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Www.transportlearning.net Non motorised modes of transport Modos de transporte não motorizados Thomas Krag Mobility Advice.

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1 Non motorised modes of transport Modos de transporte não motorizados Thomas Krag Mobility Advice

2 Non motorised modes of transport PROGRAMA Modos não motorizados em geral Exemplos de campanhas específicas Considerações gerais sobre campanhas Discussões de grupo Apresentação dos resultados dos grupos Perguntas e respostas Encerramento da sessão

3 Non motorised modes of transport Modos de transporte não motorizado Pode ser: Aqui: Andar a pé e de bicicleta, isto é, transportes com energia do homem

4 Non motorised modes of transport Benefícios de andar a pé e de bicicleta Poupar energia Melhorar o ambiente (sem poluição do ar e ruído) Disponibilizar espaço público Poupar dinheiro Promover a saúde Aumentar a qualidade de viva Reduzir as perdas de tempo e em distâncias curtas aumentar a velocidade de deslocação Nota: benefícios para a sociedade Vs benefícios pessoais.

5 Non motorised modes of transport Uma nota sobre benefícios e perdas Depende de... (do sítio em questão, E depois, da imagem, dos hábitos, das tradições, da história, das infra-estruturas,...)

6 Non motorised modes of transport Quem pode andar a pé ou de bicicleta? Andar a pé Vs de bicicleta Todos os que não têm problemas físicos podem andar a pé e fazê-lo em algum grau todos os dias Muitos estarão tecnicamente aptos a andar de bicicleta, mas mesmo que tenham acesso a uma bicicleta, não o fazem necessariamente muitas vezes e especialmente não o fazem no meio do tráfego urbano.

7 Non motorised modes of transport Qualidades de andar a pé e de bicicleta Andar a pé é Fácil de começar, mas Relativamente lento Andar de bicicleta é Em alguns sítios e para algumas pessoas difícil de começar, mas É um meio de transporte urbano relativamente rápido (muitas vezes mais rápido que o carro e os TP.

8 Non motorised modes of transport O problema da poluição... não é um argumento racional contra andar de bicicleta em zonas urbanas

9 Non motorised modes of transport O problema da segurança As pessoas que começam a andar de bicicleta tendem a ter a percepção de que é menos perigoso do que pensavam

10 Non motorised modes of transport Ganhos na saúde Muitos estudos: A inactividade física é a causa principal de várias doenças e da obesidade. WHO: Modos activos de deslocação, como andar a pé e de bicicleta, devem ser promovidos.

11 Non motorised modes of transport Como poupar tempo com a saúde Distancia casa-trabalho 90 min 5 km10 km 15 km 30 min 60 min bicicleta carro Conclusão: A bicicleta poupa tempo em distâncias até 8 km. Transporte casa-trabalho/escola Carro:50 km/hsem exercício físico Bicicleta:20 km/hexercício físico Objectivo:30 minutos de exercício físico por dia Tempo/dia

12 Non motorised modes of transport Argumentos (emocionais) convincentes treino Pessoa (+ sapatos) Novas deslocações a pé Novas deslocações de bicicleta Pessoa+ bicicleta O objectivo

13 Non motorised modes of transport Modelo de fases da mudança (andar a pé) Eu ando a pé regularmente Eu experimentei e ando a pé de vez em quando Gostava de experimentar andar a pé Andar a pé pode ser uma opção Andar a pé não é relevante para mim

14 Non motorised modes of transport Modelo de fases da mudança (andar de bicicleta) Eu ando de bicicleta regularmente Eu experimentei e ando de bicicleta de vez em quando Gostava de experimentar andar de bicicleta Andar de bicicleta pode ser uma opção Andar de bicicleta não é relevante para mim

15 Non motorised modes of transport Exemplos de campanhas De bicicleta para o trabalho De bicicleta para a escola De bicicleta para as compras Fazer ciclismo A pé para a escola A pé pelo meu bairro Walking-bus para a escola Fazer turismo a pé ou de bicicleta

16 Non motorised modes of transport De bicicleta para o trabalho (Dinamarca)

17 Non motorised modes of transport 3-4 semanas de duração na primavera/inicio do verão Equipas de 4 a 16 pessoas Custa 4 por participante Posters diários sobre andar/não andar de bicicleta para o trabalho Envio de newsletters durante a campanha Resultados enviados pela equipa coordenadora no final Sorteio final com bons prémios São precisos pelo menos 50% dias ciclados Diplomas oferecidos a equipas que cumpriram requisitos Montar uma campanha

