A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,"— Transcrição da apresentação:

0 Um Bosque perto de Si Subtema: Manta Morta e solo (cogumelos, animais de solo) Trabalho realizado pelos alunos: - João Aguiar Nº15 8ºJ - Mariana Mourão Nº18 8ºJ Este Trabalho foi realizado no âmbito da Disciplina de Ciências Naturais Professora: - Natália Teixeira Ano lectivo 2011/12

1 Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies, as quais nós tencionamos abordar no nosso trabalho (aquelas relacionadas com o subtema). Este Trabalho tem como objectivo a caracterização geográfica, geológica e ecológica da reserva natural de Queluz (Mata de Queluz), e tem como alvo prioritário de estudo a manta morta e o solo. Neste Trabalho pretendemos de igual maneira responder a uma série de perguntas relacionadas com ambos estes temas e estudar pormenorizadamente a biodiversidade desta reserva e a consequente avaliação de risco de extinção de alguma espécie.

2 Identificação e Localização
- A Mata de Queluz, como referido na Introdução, é uma das restantes zonas verdes próximas da zona urbana de Massamá, sendo que se situa na extremidade sul do concelho de Queluz e à direita da estrada nacional IC19 como demostrado pela fotografia (em baixo). - Após uma análise detalhada desta área possibilitada pela carta militar de Portugal do Instituto geográfico do exército e através da utilização da medição por estimativa concluímos que esta área possui cerca de 20 hectares.

3 Estudo do Bosque Apresentamos de seguida um estudo em relação à biodiversidade da manta morta e solo e consequente avaliação de risco de extinção de alguma espécie , que será realizada por meio de um total de 6 tópicos predeterminados. 1. Fotografar a manta morta e o solo Estre primeiro tópico demonstra o trabalho inicial de investigação, na área em questão e a posterior recolha de material para investigação.

4 2. Localizar a presença de cogumelos e tirar fotos
Infelizmente, não foi registada a existência de qualquer espécie de cogumelos. No entanto compreende- se a sua ausência por ter decorrido uma época seca e os cogumelos exigem humidade. 3. Procurar animais por baixo da manta morta e fotografar Durante esta primeira fase de investigação encontramos três animais por baixo da manta morta. 4.Recolher quatro punhados de solo para estudo posterior (tipo de solo e pH) Este quarto tópico constituiu um posterior trabalho de laboratório onde se determinou que o pH do solo era de 6, isto é , ligeiramente ácido, e que o solo se tratava de um solo franco – argiloso através de uma pequena experiência e uma posterior utilização de uma chave dicotómica para classificar a amostra de solo.

5 - Não se consegue um cilindro de 3 mm ……………..2
- Consegue formar esse cilindro………………..…………3 - Ao trabalhá-lo entre os dedos predomina um tacto arenoso, pouco suave……………………solo arenoso - Ao trabalhá-lo ente os dedos predomina um tacto suave, como se tratasse de pó de talco…………………………………………………… …………………………………… solo limoso ou franco limoso– - Não predomina nem tacto suave nem tacto arenoso……………………………………… solo franco - Ao tentar fazer um anel com o cilindro este rompe-se……………………………………………solo franco-argiloso - Consegue fazer-se um anel com facilidade…………………………………………………………………solo argiloso 5.Identificar e caracterizar as espécies de fungos a que correspondem os cogumelos Não é possível identificar ou caracterizar as espécies de fungos a que correspondem os cogumelos visto que não foram encontrados quaisquer. 6.Identificar e caracterizar as espécies de animais de solo (recolher os que não conseguirem identificar).Estimar a densidade de nº indivíduos por área. Como referido anteriormente, foram encontrados três animais de solo sendo que um deles foi identificado como um miriápode (Artrópodes) e dois deles como larvas de besouros vulgares, mas pode-se dizer que ambas estas espécies não se encontram em risco de extinção. No entanto ambos apresentam uma função de decompositores, pois ambos estão envolvidos na decomposição, um processo complexo de transformação de matéria orgânica em matéria mineral, sendo a última fase do processo de circulação da matéria dos ecossistemas e correspondente à fase de reciclagem da matéria

6 Conclusão Concluímos assim o nosso trabalho enfatizando a importância de manter e tratar estas restantes e cruciais áreas verdes, que se situam junto a grandes zonas urbanas e que constituem o habitat para uma série de espécies como foi comprovado pelo estudo realizado.


Carregar ppt "Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google