A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRAFISMO INDÍGENA. O QUE É... O grafismo dos grupos indígenas sempre chamou a atenção de cronistas e viajantes, desde a chegada dos primeiros europeus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRAFISMO INDÍGENA. O QUE É... O grafismo dos grupos indígenas sempre chamou a atenção de cronistas e viajantes, desde a chegada dos primeiros europeus."— Transcrição da apresentação:

1 GRAFISMO INDÍGENA

2 O QUE É... O grafismo dos grupos indígenas sempre chamou a atenção de cronistas e viajantes, desde a chegada dos primeiros europeus ao Brasil. Além da beleza dos desenhos, o que surpreendia os não-índios era a insistência da presença desses grafismos. Os índios sempre pintavam o próprio corpo e também decoravam suas peças utilitárias. No entanto, durante muito tempo essas pinturas foram pouco estudadas pelos europeus. Eram consideradas apenas uma atividade lúdica, sem maiores significados dentro da cultura indígena a não ser o mero prazer da decoração. Há algumas décadas, estudiosos perceberam que o grafismo dos povos indígenas ultrapassa o desejo da beleza, trata-se sim, de um código de comunicação complexo, que exprime a concepção que um grupo indígena tem sobre um indivíduo e suas relações com os outros índios, com os espíritos, com o meio onde vive... Esse boletim fala um pouco sobre esses desenhos indígenas. Para que servem alguns deles e algumas histórias que os índios contam sobre sua arte

3 IMAGENS... GRAFISMO KADIWÉU

4 IMAGENS...

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17


Carregar ppt "GRAFISMO INDÍGENA. O QUE É... O grafismo dos grupos indígenas sempre chamou a atenção de cronistas e viajantes, desde a chegada dos primeiros europeus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google