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Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Especialistas em Educação Básica Hotel.

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1 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Especialistas em Educação Básica Hotel Tauá, 11 a 15 de março de 2013 O papel do Especialista em Educação Básica na implementação dos projetos e processos estratégicos da Educação Básica

2 Toda vez que você, sinceramente, desejar fazer uma mudança, a primeira coisa a fazer é elevar seus padrões. Robbins 2

3 Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação: Magistra Implantar Escola de Formação: Magistra Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio: Reinventando o Ensino Médio As Prioridades da Educação Mineira –

4 4 Gerente: Raquel Elizabete de Souza Santos O Programa Estruturador Educação para Crescer – ESCOLAS Projetos Estratégicos: Reinventando o Ensino Médio Professor da Família Educação em Tempo Integral Processos Estratégicos: Provimento e Gestão da Educação Básica Gestão do PIP/EF Gestão do SIMAVE Gestão do PEP Rede de Educação e Desenvolvimento Humano

5 A Equipe Central do PIP / EF está inserida na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental (SIF) ESTRUTURA OPERACIONAL Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF) Diretoria de Apoio à Educação Municipal (DAEM) Equipe Central do PIP/EF (ATC/M e CBC) EQUIPE GESTORA SIF: - Direção SIF - Direção DIEF - Direção DAEM - 6 Coordenadores de Polo - Gerência Proeti - Planejamento 5

6 A Equipe Central do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio - NAPEM está inserida na Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio (SEM) ESTRUTURA OPERACIONAL Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio Diretoria de Ensino Médio (DIEM) Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) EquipeCentraldoNAPEM EQUIPE GESTORA SEM: - Direção SEM - Direção DIEM -Direção DEJA -Gerência REM -Gerência Professor da Família 6

7 A Equipe Regional do PIP / EF e a Equipe Regional NAPEM estão inseridas na Diretoria Educacional da SRE ESTRUTURA OPERACIONAL PIP / Ensino Fundamental e NAPEM / Ensino Médio Superintendência Regional de Ensino Diretoria Educacional PIP/ATC/M Analistas e Inspetores Escolares PIP/CBC, NAPEM Analistas e Inspetores Escolares EscolasAlunos EQUIPE GESTORA: - Direção DIRE -Gerente PIP/ATC/M - Gerente PIP/CBC/NAPEM - Coordenação de outros Projetos e Processos 7

8 Em 2013, as ações da SEE serão direcionadas para 3 grandes objetivos Aperfeiçoar o processo de transformação na sala de aula Construir novos patamares de aprendizagem para os alunos Expandir o PIP/ATC para as redes municipais de Ensino, por opção dos municípios Garantir a utilização dos materiais de apoio aos profissionais da educação já disponibilizados pela SEE/SRE Desenvolvimento de novos materiais de apoio e suporte ao professor, incluindo os Cadernos de Boas Práticas. Capacitação diretamente ao professor. Revisão dos CBC Foco: Alfabetização e letramento, no 3º e 5º anos (Pacto) Foco: 9º ano do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Gestar II) Metas 2013 / Proalfa / Proeb: divulgação e sensibilização Criação do 4º nível de proficiência no PROALFA (Avançado) Capacitação dos gestores e Monitoramento online Formação das Equipes Central, Regionais e Municipais do PIP/M Análises qualitativas e quantitativas dos resultados do Proalfa das redes municipais e elaboração de Metas para os municípios e escolas. Orientação e monitoramento do Programa Capacitação de todos os agentes educacionais municipais envolvidos. 8

9 9 Processo Estratégico: Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental ATC/M/CBC Garantir o trabalho conjunto e articulado do PIP/CBC e PIP/ATC/M Garantir o trabalho articulado das Equipes do PIP/CBC e NAPEM Integrar os Inspetores Escolares na implementação das ações do PIP de sua competência Manter o foco no 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza Implementar as ações do PIP/ATC/M nas redes municipais que aderiram Capacitar Professores e demais agentes educacionais das escolas envolvidas Cumprir as metas do PROEB Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Articular com seus pares na Escola e, em conjunto com o Diretor, garantir a implementação das ações do PIP/EF e a aprendizagem dos alunos

