para crescer Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação)

17 “Onde existe um problema, existe um potencial para melhorias”
Imai

18 “Na jornada rumo à excelência
percorre-se uma estrada sem fim... Algumas pessoas, por não verem um fim para sua estrada, nunca dão o primeiro passo”. Harrington


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