A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
A ÁGUA NO PLANETA Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael abril 2016

2 A água na Natureza Superfície da Terra: nos mares, nos rios, nos lagos etc; Subsolo: sob a forma de lençóis de água, formados a partir da acumulação da água infiltrada no solo (os lençois de água quando surgem à superfície dão origem às nascentes); Atmosfera: que é a camada de ar que envolve a Terra.

3 Os estados físicos da água
A água apresenta na Natureza em três estados físicos: estados líquido estados sólido estado gasoso

4 Água no estado líquido A água existe nos oceanos, nos rios, nos lagos, nas lagoas, nos lençóis de água subterrâneos , nas nuvens e sob a forma de chuva ao orvalho.

5 Água no estado sólido A água existe sob a forma de granizo, neve, gelo e geada, mas também sob a forma de minúsculos cristais de gelo nas nuvens.

6 Água no estado gasoso A água existe sob a forma de vapor de água na atmosfera.

7 Mudanças do estado físico da água
A água, de acordo com alterações da temperatura e/ou pressão do meio, pode mudar de estado físico. Cada mudança do estado da água tem uma designação. Na Natureza, a água está em permanente movimento, a esse movimento chamamos o ciclo da água .

8 Fusão Quando a água que se encontra do estado sólido e sofrem um aumento de temperatura, passa para o estado líquido ---- funde.

9 Evaporação Quando sofre um aumento de temperatura a água no estado líquido passa para o estado gasoso evapora-se.

10 Condensação Quando sofre uma diminuição de tempretura,a água no estado gasoso passa para o estado líquido condensa.

11 Solidificação A precipitação é a queda da água das nuvens para o solo sob a forma líquido ou sólida.

12 Precipitação A precipitação é a queda da água das nuvens para o solo sob a forma líquido ou sólida. A neve, a geada e o granizo (água no estado sólido), quando são aquecidos pelo sol, derretem e passam ao estado líquido. Uma parte desta água vai para os rios e mares e outra parte infiltra-se na terra, formando rios subterrâneos ou lençóis de água. Esta passagem da água do estado sólido para o estado líquido chamam-se fusão.

13 O ciclo da água A circulação contínua da água na natureza constitui um processo chamado de ciclo da água. Esse ciclo deve-se ao conjunto de mudanças de lugar nos estado físico da água decorre no tempo. Neste processo a água passa por três estados : líquido, gasoso e sólido.

14 O ciclo da água .

15 Como ancontece O Sol aquece a água dos lagos, rios e mares, que se encontram no estado líquido. A água entra em estado gasoso (evaporação) e sobe para a atmosfera. Esse vapor torna-se mais frio e mais condensado formando as nuvens. As nuvens viajam pela terra até que as gotículas se tornam grandes e as nuvens pesadas, caindo novamente sobre a Terra.

16 Como se forma neve A neve se forma nas camadas mais altas das nuvens. Quando lá em cima a temperatura está abaixo de zero, as gotas de água se congelam, transformando-se em flocos de neve. Geralmente, a neve só atinge o solo em locais muito frios.

17 Como ocorre a chuva de granizo
A formação granizo ocorre quando as fortes correntes de ar carregavam minúsculas gotículas de água em altitudes acima do ponto de congelamento no interior das tempestades, o que faz com que essa água se transforme em pedras de gelo, de tamanho semelhante a bolas de beisebol. Geralmente essas pedras se derreterem antes de chegar ao solo, porém quando atingem e causam muitos estragos.

18 Como é que a água faz espuma?
A espuma do mar forma-se a partir da matéria orgânica que se encontra dispersa na água do mar. A água do mar, não é apenas água. É também composta de pequenas partículas como sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas, e vários tipos de matéria orgânica. O mar tem uma grande quantidade desses compostos, que resultam de fenómenos químicos que ocorrem a partir dos seres vivos que lá vivem. Por isso, os mares e os oceanos constituem um caldo muito rico em matéria orgânica, algo indispensável para a formação das bolhas que formam a espuma. Na água do mar, as algas são as principais fontes de matéria orgânica para formação de espumas espessas. Com o movimento das ondas, a matéria orgânica é agitada e forma assim a espuma branquinha que embeleza a crista das ondas.


Carregar ppt "Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google