10 10 Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio Reordenação Curricular do Ensino Médio com percursos alternativos e áreas de empregabilidade em 133 Escolas Estaduais Organização e capacitação das Equipes Central e Regionais do NAPEM Articulação da Equipe do NAPEM com a Equipe do PIP/CBC e Inspetores Escolares Capacitação dos Professores, Diretores e Especialistas das escolas envolvidas Monitoramento e avaliação do Projeto em sua implementação gradativa, priorizando as escolas estratégicas Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, em conjunto com o Diretor e Vice-Diretor, a implementação do Projeto na escola, articulando as ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos

11 11 Projeto Estratégico: Educação em Tempo Integral Aumentar o número de alunos atendidos no Projeto; Formação continuada dos professores e demais agentes educacionais envolvidos Consolidação das ações e reestruturação da concepção do Projeto Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Garantir a implementação das ações do Projeto, apoiando e articulando com os demais agentes educacionais envolvidos na escola

12 12 Projeto Estratégico: Professor da Família SRE envolvidas: Almenara, Araçuaí, Caxambu, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Guanhães, Itajubá, Janaúba, Juiz de Fora, Metropolitanas A, B e C, Montes Claros, Nova Era, Ouro Preto, Pará de Minas, Pirapora, Ponte Nova, Patos de Minas, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Unaí, Metropolitanas B e C; Escolas Estaduais do Ensino Médio: 87; Agentes Educacionais: 292 / ATB e 87 Coordenadores; Articulação com Diretores e Especialistas; Visitas domiciliares e métodos alternativos de estudos para os alunos. Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Apoiar a implementação das ações, esclarecendo e envolvendo a escola e a comunidade

13 13 Processo Estratégico: Provimento e Gestão da Educação Básica Concluir o processo de revisão e reorganização do Projeto Político- Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental e Médio; Concluir o processo de revisão e alinhamento das diretrizes e normas do Regimento Escolar com o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Intervenção Pedagógica das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, em conjunto com o Diretor, a conclusão da elaboração dos PPP/RE/PIP, garantindo a implementação das ações e diretrizes definidas pelas escolas

14 14 Processo Estratégico: Gestão do PEP Realizar diagnóstico para quantificar e qualificar a demanda; Gerir e operacionalizar o PEP; Inserir os egressos no mercado de trabalho. Principais Diretrizes O Papel do Especialista em Educação Básica Acompanhar a execução do Projeto na escola, apoiando e zelando pela qualidade e regularidade das ações desenvolvidas

15 15 Outras Ações e Projetos da SB EVCA, JEMG, Projeto Incluir, PEAS, PDP, Curso Normal e Aprofundamento de estudos EVCA, JEMG, Projeto Incluir, PEAS, PDP, Curso Normal e Aprofundamento de estudos O Papel do Especialista em Educação Básica Coordenar, orientar e avaliar a implementação das ações, garantindo o pleno desenvolvimento dos projetos e a melhoria da aprendizagem dos alunos

16 Articulação das ações e projetos da SB Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) PROGRAMA ESTRUTURADOR EDUCAÇÃO PARA CRESCER SRE EQUIPE REGIONAL PIP/EF/M e NAPEM, INSPETORES ESCOLARES SEE EQUIPE CENTRAL PIP/EF e NAPEM PIP/EF (ATC/M/ CBC) PROETI EVCA Planejamento Conjunto SEE / SRE Planejamento Conjunto SEE / SRE Temáticas Educacionais e sociais Projeto Incluir PDP Curso Normal Aprofundamento de estudos PEAS/ JEMG Professor da Família Reinventando o Ensino Médio NAPEM Programa Compartilhar para crescer PEP PEP/EJA Plano Atend. Escolar 16

17 Onde existe um problema, existe um potencial para melhorias Imai 17

18 Na jornada rumo à excelência percorre-se uma estrada sem fim... Algumas pessoas, por não verem um fim para sua estrada, nunca dão o primeiro passo. Harrington 18


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