18 Non motorised modes of transport pessoas participaram (3.6 % dos trabalhadores dinamarqueses) 57% já andavam de bicicleta todos os dias antes da campanha 14% andam de bicicleta mais vezes entre casa e o trabalho 18% andam mais de bicicleta para outros sítios Resultados da campanha

19 Non motorised modes of transport Factores de motivação (após importância) Exercício, bem estar pessoal e saúde Custos Consciência ambiental Devoção

20 Non motorised modes of transport De bicicleta para o trabalho (Dinamarca) História da campanha 1996 Holstebro 1997 Holstebro, Copenhaga 1998 Em toda a Dinamarca (inspirado na experiência norueguesa) Organizações organizadoras Associação Dinamarquesa para o Desporto em companhia Federação Dinamarquesa de Ciclismo

21 Non motorised modes of transport A pé para a escola (Inglaterra) Objectivos da campanha Saúde das crianças, capacidades de aprendizagem e independência Reduzir o caos do tráfego matinal nas escolas

22 Non motorised modes of transport Público Alvo Professores Alunos Pais Timing 2006 Duas semanas nacionais A pé para a escola (22-26 Maio, 2-6 Outubro) A pé para a escola (Inglaterra)

23 Non motorised modes of transport Mais materiais (note-se que se usa um quadro de parede para assinalar a evolução da escola durante a semana) A pé para a escola (Inglaterra)

24 Non motorised modes of transport Resultados % das autoridades locais inglesas promovem o programa escolas participaram alunos participaram 30% de mudança no perfil de deslocações para a escola durante a campanha A pé para a escola (Inglaterra)

25 Non motorised modes of transport Semelhanças entre as campanhas Período específico para a sua realização A saúde é usada como argumento chave Registo publico do comportamento durante a campanha

26 Non motorised modes of transport Outros exemplos De bicicleta para a escola (Dinamarca) Walking Buses para a escola Campanha Às compras e bicicleta (Flandres, Bélgica) Fazer turismo a pé e de bicicleta

27 Non motorised modes of transport De bicicleta para a escola (Dinamarca) 900 escolas e alunos participaram em 2006

28 Non motorised modes of transport Walking Buses para a escola

29 Non motorised modes of transport Campanha Às compras de bicicleta (Flandres, Bélgica)

30 Non motorised modes of transport Fazer turismo a pé e de bicicleta

31 Non motorised modes of transport Campanhas Que tipo de comportamento deve ser alterado? Quem é o público alvo? Que canais podem ser usados para o atingir? Que tipo de argumentos e prémios os podem motivar? Qual é a estrutura geral da campanha? Quando é que a campanha deve ter lugar? Quem deve organizar a campanha? Quem assinas as mensagens? Como deve a campanha ser avaliada?

32 Non motorised modes of transport Campanhas Públicos alvo O pior comportamento Comportamento médio Comportamento bom O melhor comportamento

33 Non motorised modes of transport Campaign Como atingir o público alvo Comunicação cara a cara Embaixadores Publicidade Material escrito (impresso, , correio) Imprensa

34 Non motorised modes of transport Campaign Argumentação Saúde Prémios Divertimento Ambiente

35 Non motorised modes of transport Campanhas Montar uma campanha Fazer um plano claro Comunicar com os utilizadores (papel, telefone, fax, web) Considerar campanha local versus centralizada

36 Non motorised modes of transport Campanhas Quando Seleccione uma boa época do ano (clima, temperatura,...) para o tipo de comportamento em questão Verifique se colide com outros eventos

37 Non motorised modes of transport Campanhas Organização Envolver várias organizações é vantajoso, especialmente - se elas conseguem juntar recursos, mas também - se conseguem dar credibilidade Envolver profissionais Convidar patrocinadores Considerar quem vai enviar as mensagens

38 Non motorised modes of transport Campanhas Avaliação Qual é o objectivo? Qual é o objectivo imediato? Quantos receberam as mensagens da campanha? Quantos reagiram às mensagens? Quais foram as mudanças imediatas e duráveis? (alguns dados conseguem- se imediatamente, outras precisam de ser obtidos com questionários)

39 Non motorised modes of transport Teste o método! Pequena escala Media escala Grande escala Campanhas

40 Non motorised modes of transport Thomas Krag Mobility Advice Wilhelm Marstrands Gade 11, DK-2100 København Ø. Company reg. no. DK Tel , mobile Website


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