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Comércio Exterior Brasileiro e do Estado da Bahia

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Apresentação em tema: "Comércio Exterior Brasileiro e do Estado da Bahia"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Exterior Brasileiro e do Estado da Bahia
- Junho Tatiana Lacerda Prazeres Secretária de Comércio Exterior

2 Evolução da Balança Comercial Brasileira
Janeiro-Junho / US$ bilhões

3 Principais Mercados de Destino das Exportações Ásia
Janeiro-Junho US$ milhões Valor Δ % 2011/10 Part. % Ásia 33.908 39,0 28,7 América Latina e Caribe 26.649 24,9 22,5 - Mercosul 12.912 33,2 10,9 - Demais da AL e Caribe 13.737 18,1 11,6 União Europeia 25.545 32,5 21,6 Estados Unidos 11.753 30,4 9,9 Oriente Médio 5.279 24,8 4,5 África 38,4 Europa Oriental 3.395 40,3 2,9 ANOTAÇÕES:

4 Principais Mercados Fornecedores ao Brasil
Janeiro-Junho US$ milhões Valor Δ % 2011/10 Part. % Ásia 32.660 31,3 31,0 União Europeia 21.374 23,3 20,3 América Latina e Caribe 17.644 25,5 16,8 - Mercosul 9.090 18,3 8,6 - Demais da AL e Caribe 8.554 34,0 8,1 Estados Unidos 15.862 30,3 15,1 África 8.030 44,9 7,6 Oriente Médio 2.754 32,3 2,6 Europa Oriental 2.168 69,4 2,1 ANOTAÇÕES:

5 Balança Comercial da Bahia

6 Evolução do Comércio Exterior da Bahia
2002 a 2010 e Jan-Junho/ – US$ bilhões Bahia Exportações e importações recordes no 1º semestre/2011; 9º estado exportador e importador do Brasil; 1º estado exportador e importador da região Nordeste; 7º maior estado gerador de superávit comercial do Brasil; 1º maior saldo comercial da região Nordeste. Participação das exportações no PIB da Bahia: 10,9% em 2010 Brasil: 9,7% em 2010 Fonte: IBGE e SECEX

7 Exportação da Bahia por Fator Agregado
Janeiro-Junho Participação (%)

8 Principais Produtos Exportados pela Bahia
Janeiro-Junho US$ milhões

9 Manufaturados 95% Importação da Bahia por Categorias de Uso
Janeiro-Junho Participação (%) Manufaturados 95%

10 Principais Produtos Importados pela Bahia
Janeiro-Junho US$ milhões

11 América Latina e Caribe 1.586 35,0 32,3 756 60,6 15,4 830 17,9 16,9
Principais Destinos das Exportações da Bahia Janeiro/Junho – US$ milhões Valor Δ % 2011/10 Part. % América Latina e Caribe 1.586 35,0 32,3 - Mercosul 756 60,6 15,4 - Demais da AL e Caribe 830 17,9 16,9 União Europeia 1.399 37,3 28,5 Ásia 934 -5,2 19,0 Estados Unidos 698 -3,4 14,2 África 34 19,5 0,7 Oriente Médio 12 -75,9 0,2 Europa Oriental 3 -14,3 0,1 ANOTAÇÕES:

12 América Latina e Caribe 1.531 28,7 41,7 - Mercosul 558 -1,7 15,2
Principais Origens das Importações da Bahia Janeiro-Junho US$ milhões Valor Δ % 2011/10 Part. % América Latina e Caribe 1.531 28,7 41,7 - Mercosul 558 -1,7 15,2 - Demais da AL e Caribe 973 56,6 26,5 Ásia 717 13,9 19,5 África 441 -35,5 12,0 União Europeia 385 19,9 10,5 Estados Unidos 292 -1,5 8,0 Europa Oriental 188 460,0 5,1 Oriente Médio 12 -23,9 0,3 ANOTAÇÕES:

13 Exportação da Bahia Distribuição por Porte de Empresa – Part. % 2010
ANOTAÇÕES: Total Brasil Porte de empresa Por Nº de empresas Em valor Micro, Pequena e Média 74% 5% Grande 26% 95%

14 Setores com Potencial de Exportação da Bahia
Valores em US$ Bilhões Setores Exportação da Bahia Importação do Mundo Petróleo e derivados 0,8 1.348 Veículos e partes 0,4 654 Produtos metalúrgicos 0,1 374 Produtos Químicos 1,0 408 Plásticos e obras 0,3 314 Metais não-ferrosos 0,5 209 Papel e celulose 1,3 146 Frutas 57 Complexo soja 0,2 31 Café 16 Metais e pedras preciosas 220 Borracha e obras 100 Cacau e produtos de confeitaria ANOTAÇÕES:

15 Cultura Exportadora Modernizar e atualizar as ferramentas de apoio à exportação Novos produtos lançados: Abril 2011 => Aprendendo a Exportar Cooperativas e Balança Comercial de Cooperativas; Junho 2011 (02/06) => Radar Comercial versão 2. Lançar em Julho 2011 (Acordo de Cooperação Brasil /UE): Aprendendo a Exportar para a União Europeia; Novo Portal do Exportador; Novo Portal do ENCOMEX Empresarial. Lançar em Agosto2011 (Acordo de Cooperação Brasil /UE): Novo Vitrine do Exportador.

