A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo a Zona Sul de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo a Zona Sul de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo a Zona Sul de São Paulo
Sabe onde fica esse campo de futebol? Fica no Parque Ecológico do Guarapiranga, às margens da represa, no bairro de Riviera Paulista, em São Paulo. Neste ano (2012), esse maravilhoso parque completa 13 anos de existência. PARABÉNS! Muitos anos de vida!

2 O Parque Ecológico do Guarapiranga (estadual) é um lugar belíssimo, muito grande (250,30 hectares), que se constitui em uma proteção contra invasões e ocupações ilegais no entorno da represa, muito frequentes num passado ainda recente.

3 Uma das grandes atrações do Parque Ecológico do Guarapiranga é a “Trilha da Vida” (sensorial), onde a pessoa entra de olhos vendados e descalça, sendo levada pelas mãos por um caminho de terra, folhas e água. No trajeto, entra em contato com diferentes objetos, texturas e odores. É um passeio em grupos, muito emocionante, que deve ser agendado (acontece de terça a domingo, das 8h30 às 16h – Fone: ).

4 Vale a pena conhecer!! Que monumento é esse?
É o Monumento em homenagem aos Heróis da Travessia do Atlântico, que, no ano de 1927, pousaram nas águas da Represa Guarapiranga. Vale a pena conhecer!! Está localizado no Parque da Barragem (na Av. Atlântica, próximo aos Bombeiros), no bairro de Socorro, em São Paulo

5 Heróis da Travessia do Atlântico
Em 28 de fevereiro de 1927, o aviador italiano Francesco De Pinedo amerissou na Represa de Guarapiranga, após atravessar o Atlântico a bordo do hidroavião Savóia 55 “Santa Maria”, sendo recepcionado por uma multidão, composta principalmente por italianos aqui radicados e seus descendentes. Essa é a origem do nome da Av. De Pinedo, perto do local da amerrisagem. No dia 1º de agosto do mesmo ano, o comandante brasileiro João Ribeiro de Barros realizou idêntica façanha, a bordo do hidroavião Jahu. O povo compareceu em massa e a Light & Power Company teve de colocar bondes extras para atender aos populares que acorreram à represa para saudar o aviador brasileiro. Amerissagem do hidroavião Jahu, em 1927, na Represa Guarapiranga Em homenagem ao herói brasileiro, temos a Av. João de Barros, próximo ao local da amerrisagem (esqueceram de colocar o “Ribeiro”)

6 Placas no Monumento aos Heróis da Travessia, em homenagem a De Pinedo e João Ribeiro de Barros
Coluna romana autêntica, em granito rosa, retirada de uma construção milenar recém-descoberta no monte Capitólio, em Roma, doada por Mussolini e incorporada ao monumento, inaugurado no dia 21 de agosto de 1929.

7 Que paisagens são essas?
São da Praia do Sol, às margens da Represa Guarapiranga, na Av. Atlântica, bairro de Socorro, em São Paulo

8 Projeto Parque Praia de São Paulo
Alguns deles já foram implantados, como o Parque da Barragem, Praia do Sol e Parque São José. Todos eles serão interligados por uma ciclovia de 10 km de extensão, na Av. Atlântica Vista do Parque Praia do Sol, na Av. Atlântica, em Socorro Esse parque faz parte do projeto Parque Praia de São Paulo, que integra o Projeto Orla da Guarapiranga que, ao final, terá sete novos parques no entorno da represa.

9 Nossa! O que é isso?

10 É uma escultura que retrata a importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. Chama-se “O PREVENCIONISTA” e foi construída pelo artista plástico Toso (Waldemir Felício Pimentel), a pedido do Grupo Cipa. Representa a figura de um trabalhador protegido com Equipamentos de Proteção Individual, evidenciando a importância da segurança no trabalho. Toso e o Grupo Cipa acordaram a doação da obra a um parque público, para que fosse compartilhada com maior número possível de pessoas. Foi escolhido o Parque Guarapiranga (municipal), por estar localizado em uma região operária do Município. Entrada do Parque Guarapiranga, na Av. Guarapiranga, no Parque Alves de Lima, em São Paulo

11 Como é bom ter áreas verdes! Precisamos de muito mais!
Fica no Parque Santo Dias, no Capão Redondo. A área do parque, de m², é originária da antiga fazenda do Instituto Adventista. O nome desse Parque é homenagem ao metalúrgico Santo Dias,morador do bairro, morto em 1979 durante greve trabalhista Onde fica esse maravilhoso ipê rosa?

12 Imagens do Parque Santo Dias
CECCO Santo Dias Trilha de Cooper, com cerca de 1 km de extensão Entrada do Parque, na Rua Jasmim da Beirada, nº 71 (portão 1).

13 Onde fica essa ilha tão linda e tão pequena?

14 Fica na Represa Guarapiranga!
Você sabia? Essa maravilhosa represa tem capacidade para armazenar 200 milhões de metros cúbicos de água, e abastece quase 4 milhões de pessoas em São Paulo. Ou seja, em cada 3 copos d’água que bebemos, 1 vem da Guarapiranga. Só isso já nos faz ter imenso respeito e gratidão pelas pessoas que a projetaram e construíram, entre 1906 e 1908. E a melhor maneira de mostrar nossa gratidão é preservar a represa. Ilha dos Eucaliptos, na Guarapiranga, que tem 5 ilhas. O nome da represa — Guarapiranga — é de origem indígena e significa “Garça vermelha” Vista do Solo Sagrado de Guarapiranga (Templo da Igreja Messiânica), do lado de dentro da represa

15 Os textos e fotos que você viu neste arquivo de slides foram extraídos do livro “Conhecendo a Zona Sul de São Paulo”. Fazer vários desses arquivos e espalhar por aí é a maneira que encontrei para divulgar esse livro, de minha autoria. Para escrevê-lo, li várias obras sobre a Zona Sul de São Paulo, e, melhor ainda, rodei km por ela durante 5 meses, andei de barco pela Guarapiranga, tirei milhares de fotos e conheci pessoas e lugares maravilhosos. Foi um trabalho inesquecível. É um livro de caráter ecológico, histórico, turístico e educativo, de grande qualidade visual, em papel couché fosco 150 g, com 144 páginas e 161 fotos, estando à venda pela Internet e hoje aqui na Feirinha. Entre no site e baixe os outros arquivos de slides, assim você poderá fazer uma boa ideia do livro e seu teor (


Carregar ppt "Conhecendo a Zona Sul de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google