16 Cultura Exportadora Coordenar o Projeto Primeira Exportação nos Estados (SC, PR, RJ, MG, GO, BA, ES, RN e PE) BA = 25 empresas (TI, Confecções, Cosméticos, Mineração, Equipamentos médicos, Utensílios de alumínio) Implementar e coordenar o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) nas Unidades da Federação Elaborar Mapas Estratégicos de Comércio Exterior para cada Unidade da Federação

17 Resumo Executivo - ENCOMEX 2011
TEMA CENTRAL Desenvolvimento e Competitividade AGENDA Salvador/BA: 03 e 04 de agosto; Porto Velho/RO: 15 e 16 de setembro; Encomex MERCOSUL: novembro OBJETIVO Contribuir para a expansão da base exportadora brasileira; Promover a aproximação do governo com a iniciativa privada, visando maior agilidade na busca de soluções para o comércio exterior brasileiro; Dar conhecimento dos instrumentos de apoio e financiamento à ação exportadora no país e das regras básicas de funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro; Ajudar no desenvolvimento de mercados, bem como procurar novos nichos de mercado para as exportações brasileiras. 17

18 Programação do Encomex Salvador
Credenciamento h00 às 9h00 Solenidade de Abertura h00 às 10h00 Palestra Âncora h00 às 11h15 Mesa Redonda h15 às 12h30 1º DIA Manhã: Tarde: Oficinas Setoriais e Temáticas h00 às 15h55 Oficinas Setoriais e Temáticas h05 às 18h00 Palestra Âncora h00 às 10h00 Mesa Redonda h00 às 11h15 Mesa Redonda h15 às 12h30 2º DIA Manhã: Tarde: Oficinas Setoriais e Temáticas h00 às 15h55 Oficinas Setoriais e Temáticas h05 às 18h00 18

19 Programação do Encomex Salvador
Palestra Âncora – proferida por palestrantes renomados, indicados pela SECEX e demais parceiros, dirigida ao público geral do evento. Mesas Redondas – mesa de debatedores que discutirão sobre tópicos estratégicos para o comércio exterior. Os temas e os debatedores de cada painel serão escolhidos pela SECEX em conformidade com as vocações da região que sediará o evento. Oficinas Setoriais e Temáticas – abordarão temas e setores específicos de interesse dos empresários de forma instrumental, visando a ajudá-los a operar o conhecimento adquirido na sua atividade profissional diária. Os temas e palestrantes serão pactuados entre a SECEX e os parceiros regionais. Encontros com Tradings – reunião organizada pela APEX Brasil visando à inclusão de produtos de empresas não-exportadoras nos portfólios de negócios internacionais das tradings (também conhecidas como comerciais exportadoras). Balcão de Atendimento (Desk Resolution) – espaço oferecido pela SECEX, em parceria com outras entidades (INMETRO, INPI, SEBRAE, ANVISA, etc.), para orientação aos empresários em matéria de normas e tratamento administrativo do comércio exterior, defesa comercial e temas correlatos. Para tanto, serão disponibilizados técnicos para assistir aos visitantes e esclarecer suas dúvidas, questionamentos e soluções durante os dois dias de programação do evento. Ampliação do Showroom das MPE’s - o espaço deve ser ampliado, atendendo a um público de 25 a 30 empresas de micro e pequeno porte, dando visibilidade à ação empresarial e a empresas com potencial exportador. Essas empresas deverão ser indicadas pelos parceiros locais. 19

20 - Governo do Estado da BAHIA - Secretaria de Indústria, Comércio e
Parceiros - APEX Brasil - SEBRAE - Banco do Brasil - BNDES - CAIXA - MAPA - MRE - CORREIOS - Governo do Estado da BAHIA - Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração - BAHIATURSA - FIEB - ACB - Banco do Nordeste 20

21 Programação visual 21

22 Programação visual 22

23 Comércio Exterior Brasileiro e do Estado da Bahia
- Junho Tatiana Lacerda Prazeres Secretária de Comércio Exterior


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